Search

Sustentação ambiental e ecológica

A sustentação ambiental é um tema que sempre está em foco desde as últimas décadas nos diversos meios de comunicação, em mídias impressas e digitais.

A humanidade vem percebendo gradualmente que ações desastrosas e o consumo excessivo de produtos de origem plástica, por exemplo, causaram diferentes impactos ambientais, provocando alterações danosas na natureza.

Atualmente é evidente que discussões sobre essa temática ambiental são indispensáveis para que se possam encontrar os melhores caminhos para viver em equilíbrio com os ecossistemas.

Por tudo isso, entender a sustentação ambiental e ecológica vai nos permitir ter ferramentas para se atuar de uma forma consciente com o meio ambiente.

Nesse cenário, o presente artigo, apresentará os tipos e alguns exemplos de sustentabilidade ambiental e ecológica.

O que é sustentabilidade ambiental e ecológica?

A sustentação ambiental e ecológica trata-se de medidas e atitudes que busquem a conservação e a manutenção dos recursos naturais do meio ambiente para que o equilíbrio ecológico possa ser mantido. Assim como a qualidade de vida das populações humanas ao longo das gerações.

Leia Também:

Preservação-ambiental-e-sustentabilidade

Foto: Insper

Esse modelo de sustentabilidade resulta em efeitos benéficos, mas em médios e longos prazos. Uma vez que as relações ecológicas são muito complexas e a sua restauração exige a tomada das melhores estratégias para atender as especificações de cada ecossistema.

Dessa forma, a população humana está diante de um grande desafio, que é viver em equilíbrio entre inovações tecnológicas, crescimento econômico e outras exigências do mundo moderno sem que para tanto não causem impactos negativos na natureza. Pelo menos, tentar reduzir tais impactos que prejudicarão as próximas gerações.

Portanto, a sustentabilidade ambiental e ecológica, ela começa no indivíduo partindo para a coletividade.  Sendo que todas as ações sustentáveis visam impedir a destruição do funcionamento dos ecossistemas.

Exemplos de sustentação ambiental

As ações de sustentabilidade compreendem ações locais, individuais, globais e coletivas.

sustentação ambiental

Foto: ES Ambiental

Exemplos de atitudes sustentáveis são: não desperdiçar água e nem energia, sempre que possível reutilizar a água para realizar outras tarefas, reduzir e se possível evitar a utilização de materiais que não sejam classificados como biodegradáveis.

Fazer a reciclagem do lixo, recolher a água da chuva para ser utilizada em tarefas de limpeza da residência por exemplo. Plantar sementes nativas, sobretudo das espécies que estão ameaçadas de risco de extinção.

Optar por fontes de energia renováveis e limpas, como a solar e eólica, controlar a retirada de minerais do solo, essa atividade é muito danosa para o ambiente, utilizar meios de transporte não poluentes, tais como bicicletas e patinetes. Usar transportes coletivos é uma boa alternativa

Valorizar as áreas verdes da sua cidade ou região. Preferir produtos com embalagens retornáveis, diminuir o consumo de produtos que utilizam plásticos, vez que o material plástico demora mais tempo para se decompor na natureza.

Tipos de sustentabilidade ambiental e ecológica

Existem 4 tipos de sustentabilidade ambiental e ecológica, a saber: social, econômica, ambiental e empresarial.

A sustentabilidade ambiental diz respeito a busca pelo coexistência da sociedade humana com a utilização dos recursos naturais em equilíbrio, ou seja, sem que haja prejuízos para o meio ambiente.

A sustentabilidade econômica consiste no modelo de aumento econômico com exploração dos recursos naturais em conformidade com práticas sustentáveis.

Por sua vez, a sustentabilidade social, consiste na participação de forma ativa da coletividade, isto é, de toda a sociedade para que se possam ser criados projetos que viabilizem o conforto de todos em harmonia com o meio-ambiente.

O quarto tipo de sustentabilidade é a sustentabilidade empresarial, condiz às políticas e ações sustentáveis, englobando o lado econômico, social e ambiental, adotadas por um grupo empresarial ao longo do seu funcionamento e desenvolvimento para reduzir seus impactos danosos ao meio ambiente.

Esses são os modelos de sustentação ambiental que devem ser praticados pela sociedade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*