O que são rejeitos? Veja exemplos e tipos mais comuns

Lixo, rejeitos ou resíduos? Você sabe a diferença inicial entre eles e porque é importante saber a classificação? Saiba que é importante entender tudo isso porque dependendo do tipo, o tratamento é diferente.

As pessoas costumam utilizar esses termos como sinônimos, o que se torna algo errôneo. Continue a leitura para saber mais sobre os tipos de rejeitos e sobre a criação de barragens no Brasil.

Possivelmente dinheiro está sendo jogado fora por muitas pessoas que não entendem sobre o assunto. Então, fique ligado!

O que é rejeito?

O lixo é uma coisa que não se quer mais e simplesmente é descartado. Resíduo é algo que serve de matéria-prima para outros produtos. E o rejeito é algo que não se reaproveita.

o que são rejeitos

Rejeito, de forma simples, é algo que foi rejeitado por alguém por algum motivo. Na maioria das vezes é porque não tem mais serventia para nada.

Com isso em mente, o rejeito se torna um tipo específico de resíduo. A diferença é que não tem como aproveitar mais nada dele.

Reaproveitar ou reciclar não é mais opção para o rejeito. Já que não é uma opção, o destino é o aterro sanitário, que é outro ponto a ser analisado delicadamente.

Essa região deve ter uma licença ambiental ou de incineração para não prejudicar tanto o meio ambiente.

Exemplos de rejeitos e tipos mais conhecidos

Veja alguns exemplos clássicos de rejeitos e perceba o quanto eles estão presentes no cotidiano das pessoas:

  • Bitucas de cigarros
  • Materiais adesivos
  • Guardanapo sujo
  • Toalha de papel sujo
  • Aparas de madeira
  • Máscaras de TNT descartáveis
  • Esponjas descartáveis

Ainda entram nesse tópico os rejeitos liberados pelas indústrias, sejam restos de materiais ou restos que são liberados via ar, água e etc.

Qual a diferença entre resíduos e rejeitos?

Descartou um produto que não tem mais utilidade para você? É o que se chama de resíduo. Ele pode não ter uso aplicável para você, mas pode ter utilidade em outro setor da indústria. Talvez seja até matéria-prima para outros itens. E esse processo é chamado de reciclagem.

Alguns exemplos de resíduos podem ser: efluentes de tratamento de esgoto, carcaças de baterias, pneus velhos, restos de alimentos, materiais de escritório, etc.

resíduos e rejeitos no aterro sanitario

Os rejeitos são diferentes, eles não servem para mais nada, nem mesmo compostagem. Isso porque eles são compostos por minérios considerados pobres, com baixo índice de ferro. Além disso, tem areia na composição. O nome “lama” é resultado da mistura de tudo isso com água.

Para não haver dúvidas, esses termos são definidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que esclarece os objetivos, princípios e instrumentos relacionados a esse tópico.

Mas, essa lei nº 12.305 de 2010 não é aplicada quando se trata de rejeitos radioativos, pois há uma específica para eles.

O não cumprimento das regras é crime e pode ter sérios danos em todos os aspectos possíveis.

O que são barragens de rejeitos?

As barragens de rejeitos são destinadas para depósito de rejeitos e resíduos gerados por indústrias. Elas são formadas a partir de um barramento maciço que pode ser feito de solo compactado, rejeitos ou blocos de rocha.

Vale ressaltar que os materiais presentes nessas barragens não são tóxicos e não apresentam, assim, alguma química que prejudique a saúde das pessoas. Mas, por que elas existem? O objetivo é fazer o beneficiamento do minério.

A transformação do minério de ferro em algo rendável e que se adapte às exigências do mercado exterior, só acontece com esse processo de beneficiamento.

Ele funciona separando o material valioso do restante. É necessário a ajuda da água e do depósito dos resíduos em barragens.

Qual a maior barragem de rejeitos do Brasil?

O nome é Casa de Pedra. A maior barragem de rejeitos de mineração brasileira está localizada em território urbano na América Latina (Congonhas – MG).

Compõe uma área total de 103 milhões de metros cúbicos cheio de lama e de rejeitos. É da Companhia Siderúrgica Nacional.

Atenção para o fato de que aproximadamente 5 mil pessoas estão vivendo em situação de risco logo abaixo dessa área. Por ser em território urbano, se ela se romper, o problema será muito maior e de calamidade pública.

Algumas barragens já se romperam como em Brumadinho – Minas Gerais – e deixaram cerca de 257 mortos. Até hoje há pessoas desaparecidas na região. Do ponto ambiental, um caos. Ocorreu a poluição do Rio Paraopeba, fonte de muitos povos.

As consequências mais populares: contaminação das águas e contaminação de peixes que compromete a cadeia alimentar até os humanos.

Entendeu como os rejeitos podem ser muito importantes para outros segmentos de empresas e que dependendo do tipo deles, o tratamento muda completamente?

O meio ambiente agradece quando se trata esses materiais da forma correta e os prejuízos são minimizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *