Moda sustentável no Brasil: Definição

Como o nome sugere, a moda sustentável é aquela que, tomando por base os melhores conceitos de desenvolvimento sustentável

A moda sustentável ou eco fashion, como também é conhecida, vem se tornando cada vez mais importante no mundo da moda. Afinal, a preocupação com o meio ambiente existe em diversos setores e, claro, os desenvolvedores de peças de vestuário podem adotar medidas para que o impacto ambiental dos processos produtivos seja minimizado.

Assim, para esclarecer um pouco mais sobre a chamada moda sustentável, resolvemos reunir aqui algumas informações, conceitos e exemplos interessantes. Portanto, não perca essa oportunidade de saber um pouco mais sobre um assunto que anda em pauta nos dias de hoje.

Moda Sustentável

Como o nome sugere, a moda sustentável é aquela que, tomando por base os melhores conceitos de desenvolvimento sustentável, assume metodologias e processos produtivos que não produzem efeitos negativos no meio ambiente. Isto é, seguindo esse conceito, a produção de roupas e acessórios minimiza ou elimina os impactos causados no ecossistema.

E claro, o conceito de moda sustentável é aplicado a todas as etapas do processo, ou seja, se a intenção for criar uma “camisa sustentável”, por exemplo, até mesmo o tecido será preparado à luz das diretrizes da eco fashion. Aliás, de uma forma ainda mais abrangente, a distribuição dos produtos também é planejada de um modo ecologicamente correto.

roupas sustentaveis





Fotos: Autossustentável L

Roupas sustentáveis

Agora que já conhecemos a ideia básica do conceito de moda sustentável, podemos começar a ilustrar a teoria com alguns exemplos de roupas consideradas sustentáveis. Com isso, você poderá ter uma noção mais palpável de todos os aspectos da eco fashion. Confira:

  • Peças fabricadas com fibras orgânicas ou tecidos conhecidos como eco-friendly, como o linho ou o bambu(esses materiais têm a característica de precisar de menos produtos químicos e água em seu cultivo);
  • Peças que reutilizem tecidos que foram descartados;
  • Peças que são criadas para ter maior durabilidade, pois os longos ciclos de uso, minimizam a necessidade de novas compras.

Moda e sustentabilidade

Conforme pôde perceber com os exemplos citados, moda e sustentabilidade podem caminhar lado a lado. Além disso, pensando no meio ambiente, o ideal seria que todas as empresas do segmento adotassem esse conceito de sustentabilidade como um padrão, já que, em seu formato tradicional, o mundo da moda é marcado por processos produtivos bastante nocivos aos ecossistemas.

Desse modo, uma confecção pautada nos melhores preceitos da moda sustentável deve considerar diversos aspectos ao longo dos processos produtivos. Obviamente, cada empresa tem as suas particularidades, mas, de modo geral, é necessário atentar para fatores como a quantidade de água utilizada, a quantidade de agrotóxicos utilizados na produção das matérias-primas ou a quantidade de outros componentes químicos.

Enfim, é imperativo atentar para o fato de que muitos processos produtivos conseguem contaminar o meio ambiente em uma velocidade surreal e, se esses mesmos processos podem ser substituídos ou otimizados, por que não fazer isso?

Moda sustentavel

Foto: Redação Virtual Mackenzie

Mercado de moda sustentável no Brasil

Não faltam estudos que comprovam que a moda é capaz de cumprir um papel de destaque em diversas culturas. Por esse motivo, ela acaba ditando tantos padrões. No Brasil, felizmente, os brasileiros vêm despertando grande interesse por temas como moda e consumo sustentável e, por consequência, os investimentos nesse segmento estão aumentando.

Dessa maneira, a echo fashion, moda verde, moda sustentável e todos os seus conceitos, vem ganhando força no Brasil e, segundo muitos especialistas do segmento, o país tem grandes chances de alcançar muito sucesso nessa área, embora, atualmente, os incentivos sejam poucos.

Portanto, a moda sustentável é um conceito que, pouco a pouco, vai ganhando força no Brasil e no mundo. Diante desse cenário, as pessoas estão começando a alterar alguns padrões de consumo e refletindo de forma mais profunda acerca dos impactos ambientais provocados pela ação humana. Por fim, esperamos que as dicas apresentadas lhe tenham sido úteis para esclarecer muitas ideias sobre esse tema tão abrangente e interessante.

Moda sustentável no Brasil: Definição
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*