Search

Reciclagem no Brasil: papel, plástico e outros

A reciclagem no Brasil, é possível apresentar maiores dados acerca da reciclagem de lixo.

A Reciclagem no Brasil é marcada por muitos contrastes. Enquanto os índices de reciclagem são os maiores do mundo (com alguns produtos), os índices de produção de resíduos e descarte inadequado se encontram no patamar dos piores do mundo.

Sendo assim, para lhe apresentar em maiores detalhes o panorama da reciclagem no Brasil, este post tratou de reunir uma série de informações interessantes. Desse modo, você ficará conhecendo mais sobre esse assunto tão importante para o meio ambiente.

Reciclagem no Brasil

Conforme foi destacado, a reciclagem no Brasil tem seus altos e baixos. Em relação às latas de alumínio, por exemplo, o país possui o índice mais alto do mundo. Aliás, o Brasil tem estado no topo desse ranking por mais de dez anos.

 reciclagem no Brasil

Foto: O Instalador

Entretanto, o Brasil gera resíduos de uma forma absurda e apenas 40% desses materiais recebem uma destinação adequada. Isto é, se o país ajustasse a forma como os materiais são destacados, rapidamente se tornaria uma referência mundial.

Reciclagem do papel

No que diz respeito à reciclagem do papel, o Brasil apresenta uma boa taxa de recuperação, ou seja, boa parte dos papéis descartados são retornados e passam pelo processo de reciclagem.

Os papéis que são coletados podem gerar cinco tipos de papéis diferentes, o que deixa o processo de reciclagem muito interessante. No caso do Brasil, a contribuição dos coletores é essencial, pois são eles que evitam o descarte indevido do material.

Reciclagem do plástico

No caso da reciclagem de plástico, tem-se um material cujo processo de reciclagem acaba gerando renda para milhões de brasileiros. Isso acontece, pois os tipos de plásticos que podem ser reciclados são muitos. E claro, o plástico existe em muitos itens da vida cotidiana e reciclá-lo é um favor feito ao meio ambiente.

Como já é comum no país, uma boa parte dos resíduos plásticos produzidos não recebe a destinação adequada, mesmo que o percentual de aproveitamento para a reciclagem seja alto. Enfim, o Brasil é um bom reciclador, mas não coleta os resíduos de forma eficiente.

Reciclagem de garrafa pet

Quando o assunto é reciclagem no Brasil, as garrafas PET são um dos grandes destaques. O país é aquele que consegue dar o maior número de aplicações para os plásticos PET em todo o mundo.

reciclar

Foto: Worldatlas

E isso fica claro ao encontrarmos produtos gerados com garrafas PET. A criatividade do provo brasileiro já gerou tijolos, elementos decorativos, móveis e outros itens curiosos, todos feitos com garrafas PET.

Reciclagem de vidro

A reciclagem do vidro é uma das mais complexas. O vidro coletado, para poder passar pelo processo de reciclagem, deve ser higienizado com procedimentos que envolvem eletroímãs, lavagens e catação manual. Resumindo, dá trabalho.

A reciclagem no Brasil, no caso do vidro, não alcança níveis satisfatórios. Para você ter uma ideia, o país recicla cerca de 50% do vidro descartado, enquanto países de primeiro mundo, como a Suíça, apresentam índices de 95%.

Reciclagem com pneu

No que tange aos pneus, o Brasil consegue promover a reciclagem de 70% dos pneus considerados “inservíveis”. Os materiais são reaproveitados de diversas formas e existem normas que dizem que para cada pneu novo vendido, um pneu inservível deve ser reciclado.

O reaproveitamento é feito de diversas formas, com destaque para a geração de combustíveis alternativos para indústrias de cimento, fabricação de solas de sapato, pisos para quadras poliesportivas e tapetes para automóveis.

Reciclagem do lixo

Para encerrar esse informe sobre a reciclagem no Brasil, é possível apresentar maiores dados acerca da reciclagem de lixo. Nesse caso, os números não são animadores. De acordo com os dados, cerca de 30% de todo o lixo produzido pelo país é passível de ser reciclado. Contudo, apenas 3% desse total recebe o tratamento adequado.

Portanto, embora a reciclagem no Brasil apresente números superiores a outros países, a geração de resíduos e a destinação indevida também apresenta números altos, pesando negativamente nessa balança. De qualquer modo, agora você sabe um pouco mais sobre a reciclagem no Brasil e poderá perceber a importância da participação de todos nesses processos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*