Tonel decorativo: como fazer, ideias para decoração e pintura

O tonel decorativo está sendo muito usado pelas pessoas para decorar ambientes da casa, como quartos e salas.

Com eles, é possível fazer mesas para decorações, armários e entre outras coisas, a depender de sua criatividade.

Normalmente, esses itens são descartados pelas empresas e vendidas em sucatas para diversos fins como construção e até mesmo decoração.

Nesse artigo, iremos aprender como fazer algumas decorações incríveis com tonel, para que você possa enfeitar sua casa e deixá-la ainda mais linda e aconchegante.

Como fazer um tonel decorativo Chanel simples e barato

Muitas pessoas escolhem marcas famosas para decorar seu tonel, como marcas de bebidas alcóolicas, perfumes, carros e entre outras.

Veja também: + 10 Modelos incríveis e passo a passo da mesa de tambor reciclado.

Embora pareça algo difícil de ser feito, existem opções simples e baratas no mercado, às quais você vai precisar gastar pouco dinheiro e material para ter uma decoração do seu tambor incrível e única.

Material necessário

Para criar uma mesa de cabeceira de quarto ou aparador para sala de estar, por exemplo, você vai precisar de um tambor de 200 litros, tinta spray preta (para esse modelo, porém você pode escolher a cor e a decoração que mais gostar), lixa grossa, lixa de água, adesivo decorativo, espelho para fazer o tampo da mesinha.

Passo a passo

Confira esse tutorial e dicas da Joicce Alvarenga e faça o seu tonel decorativo:

Comece lixando o tambor com a lixa grossa e depois utilize a lixa de água. Nesse processo, você vai precisar de ajuda, pois é preciso ir lixando e jogando água no tambor.

Espere o tambor secar ou seque-o com ajuda de um pano limpo e comece a pintura.

Escolha a cor que mais gostar e compre 2 latas de tinta spray (com acabamento brilhante ou fosco). Pinte o tambor, conforme as instruções contidas na lata de tinta, e lembre-se de usar máscara para proteger o nariz e a boca.

Para uma pintura mais uniforme, opte por fazer duas camadas de tintura e espere secar por, aproximadamente, 3 dias para então colar o adesivo.

Após secar, cole o adesivo no meio do tambor e faça o espelho redondo de acordo com as medidas da parte superior dele. Coloque o espelho e seu tonel está pronto para uso.

Decore a parte superior com vasos de plantas do tipo suculenta, mini esculturas e livros. Você também pode colocar luminárias e outros itens que sejam do seu agrado.

Como preparar o tonel decorativo para pintura

Antes de iniciar a pintura do seu tonel, lixe bem a peça com o auxílio de uma lixa grossa.

Lave, espere secar e confira se ficou bem liso, para que a tinta escolhida fixe bem.

Pintura do tonel

Você pode usar tinta spray ou tintas de lata, como é o caso da tinta esmalte sintético na cor que preferir.

Pinte todo o tonel com o auxílio de um rolo para pintura, pois isso tornará sua atividade mais rápida e menos cansativa. Nos pontos onde o rolinho não alcançar, utilize o pincel para pintar.

pintura do tonel

Decoração

Para fazer o adesivo com as frases e desenhos que você gostar, você pode usar papel adesivo ou mandar fazer o adesivo em gráficas especializadas.

Cole todos os adesivos conforme suas preferências e finalize colocando um tampo de mesa redondo na parte superior do tonel.

Esse tipo de decoração pode ser usado como mesa de canto, porta objetos e até armários se você tiver a disponibilidade de cortá-lo e fazer uma porta nele.

Acompanhe o passo a passo do canal Dressa Carolinne:

Qual tinta usar para pintar um tonel decorativo?

Existem duas maneiras de pintar um tonel e você pode escolher a que achar mais fácil de trabalhar.

A primeira opção e também a mais usada é a tinta em spray brilhante ou fosca, onde você pode escolher a cor que preferir e o acabamento que mais lhe agrada.

Tonel Decorativo
Foto: @tamborking

Outra opção é a tinta do tipo esmalte sintético que você também pode escolher a cor que mais lhe agradar, porém você vai precisar de um rolinho e um pincel para te auxiliar na pintura.

Ambas as opções ficam igualmente lindas, o que as difere é o manuseio da tinta e você deve escolher a opção que você tem mais habilidade para que o tonel fique perfeito.

Qual o valor de um tonel?

Os valores dos toneis pode variar muito de região para região ou do estado de conservação que ele se encontra.

Em média, um tonel custa cerca de R$150,00, mas você pode encontrar eles em valores abaixo ou acima desse.

Tonel decorativo kombi
Foto: @tamborde.coracao

Como mencionamos, quanto mais velho e desgastado o tonel estiver, mais barato ele será e quanto mais novo maior será seu valor de venda no mercado.

Onde comprar um tonel?

Caso você queira um tonel limpo e novo, você pode comprar na internet em vários sites diferentes, mas deve estar preparado para pagar um pouco mais caro por isso, além é claro de ter que pagar o frete.

Onde comprar tonel
Foto: @tamborhome

Agora, se você quiser comprar um tonel usado e recuperá-lo, você pode ir a lojas do tipo “ferro velho” ou lojas de sucatas que, certamente, você encontrará vários tipos de toneis em diferentes estados de conservação.

Lembre-se que, caso você opte por comprar os toneis usados, você terá um certo gasto para recuperá-lo com lixas e tintas próprias para esse tipo de superfície, além é claro das decorações que deseja fazer em seu tonel decorativo.

Dicas para fazer um tonel decorativo personalizado para bar

Como mencionamos, você pode personalizar seu tonel desde o início ou comprá-lo pronto na internet.

Caso você escolha comprar pronto, é só escolher a cor e as decorações que deseja e seu tonel chegará em sua casa pronto para uso.

Tonel em bar
Foto: @arttoneldecor

Se você preferir personalizar, lixe, pinte e escolha as decorações que mais lhe agradam para fazer seu tonel da maneira que mais combina com seu espaço.

Para decorar ambientes como bares, você pode personaliza-los como garrafas de bebidas alcóolicas, copiando os rótulos de certas embalagens de bebidas de sua preferência.

Nesses casos, algumas dicas de como usar o tonel decorativo em seu bar são: como mesas para os clientes, como armários para guardar bebidas, como balcão decorativo entre outras opções.

Sugestões de tonéis decorativos para loja

Embora a maioria das opções tragam decorações feitas baseadas em bebidas alcóolicas, elas não precisam ficar restritas a isso.

Algumas lojas de roupas ou acessórios, por exemplo, também utilizam os toneis decorativos para complementar a decoração do ambiente.

Tonel em loja
Foto: @wishboxdecoracoes

Na maioria das vezes, eles são usados como mesinhas para enfeites do tipo vasos de plantas artificiais, mesas de café da tarde, balas entre outros.

O importante é lembrar que, fazer um tonel decorativo pode ser uma tarefa muito gostosa de fazer, pois você pode buscar suas referências e inspirações das coisas que mais gosta como perfumes, doces, flores e outros itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.