Telhas ecológicas: Vantagens e desvantagens

As telhas ecológicas se destacam por serem produzidas com materiais reciclados ou fibras naturais.

As telhas ecológicas são a nova tendência do mundo da arquitetura e da construção civil. Afinal, esses produtos possuem um visual bastante atrativo e, ao mesmo tempo, conseguem seguir as premissas básicas de uma construção pautada nos conceitos de sustentabilidade.

Diante de toda essa popularidade das telhas ecológicas, resolvemos explicar como essas telhas são feitas, suas vantagens, desvantagens, tipos, etc. Enfim, faremos o possível para mostrar os motivos que levaram esse material a ser uma presença marcante em muitas construções.

O que é a telha ecológica?

Para começar, nada melhor do que entendermos o que são, efetivamente, essas telhas ecológicas. Bem, como o nome sugere, essas telhas se destacam por serem produzidas com materiais reciclados ou fibras naturais. Isto é, temos aqui um produto considerado ecologicamente correto.

As composições das telhas ecológicas podem variar, mas, de modo geral, elas são feitas de fibras naturais (sisal, bananeiras, coco) ou de produtos reciclados (papel, garrafas PET). Além do mais, há telhas feitas de papelão, plástico, asfalto e alumínio prensado. E claro, o grande destaque dessas telhas é o fato de elas não possuírem qualquer vestígio de amianto, que é uma substância altamente tóxica. Saiba mais também sobre painel solar fotovoltaico.

telhas ecológicas





Resumindo, as telhas ecológicas são uma excelente opção para quem deseja construir uma casa de acordo com a ideia eco-friendly. Contudo, ainda podemos expandir a nossa análise e verificar as vantagens e desvantagens da utilização desse material…

Telhas ecológicas vantagens e desvantagens

Como já explicamos, as telhas ecológicas se destacam por não agredirem o meio ambiente. Mesmo assim, algumas pessoas ainda se mostram relutantes em instalar o material por acreditarem que ele será menos eficiente. Por isso, esclarecemos abaixo as vantagens e desvantagens dessas telhas. Confira:

  • Vantagens:

    • Mais leves e resistentes;
    • Favorecem o bem estar térmico e acústico;
    • Apresentam uma instalação relativamente fácil e, por sua resistência, diminuem o desperdício de material, evitando quebras durante a instalação;
    • As telhas evitam a propagação de chamas e são impermeáveis;
    • Os produtos não são tóxicos e são livres da proliferação de fungos e do mofo;
    • As peças possuem grande vida útil (aproximadamente 25 anos);
  • Desvantagens:

    • Necessita que a instalação seja feita por especialistas e o processo apresenta uma boa série de normas a serem seguidas;
    • Requer que a inclinação do telhado esteja dentro dos padrões estabelecidos nos manuais;

Como pôde notar, existem mais vantagens do que desvantagens, quando falamos sobre telhas ecológicas. E mais, as desvantagens são o tipo de trabalho adicional que mesmo os materiais tradicionais demandariam, ou seja, essas telhas são realmente uma grande opção.

Tipos de telhas ecológicas

Para encerrar essa exibição das telhas ecológicas, resta-nos falar sobre os tipos de telhas que existem no mercado. Nesse sentido, conforme já ressaltamos, as telhas podem ser criadas com diversos materiais sustentáveis. De todo modo, os tipos mais comuns são os seguintes:

  • Telhas de fibras vegetais (geralmente madeira de eucalipto);
  • Telhas feitas com garrafas PET;

telha_tetra_pak

  • Telhas feitas com uma combinação de fibras de papel, asfalto e resina;
  • Telhas feitas com alumínio prensado.

Além do materiais, os tipos de telhas também são caracterizados por apresentarem diversas cores e formatos diferentes. Aliás, alguns tipos conseguem “simular a aparência” das telhas de cerâmica de uma forma muito eficiente. Dessa maneira, o design e o valor estético das construções ganha pontos muito elegantes. Saiba mais também sobre a reciclagem do plástico.

Portanto, as telhas ecológicas são aquele tipo de material que sempre será uma bela opção para os mais variados tipos de construção. Apesar de os valores serem variados, é possível dizer que os benefícios do material compensam quaisquer aumentos de valor (embora o aumento possa não existir). Por fim, esperamos que agora você saiba que essas telhas ecológicas poderão ser uma alternativa interessante para os seus futuros projetos.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*