Atitudes sustentáveis: entenda melhor

Veja sugestões de atitudes sustentáveis e inclua em sua rotina, assim o planeta se manterá saudável por muito mais tempo.

A cada vez mais temos ouvido falar de atitudes sustentáveis, visto que a quantidade de pessoas no mundo só cresce, o que consequentemente tem grande impacto no ambiente.

Além disso, as tecnologias trouxeram muitas facilidades, mas também acarretaram na destruição do meio ambiente. A grande questão é que sem o ambiente não há vida, sendo assim de nada adianta ter muitas facilidades, se estas trouxerem grande prejuízo aos seres humanos e ao planeta Terra.

A fim de resolver estas situações, criou-se o conceito de sustentabilidade, que visa reduzir os impactos que a própria humanidade causou no planeta. Neste artigo vamos poder explicar com mais detalhes o que são estas atitudes sustentáveis e como podem ser aplicadas no cotidiano, por isso continue conosco até o final!

O que significa atitude sustentável? 

Antes de podermos entender o que é atitude sustentável, devemos entender primeiro o que é sustentabilidade. Sustentabilidade vem de sustentável, ou seja, aquilo que pode ser sustentado pelo planeta, sem que isto lhe cause prejuízos.

A cada vez mais este termo foi criando importância, em virtude dos avanços tecnológicos que acarretaram na perda de muitos recursos naturais indispensáveis para a saúde do planeta. Mas, não pense que isto ocorreu agora, pois na verdade os impactos mais significativos ocorreram em tempos passados, quando ainda se acreditava que os recursos eram infinitos.

pequenas-atitutes-sustentaveis





Foto: Abregel

De uns tempos para cá, se criou a consciência de que a água, a vegetação, o solo e o ar são finitos, ou seja, caso sejam prejudicados ao extremo, podem acabar, ou pelo menos perderem suas propriedades necessárias para a vida terrestre.

As atitudes sustentáveis têm como objetivo “remediar” os impactos que já ocorreram, e prevenir aqueles que podem vir a ocorrer. Dessa forma, consistem em adaptar o estilo de vida para causar o mínimo de prejuízos, sejam eles individuais ou coletivos.

A sustentabilidade é a melhor forma de garantir que o planeta continue apto para a vida, seja ela humana ou de qualquer outro ser.

Atitudes sustentáveis nas empresas 

Existem muitas empresas ao redor do mundo, sendo que seus tipos são variados, e seus impactos também, embora estes existam em todas elas.

Quanto maior a empresa é, mais impactos tem sobre o ambiente, uma vez que mais lixo gera por ter mais funcionário e demanda de produção, o que gera lixo, desperdício de água e até mesmo poluição do ar.

Como dissemos, a única coisa que muda é o tipo de impacto, sendo assim uma fábrica de produtos químicos tem como principal impacto poluição de água e do ar, enquanto um escritório gasta muita energia e papel, que vem do desmatamento.

Vamos mostrar agora quais são as principais atitudes sustentáveis que podem ser usadas em empresas.

  1. Preferência por recursos digitais

Atualmente, é praticamente desnecessário o uso de papel, visto que dispositivos como tablets, smartphones e computadores são perfeitamente capazes de registrar informações.

Então, para gerar menos impactos com sua empresa, busque diminuir o consumo de papel, preferindo usar meios digitais.

  1. Não deixe de usar filtros

É inevitável que as fábricas produzam gases e fumaças tóxicas, mas é possível reduzir os impactos usando filtros nas chaminés, dessa forma os gases que saírem não terão os principais ativos poluentes.

Além disso, busque usá-los para os líquidos também antes de despejá-los, embora seja preferível não despejar!

  1. Dê finalidade adequada

Toda empresa precisa se desfazer de recursos e dejetos, mas escolher deixá-los em qualquer aterro não é uma boa escolha, e causa impactos irreversíveis ao meio ambiente.

Existem coletas seletivas para materiais simples, e caso sejam compostos químicos ou aparelhos digitais, procure por locais que aceitem o descarte de forma regular e segura.

atitudes sustentaveis

Foto: M de Mulher

Dicas de atitudes sustentáveis no dia a dia 

Embora pareça insignificante, as atitudes diárias também causam grandes prejuízos ao meio ambiente, sendo assim é importante tomar algumas medidas adequadas.

  1. Tenha preferência por produtos sem plástico

O plástico é muito usado como embalagem, mas saiba que seus prejuízos são significativos, então é muito importante tentar reduzir, em especial porque já existem muitos na natureza, que demorarão milhares de anos para se decomporem.

Prefira embalagens de papel, ou tenha seu próprio vasilhame reutilizável, pois isso garante menos impactos ao meio ambiente.

  1. Tenha consciência ao usar a água

A água é um recurso importante, e a utilizada em ambiente doméstico é mais importante ainda, pois garante até mesmo a hidratação dos seres humanos.

Por isso, busque diminuir o tempo de banho, não use mangueiras e coloque redutores de fluxo nas torneiras, pois isso será extremamente útil.

  1. Compre o necessário e diminua o lixo que produz

O consumo desenfreado também gera muito lixo ao meio ambiente, visto que além do produto, a embalagem na qual ele veio e até mesmo o exemplar antigo são jogados na natureza.

Busque pensar antes de comprar “eu realmente preciso disso?”, se a resposta for não, deixe na loja, pois assim nada a mais irá para o lixo.

Sugestões atitudes sustentáveis na escola

A escola é o principal ambiente onde se pode aprender sobre sustentabilidade, existindo diversas atitudes sustentáveis que podem ser usadas.

  1. Use materiais recicláveis

Os materiais recicláveis são tão úteis quanto os novos, podendo se transformar em atividades eficientes para melhorar o aprendizado.

Tenha preferência por eles, assim não estará consumindo mais um produto, e sim revendo algo que já foi usado em outro momento.

  1. Atividades ao ar livre

As atividades ao ar livre são muito produtivas, e garantem que o consumo de energia seja ainda mais baixo, garantindo menor queima de combustíveis fósseis e consumo de água.

Estas são as sugestões de atitudes sustentáveis, aproveite que as conhece e inclua em sua rotina, assim o planeta se manterá saudável por muito mais tempo.

 

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*