Search

Tipos de fonte de energia

resolvemos mostrar quais são os tipos de fonte de energia existentes no nosso planeta.

É explorando os diversos tipos de fonte de energia disponíveis no meio ambiente, que os seres humanos garantem a manutenção dos seus estilos de vida. Obviamente, essa exploração deve acontecer com muito cuidado e atender às diretrizes e particularidades de cada fonte de energia.

Sendo assim, resolvemos mostrar quais são os tipos de fonte de energia existentes no nosso planeta. Com isso, você terá uma ideia perfeita de como a exploração é desenvolvida e as consequências de ações que não levam em consideração certas singularidades do meio ambiente.

Quais tipos de fonte de energia?

De modo geral, podemos dividir os tipos de fonte de energia em dois grandes grupos: o grupo das energias renováveis e o grupo das não renováveis. Acompanhe:

fontes de energia

  • Energias renováveis: são aquelas que, pela ação da natureza ou pela ação humana, se regeneram de forma espontânea. As fontes de energia desse grupo são consideradas fontes limpas, já que os resíduos deixados na natureza são nulos;
  • Energias não renováveis: são aquelas que, apesar de existirem em grandes quantidades na natureza, não poderão ser regeneradas após alcançarem o nível de esgotamento, ou seja, a reservas são finitas.

Principais fontes de energia

Agora que já conhecemos os tipos de fonte de energia, podemos enumerar alguns exemplos para os dois grandes grupos que foram apresentados. Confira:

  • Fontes de energia renovável no Brasil:

    • Força da água dos rios (energia hidrelétrica);
    • Calor e luz do sol (energia solar);
    • Força dos ventos (energia eólica);
    • Calor do interior da Terra (energia geotérmica);
    • Energia de matérias orgânicas (Biomassa);
  • Fontes de energia não renovável:

    • Combustíveis fósseis (petróleo, carvão, xisto e gás natural);
    • Urânio e tório (indispensáveis para gerar energia nuclear).

O que é fonte de energia esgotável?

Conforme pôde notar, cada um dos tipos de fonte de energia possui uma boa série de exemplos que ilustram perfeitamente os contrastes entre os dois grandes grupos. Assim, enquanto as fontes de energia renováveis são mais indicadas para a exploração, as populares fontes de energia esgotável devem ser exploradas com consciência.

fonte para energia

Para entender melhor o conceito de fonte de energia esgotável, podemos tomar o petróleo como exemplo. Veja bem: esse material ainda existe em grandes quantidades no nosso planeta. Contudo, para que esse nível pudesse ser alcançado, essa substância passou por um processo que durou milhões de anos. Por esse motivo, esse tipo de fonte de energia deve ser explorado com consciência. E claro, assim que as reservas se esgotarem, não teremos mais petróleo.

Além do mais, a exploração desses materiais gera impactos negativos no meio ambiente. Essas energias não possuem o caráter de “energia limpa” que as fontes de energia renovável apresentam.

Tipos de fontes de energia usadas no Brasil

Para encerrar, podemos destacar que o Brasil é um dos países mais privilegiados quando o assunto é ter boas fontes de energia. Aliás, embora o nosso país explore a energia hidrelétrica de forma massiva, o governo tem tomado providências para aumentar a exploração de outras fontes, como o sol e os ventos.

Resumindo, mesmo com o Brasil explorando a força dos rios de forma intensa, no futuro teremos outras alternativas, como a energia solar, a energia eólica, a biomassa e o biocombustível. E cabe ressaltar que todas são fontes de energia limpa e renovável, o que dá ao Brasil um papel destacado entre os países que defendem a ideia do desenvolvimento sustentável.

Portanto, as inúmeros tipos de fontes de energia existentes em nosso planeta podem ser divididas em dois grupos. Esses dois tipos de fonte de energia (renovável e não renovável) podem ser explorados, mas as fontes esgotáveis exigem maiores cuidados e grandes exercícios de consciência. Felizmente, agora você sabe como tudo funciona e pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*