Energia renovável no Brasil

Confira tudo sobre os tipos de energia renovável que são explorados no Brasil

O Brasil é um país que aplica o conceito de energia renovável em diversas frentes. Com destaque para a energia elétrica, que ainda é a principal fonte de energia nacional, o Brasil consegue alcançar uma posição importante no cenário mundial, por conta das suas condições naturais privilegiadas.

Assim, para falar um pouco mais sobre a energia renovável e as formas como ela é explorada no Brasil, este post conta com diversas informações importantes. Dessa forma, aqueles que estão à procura de explicações sobre conceitos relacionados à temática, encontrarão exatamente o que procuram.

Energia renovável no Brasil

Como dissemos, a energia renovável no Brasil é explorada de inúmeras formas. Com isso, nosso país acaba ganhando grande destaque no cenário internacional. Entretanto, e infelizmente, o governo brasileiro não parece estar disposto a se aproveitar das condições naturais privilegiadas do país para investir no chamado “desenvolvimento sustentável”.

Aliás, cabe ressaltar que países com recursos naturais bastante inferiores ao Brasil estão alcançando resultados muito melhores, apenas por terem decidido investir nos preceitos que norteiam a ideia de “economia verde”. Enfim, esse “descaso” das autoridades acaba impedindo o Brasil de aproveitar todo o potencial que possui e, de certa forma, acaba fazendo com que o país utilize seus recursos de uma forma menos eficiente do que poderia ser.

fontes de energia





Fonte de energia renováveis

Quando falamos em energia renovável, o primeiro ponto a ser esclarecido é o que é uma fonte de energia renovável. Nesse caso, podemos definir esse elemento como um recurso que, ao longo do tempo, é renovado de forma natural pelo ecossistema.

A água é um recurso natural que exemplifica perfeitamente essa renovação. Afinal, ao acompanharmos o famoso “ciclo da água”, podemos perceber como a natureza, em sua perfeição, faz com que o vapor d’água se transforme na chuva, que devolve sua água para rios, lagos, etc.

energia renovavel no Brasil (Custom)

Quais são as fontes alternativas de energia

Obviamente, a água é apenas o exemplo mais famoso e fácil de ser entendido quando o assunto é energia renovável. Contudo, existem diversas fontes alternativas de energia. Essas fontes se destacam por oferecer soluções diferentes para evitar o uso de recursos não renováveis, como o petróleo, por exemplo.

Nesse sentido, cabe ressaltar que o Brasil possui muitas fontes de energia renovável, mas não as explora com eficiência, apostando sempre em seu poder hídrico para gerar energia. Mesmo assim, confira abaixo as fontes de energia alternativa mais utilizadas:

  • Energia solar (fotovoltaica);
  • Energia eólica (vento);
  • Biocombustíveis;
  • Biomassa;
  • Energia Geotérmica;
  • Energia Maremotriz (ondas dos mares).

Tipos de energia renovável

Por fim, resta-nos falar sobre os tipos de energia renovável que são explorados no Brasil. Conforme já ressaltamos, o país concentra sua exploração no seu enorme potencial hídrico. Entretanto, isso não que dizer que o país não explore outros tipos de energia renovável. Confira abaixo:

  • Energia solar: com destaque para a usina de Tauá-CE, que se tornou a primeira usina solar fotovoltaica a gerar energia elétrica de forma comercial no país. Seu potencial ainda é modesto comparado com outros países, como o Chile, por exemplo;
  • Energia eólica: explorada em diversos pontos do país, a energia eólica gerada já coloca o Brasil entre os 20 maiores produtores do mundo;
  • Biocombustíveis: com o etanol, o biodiesel e a biogasolina, o Brasil também alcança resultados incríveis no cenário mundial;
  • Biomassa: gerada a partir de resíduos tóxicos, essa fonte de energia ajuda a reduzir a poluição ambiental de forma considerável.

Portanto, a energia renovável no país ainda pode evoluir de muitas formas, já que, felizmente, nosso ecossistema é dotado de recursos naturais incríveis. Desse modo, esperamos que as informações apresentadas aqui lhe tenham sido úteis e que agora você consiga entender e aplicar esses conceitos da melhor forma possível.

 

Energia renovável no Brasil
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*