Desenvolvimento sustentável no Brasil

O Desenvolvimento Sustentável no Brasil está sempre figurando em diversos documentos, planos e políticas públicas.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável no Brasil vem sendo amplamente debatido nos últimos anos. Obviamente, todo esse debate guarda relação direta com o fato de que, cada vez mais, as pessoas estão começando a ficar engajadas com ações voltadas ao alcance dos objetivos que compõem esse conceito tão importante.

Desse modo, para esclarecer e dar maiores detalhes acerca do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, resolvemos reunir e apresentar alguns dados muito importantes sobre o conceito e sobre algumas práticas exemplares dentro desse universo. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim para saber como fazer a sua parte.

Desenvolvimento sustentável no Brasil

O Desenvolvimento Sustentável no Brasil está sempre figurando em diversos documentos, planos e políticas públicas. Nesses materiais, o conceito básico do desenvolvimento sustentável se apresenta como um dos objetivos principais e como um dos norteadores mais importantes das políticas de erradicação das desigualdades.

Além do mais, em relação às questões ambientais, o Brasil sempre assume um papel de destaque no cenário internacional. Não à toa, o país já sediou as duas maiores conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.

desenvolvimento sustentavel no brasil





Foto: Meio Info

O que é desenvolvimentos sustentável?

Apesar de ser um assunto que vem ficando cada vez mais popular, muitos ainda desconhecem o conceito de desenvolvimento sustentável. Felizmente, embora seja um conceito de grande abrangência, sua ideia básica pode ser definida de uma forma muito simples.

Enfim, podemos dizer que o desenvolvimento sustentável é um processo que visa promover alterações na forma como os recursos da Terra são explorados a fim de garantir que as demandas da população mundial sejam atendidas, sem prejudicar os recursos que serão utilizados pelas gerações futuras.

Exemplos de desenvolvimento sustentável

Como pôde notar, o conceito básico de desenvolvimento sustentável é bem simples. Afinal, de modo geral, basta utilizarmos os recursos do planeta com consciência a fim de não prejudicar as futuras gerações. E claro, existem alguns bons exemplos para que cada um faça a sua parte, confira:

  • Preservar bens naturais;
  • Utilizar os recursos naturais de forma consciente, ou seja, não gastar mais do que o necessário;
  • Apostar em fontes de energia renováveis;
  • Alterar ou diminuir alguns padrões de consumo;
  • Investir em práticas de reciclagem e de reaproveitamento dos recursos.

Objetivos do desenvolvimento Sustentável

Assim como já foi dito, o conceito de Desenvolvimento Sustentável no Brasil está sempre figurando como uma das principais diretrizes de diversas políticas públicas. Nesse caso, é bom ressaltar que esse conceito abarca uma série de objetivos que podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Erradicação da fome e da pobreza;
  • Garantir educação e saúde de qualidade para todos;
  • Promover a igualdade entre todos;
  • Apostar em energias renováveis e na criação de cidades e comunidades sustentáveis;
  • Oferecer trabalho digno e igualitário a todos;
  • Monitorar o consumo e criar padrões de produção responsáveis;
  • Cuidar do ecossistema e proteger a vida na terra e na água.
  • Garantir a paz e a justiça;
  • Agir contra as mudanças climáticas e alterações no ecossistema.
desenvolvimento sustentavel

Foto: Fecomercio

Importância do desenvolvimento sustentável

Agora que já sabemos sobre exemplos e objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, resta-nos falar sobre a verdadeira importância de cumprir à risca todas as diretrizes. Dessa forma, à luz do conceito principal, fica claro que se torna muito importante adotar uma nova consciência acerca das nossas atuações no mundo e como nossas ações podem prejudicar as futuras gerações.

Assim, fica claro que desenvolver as sociedades de um modo sustentável é uma obrigação para aqueles que desejam promover melhorias em suas qualidades de vida e garantir que o futuro da humanidade possa vislumbrar uma situação de maior esperança.

Portanto, o Desenvolvimento Sustentável no Brasil vem ganhando força e protagonizando diversas políticas públicas. Por fim, esperamos que as informações aqui apresentadas tenham lhe ajudado a conhecer mais a fundo esse conceito tão importante e, é claro, tenham lhe servido como motivação para começar a fazer a sua parte em prol de um futuro melhor para os seres humanos.

Desenvolvimento sustentável no Brasil
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*