Fontes de energia alternativa

Fontes de energia alternativa podem ser classificadas em renováveis, pouco ou não poluentes.

As fontes de energia alternativa podem ser classificadas em renováveis, pouco ou não poluentes. O seu grande diferencial das fontes tradicionais de obtenção de energia, é que as primeiras agridem muito menos os recursos ambientais.

Podemos citar 6 fontes de energia alternativas: energia eólica, energia solar, geotérmica, maremotriz, biomassa e nuclear.

Os motivos que nos fazem pensar nessas formas de energia são os seguintes, precisamos de energia renovável para diminuir a poluição ambiental.

Outro aspecto importante, o petróleo é oriundo de combustíveis fósseis, uma fonte limitada, não durará para sempre e seu uso gera muitos danos ao ambiente, como a emissão de gases do efeito estufa.  O uso de energias alternativas pode em longo prazo contribuir para a qualidade ambiental.

 O que é uma fonte de energia alternativa?

As fontes de energias alternativa são aquelas que causam menor impacto ambiental. Essas fontes são derivadas de fontes renováveis, ou seja, são obtidas diretamente da natureza, como o sol e o vento.

As utilizações dessas fontes alternativas têm crescido ao redor de todo o mundo com o intuito de melhorar a qualidade ambiental e a redução de custos com energias consideradas sujas, como o petróleo e combustíveis derivados.

fontes de energia alternativa





Foto: Lysias Advies

No mundo, os países que mais investem no desenvolvimento de fontes alternativas de energia são a China, índia e Japão na Ásia, Estados Unidos na América do Norte, e Reino Unido na Europa.

Um dos únicos pontos negativos dessas fontes energéticas é ainda seu alto custo de instalação e manutenção de equipamentos.

Quais principais fontes de energia alternativa?

As principais fontes de energias alternativas são a energia solar, energia eólica, biomassa, dentro dessas estão o biogás, biocombustíveis e combustão direta. Energia térmica, energia hídrica, energia dos oceanos e gás natural.

No Brasil, nesse quesito é um país privilegiado para a utilização da energia solar, pois, é um dos lugares do mundo que mais apresenta horas de sol por ano, sendo entre 2300 a 3000 horas. Ainda assim, apresentamos uma pequena quantidade de painéis solares.

Uma quantidade menor que a da Grécia por exemplo.

Em nosso país as principais fontes de energia alternativa são a eólica, hidrelétricas e biomassa. Sendo a energia das hidrelétricas a maior destes essas, equivalente a 17,7% do total de 44% de energias alternativas brasileiras.

Fontes de energia alternativas e renováveis

As fontes renováveis de energia são aquelas que potencialmente não irão se esgotar, por fazerem partes ciclos contínuo no meio ambiente, como a água, a energia solar e a energia eólica.

Muitos países têm aumentado seu investimento na utilização de energias renováveis, especialmente, os países mais desenvolvidos.

Como já mencionamos anteriormente as fontes renováveis que mais se destacam são as energias: hídrica, eólica e a solar.

Atualmente, outras fontes renováveis têm recebido mais investimentos e poderão se desenvolver como é o caso da energia oriunda da biomassa.

A biomassa utiliza para gerar energia materiais de origem vegetal, como óleos vegetais, o bagaço da cana-de açúcar e palha de arroz para produzir etanol e o biodiesel que vem substituindo o diesel. 

Fontes de energia alternativas vantagens e desvantagens

O uso da biomassa é uma alternativa com baixo impacto sobre a natureza, no entanto, sua produção ainda custa caro em virtude da produção nacional do girassol ainda ser pequena. A produtividade agrícola dessa matéria-prima ainda é baixo, e o escoamento deste produto é elevado.

energias alternativas

Foto: Portal Eletricista

O Brasil possui muito potencial para expandir suas energias oriundas das hidrelétricas, por outro lado, para a criação destas, acarretaria problemas, pois, florestas situadas nas margens de rios precisam ser destruídas e sua fauna (animais) precisam ser removidos e alocados em outras áreas ambientais.

A energia nuclear apresenta um grande potencial para a geração de energia. Sua produção não elimina gases do efeito estufa, mas em contrapartida, há o risco de liberação de resíduos tóxicos.

Fontes de energia alternativas e menos poluentes

As fontes de energia menos poluentes utilizados pelo mundo são a solar, eólica e hidrelétrica.

A energia Solar é uma matriz energética limpa, pois, a sua utilização não gera subprodutos, como resíduos ou gases poluentes para o meio ambiente. Para potencializar seu uso no Brasil, mais investimentos ainda são necessários.

A energia eólica no Brasil tem sido usada, sobretudo nas regiões Nordeste e Sul, por apresentarem as correntes de ar conhecido como ventos alísios. No mundo o país que mais utiliza essa fonte de energia é os Estados Unidos.

Como vimos às fontes de energia alternativa podem ajudar o mundo a diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera e reduzir os custos ao longo prazo no consumo da energia.

 

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*