O que é biodiversidade e sua importância

Conheça um pouco mais sobre a biodiversidade e a importância da preservação em nosso planeta!

Saber o que é biodiversidade e quais são as formas de protegê-la é o tipo de conhecimento que, sem sombra de dúvidas, será extremamente valioso para aqueles que se preocupam com o meio ambiente. Afinal, conhecer o planeta e suas formas de vida é o primeiro passo para saber quais são as situações que podem atentar contra os ecossistemas.

Por conta da intensidade com a qual a pergunta “o que é biodiversidade?” é feita, criamos este post para explicar o termo e todos os conceitos relacionados a ele. Além disso, destacaremos sua importância na manutenção da vida na Terra e os pontos que mais a ameaçam. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim.

O que é Biodiversidade?

Como o próprio nome sugere, a pergunta “o que é biodiversidade?” pode ser respondida de uma forma um tanto quanto simplista, já que, rapidamente, é possível perceber que se trata de uma diversidade de vidas (bios). Obviamente, essa explicação pode ser mais bem desenvolvida, ou seja, a biodiversidade é a variabilidade entre todos os seres vivos que existem na Terra, em todos os ecossistemas.

Isso quer dizer que a biodiversidade representa o número de espécies diferentes que existem na natureza em sua forma pura. Isto é, os seres que existem ou existirão sem qualquer interferência humana. E claro, esse conceito pode ser expandido ainda mais, já que muito cientistas consideram uma espécie com diversas variações, por exemplo, um processo de mutação ou evolução.

Enfim, por abranger todas as espécies do planeta, os estudos acerca da biodiversidade a enxergam sob diversas óticas e vertentes. No entanto, o fato é que, com o passar do tempo, a biodiversidade passou a ser muito ameaçada.

biodiversidade brasileira





Quais são as ameaças à biodiversidade?

Geralmente, aqueles que tem a intenção de descobrir o que é biodiversidade, fazem suas pesquisas, pois também chegam à conclusão de que sua integridade está ameaçada. Não à toa, pesquisadores de todo o mundo estão sempre tentando criar alertas para o fato de que muitas espécies do planeta estão à beira da extinção.

Desse modo, pensando de uma forma lógica, quanto mais espécies forem extintas, menor será a biodiversidade e maiores serão os impactos no meio ambiente, de modo geral. Aliás, é bom ressaltar que dentre os muitos fatores que levam uma espécie à extinção, quase sempre a ação humana estará presente.

Biodiversidade Brasileira

O Brasil é um país que, por natureza, sabe muito bem o que é biodiversidade. E isso acontece por inúmeros fatores, como o posicionamento do país no globo terrestre, a presença da floresta amazônica e a grande extensão territorial do país.

Além do mais, o Brasil possui muitas faixas climáticas, o que acaba propiciando a proliferação de inúmeras espécies da fauna e da flora. E, realmente, os dados comprovam isso, já que, de acordo com diversos estudos, o nosso país abriga 20% do número total de espécies na Terra, posicionando-se como o país de maior biodiversidade no planeta.

biodiversidade

Foto: Legado das Águas

Importância da biodiversidade

Por fim, agora que sabemos o que é biodiversidade e descobrimos que o Brasil vai muito bem nesse quesito, resta-nos falar sobre a importância de tudo isso. Nesse caso, a resposta é bem simples: Vida gera vida. Pense bem: quantas espécies de plantas são importantes para a economia mundial? Quantos seres vivos ajudam a controlar o ecossistema e evitar situações de risco ou a proliferação de pragas?

Com essas duas questões já é possível ter uma noção do quanto o conceito de biodiversidade é importante também para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, fica bastante claro que cuidar do meio ambiente e evitar a extinção de espécies é uma ação que deve ser feita para o bem da humanidade e de todos os seres que habitam a Terra.

Para encerrar, esperamos que, agora que você sabe o que é biodiversidade, reflita sobre o quanto é importante promover a manutenção das espécies. Com a consciência de cuidar do meio ambiente, os seres humanos poderão garantir que suas ações sejam pautadas na melhor ideia de sustentabilidade.

O que é biodiversidade e sua importância
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*