Painel solar fotovoltaico

Com o painel solar fotovoltaico é possível alcançar resultados muito interessantes e economizar bastante na conta de luz.

Com um painel solar fotovoltaico é possível transformar a energia do sol em energia elétrica, garantindo muita economia e mantendo níveis de eficiência muito satisfatórios. Obviamente, para poder fazer uso de um desses painéis é necessário atender a alguns requisitos e entender um pouco mais sobre o seu funcionamento.

Por esse motivo, reunimos um conjunto de informações que irá lhe ajudar a entender o que é e como um painel solar fotovoltaico pode ser utilizado da melhor forma possível. Então, não deixe de acompanhar, pois essas informações poderão ser muito valiosas.

Painel solar fotovoltaico

Quando falamos em um painel solar fotovoltaico, a primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas é aquela imagem de um telhado cheio de grandes placas. Bem, essas placas são as chamadas células. Isto é, elementos que compõem o painel e são responsáveis por captar a energia do sol.

PAINEL-FOTOVOLTAICO





Foto: SunVolt Energia Solar

Entretanto, o painel solar fotovoltaico é um sistema complexo cuja intenção é absorver a energia do sol e convertê-la em energia elétrica. Quanto mais luz o painel receber, maior será a geração de energia. Não à toa, esse sistema é muito indicado para quem se preocupa com o meio ambiente, já que a energia é limpa e vem de uma fonte renovável abundante: o sol.

Quantas placas solares para uma residência?

Como já sabemos, um painel solar fotovoltaico é formato por grandes placas, conhecidas como células. Por isso, uma dúvida muito comum diz respeito à quantidade de placas necessária para gerar energia para uma residência, de uma forma eficiente. Nesse caso, a resposta surge com uma pequena reflexão:

  • Primeiro: qual é o tamanho do telhado? Cada KWP exige uma área de 7m²;
  • Segundo: qual é a porcentagem da conta de luz que você deseja reduzir?
  • Terceiro: qual é o capital disponível para o investimento?
  • Quarto: qual é o seu consumo médio de energia?
  • Respondendo a todas essas perguntas, será possível descobrir a quantidade de painéis necessária para uma residência. E claro, um profissional do ramo irá fazer uma análise adequada à sua área e às suas intenções.

Veja também nossa matéria sobre aquecedor solar caseiro

Tamanho de uma placa solar?

Em relação ao tamanho das placas de um painel solar fotovoltaico, as medidas e as capacidades de cada placa podem variar em função de muitos fatores, modelos, etc.

Desse modo, podemos encontrar modelos com 1,60m de largura e 1m de altura, modelos com 1,95m de largura e 1m de altura, etc. Enfim, a variação, em termos de tamanho, é grande. Aliás, existem placas imensas e outras bem pequenas.

placas de energia

Foto: PicsWe

Quantos watts produz um painel solar?

Assim como existe uma grande variação em termos de tamanhos, as placas de um painel solar fotovoltaico também apresentam diferentes capacidade de geração de energia. Por isso, pontuar a quantidade exata de watts gerada por um painel é um tarefa complicada.

Além do mais, há horários em que o sol chega com mais força, fazendo o sistema atingir o seu pico. Entretanto, é bom ressaltar que a potência de um sistema guarda relação direta com a potência das placas. Dessa maneira, bastará somar as capacidades de cada placa instalada para ter uma ideia de todo o potencial de geração de energia do sistema.

Confira nossa matéria sobre como fazer adubo  orgânico caseiro

Como se faz para obter energia solar?

Por fim, cabe falarmos como a energia solar é convertida em energia elétrica. Conforme já ressaltamos, o painel solar fotovoltaico é composto por células que absorvem a energia do sol. A partir daí, a energia solar é enviada para um inversor solar que alterna a corrente contínua para alternada, deixando a energia solar igual à energia elétrica.

Com o sistema devidamente instalado, a energia convertida é levada para a rede elétrica da sua residência. Quando não há sol, a energia elétrica continua sendo utilizada e a diferença entre um tipo de energia ou o outro é imperceptível.

Portanto, com um painel solar fotovoltaico é possível alcançar resultados muito interessantes e economizar bastante na conta de luz. E mais, trata-se de um tipo de energia que não agride o meio ambiente. Felizmente, com as informações apresentadas aqui, agora você sabe como aproveitar ao máximo esse sistema tão interessante.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*