Impacto Ambiental no Brasil

Nada melhor do que esclarecermos o que, efetivamente, é um impacto ambiental em nosso País.

Quando falamos em impacto ambiental no Brasil, entramos em um campo que pode ser avaliado sob diversas óticas diferentes. Afinal, o nosso país registra uma série de casos que apresentam ações que geram efeitos negativos diversos no meio ambiente.

Sendo assim, para falar um pouco mais sobre o impacto ambiental no Brasil, resolvemos explicar alguns conceitos relacionados ao assunto e dar alguns exemplos de ações que ajudam a aumentar os efeitos negativos das ações humanas no meio ambiente.

O que é Impacto Ambiental?

Para começar, nada melhor do que esclarecermos o que, efetivamente, é um impacto ambiental. Felizmente, trata-se de um assunto de fácil conceituação, já que bastará considerarmos que a ação do homem gera alterações no meio ambiente.

Por consequência, essas ações são os chamados impactos ambientais. Obviamente, os impactos podem ser positivos (ou menos negativos, digamos assim) ou negativos.

Para exemplificar, imagine como a construção de uma rodovia poderia alterar o meio ambiente. Para abrir o espaço no qual a rodovia irá se estabelecer, será necessário suprimir uma série de elementos naturais. Aliás, esse é apenas um exemplo, já que os impactos se verificam de inúmeras formas, embora algumas ações humanas sejam mais alarmantes.

Impacto ambiental





Quais são os Impactos Ambientais causados pelas indústrias?

O setor industrial é, tradicionalmente, um dos maiores causadores de impactos ambientais. Mesmo com a evolução de muitos processos e com novas normas regulamentadoras, as indústrias continuam gerando muitos impactos ambientais. Isso acontece, pois as indústrias geram diversos resíduos, matérias biológicas, gases e líquidos que podem contaminar o meio ambiente de diversas formas.

Nesse sentido, o impacto ambiental no Brasil, que é gerados pelas indústrias, decorre da falta de planejamento, que levou muitas indústrias a se assentarem em centros urbanos de forma despreparada. Assim, ao realizarem suas operações, essas indústrias, por conta da falta de infraestrutura, acabam gerando maiores impactos, contaminado o solo, a água e o ar.

Consequências do Impacto para o Meio Ambiente e para o ser Humano?

Embora estejamos falando dos impactos ambientais no Brasil, é sempre bom lembrar que o planeta Terra é apenas um. Isto é, as ações de todos os seres humanos geram impactos ambientais e, como todos vivemos no mesmo planeta, as consequências dessas ações afetam cada ser humano.

Desse modo, quando avaliamos as consequências do impacto ambiental no Brasil e no mundo, temos algumas evidências que demandam muitos cuidados. Como é o caso do aquecimento global, o esgotamento dos recursos naturais, a diminuição da biodiversidade, etc.

Por ora, é possível dizer que ainda vivemos em uma época de abundância. Todavia, há 50 anos os seres humanos possuíam muito mais. Logo, o futuro pode reservar situações de grandes restrições para as próximas gerações. Não à toa, quando nos dedicamos a cuidar melhor do ambiente, não fazemos por nós, mas por nossos descendentes.

Como Reduzir os Impactos Ambientais?

O tema da redução do impacto ambiental no Brasil e no mundo é marcado por muitas conferências, normas e metas. Com base nos melhores ideais de sustentabilidade, a redução dos impactos ambientais prevê a adoção de diversas atitudes ecologicamente corretas.

Nesse sentido, podemos destacar os processos de reciclagem, a utilização de materiais que não sejam tão prejudiciais para o meio ambiente, etc. Enfim, a redução dos impactos ambientais começa com um exercício de consciência. Depois que a importância acerca dos cuidados em relação ao meio ambiente é reconhecida, não faltam processos e normas capazes de nos ajudar a fazer a nossa parte.

Portanto, a ação humana vai sempre gerar algum impacto ambiental. Porém, isso não quer dizer que não podemos nos esforçar para garantir que esse impacto seja o menor possível. Por esse motivo, esperamos que as informações apresentadas aqui tenham lhe ajudado a entender melhor a temática do impacto ambiental no Brasil e no mundo. Com isso, você poderá começar a agir em prol do futuro da raça humana.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*