Energia geotérmica: Vantagens e desvantagens

Conheça um pouco mais sobre a energia geotérmica, suas vantagens e desvantagens

A energia geotérmica consiste no calor interno originário da crosta terrestre. Esse calor chega à superfície terrestre através dos vulcões e gêiseres.

Essa forma de energia possui boa aplicabilidade em espaços residenciais e no setor industrial. Seu maior benefício é que seu uso não agrava o funcionamento do meio ambiente. Embora haja desvantagens pequenas em sua utilização.

Seu uso pode ser direto ou para a produção de energia elétrica. Os países que mais fazem uso dessa energia são os Estados Unidos, Indonésia e as Filipinas. E vem ganhado muito espaço nos últimos anos pelo mundo, como na China e Japão.

Neste artigo, abordaremos a energia geotérmica uma fonte renovável de energia que tem muito potencial em vários lugares do mundo.

Energia geotérmica no Brasil

No Brasil, o uso da energia geotérmica é pouco explorado. Por aqui a energia é oriunda dos parques termais situadas nos municípios de Caldas Novas, em Goiás e em Poços de Caldas, em Minas Gerais.

energia-geotermica





Foto: Portal Energia

A formação rochosa brasileira é bastante antiga, o que implica dizer que para alcançar o magma ou as rochas é necessário realizar grandes perfurações, o que atualmente inviabiliza o surgimento de novas usinas.

Atualmente só é usada a energia em forma de água aquecida. Estudos tem informado que o Brasil não possui potencial necessário para exploração em larga escala da energia geotérmica.

No entanto, muitos especialistas defendem a necessidade de mais investigações da capacidade de energia geotérmica que o Brasil pode eventualmente oferecer no futuro.

Para que serve a energia geotérmica

Essa fonte de energia renovável pode ser empregada para a aquisição de eletricidade sem que haja sérios danos ao meio ambiente. Além de poder ter aplicabilidade no setor industrial e residencial.

Seus usos mais frequentes para domicílios são no aquecimento de águas para piscinas, aquecimento do ambiente residencial por meio de radiadores e ventiloconvectores e em pisos radiantes, só para citar alguns exemplos.

Para a produção de calor, para a utilização em aquecedores ou demais dispositivos térmicos que podem ser usados em estufas, parques de pesca, áreas de lazer, dentre outros.

No setor industrial pode ser usado em muitos processos fabris e no setor da agroindustrial, por exemplo, no uso da energia geotérmica em estufas de médio a grande porte. 

De que maneira é obtida a energia geotérmica?

A energia geotérmica provém do interior das camadas da Terra, onde há produção de calor interno, para sua obtenção é necessário o uso de perfurações de grande profundidade no solo feitas pelas usinas geotérmicas.

Leia Também:

central geotermica

Foto: Clube Cético

Desse modo, em uma usina há a captação da água quente ou em forma de vapor do interior da Terra, em seguida ocorre o direcionamento desse conteúdo através das tubulações específicas.

Na sequencia do processo, o vapor liberado movem as turbinas, por sua vez, essas turbinas acionam o gerador de energia elétrica. Em alguns casos, a energia produzida pode ser armazenada, sendo reaproveitada quando ocorre sua conversão em água. Esse é o percurso do calor do interior das rochas até a sua produção de energia elétrica.

Vantagens e desvantagens da energia geotérmica

Existem muitos benefícios em se optar pela energia geotérmica, dentre eles se destacam: são renováveis e não agridem o meio ambiente, pois não geram subprodutos danosos como fumaça ou derramamento de óleo.

Dentre as fontes de energia conhecidas estão entre as mais baratas. Além disso, sua produção de energia não é cessada pela ação de condições atmosféricas.

Por outro lado, algumas desvantagens podem ser sinalizadas. Nesse contexto, se a indústria que for utilizar a energia geotérmica for instalado distante dos gêiseres, poderá ter um gasto elevado na instalação das tubulações.

Em países muito frios, é necessário o uso de um produto chamado de anti-gelificante nas usinas de energia geotérmica, no entanto este produto é um poluente, porém, de baixa toxicidade.

 

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*