Reciclagem de plástico no Brasil

A reciclagem de plástico é um processo que pode diminuir os impactos da ação do homem no meio ambiente de forma considerável.

A reciclagem de plástico é uma das mais populares. Afinal, o número de produtos feitos com esse material é enorme. Por isso, muitas empresas já operam com foco no reaproveitamento desses produtos, por meio da reciclagem. Aliás, o plástico reciclado tem praticamente as mesmas características do plástico comum. Então, é um processo que vale muito a pena conhecer.

Pensando nisso, resolvemos reunir algumas informações relacionadas à reciclagem de plástico. Com isso, você saberá como os processos funcionam, como os produtos reciclados poderão ser usados e como você poderá fazer a sua parte em prol do meio ambiente.

Reciclagem de plástico no Brasil

Apesar de a reciclagem de plástico diminuir o impacto ambiental, a situação do nosso país não é das melhores. No ano passado, por exemplo, um estudo do Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana) pontuou que, se o processo de reciclagem fosse realizado de forma eficiente, o país poderia ter retornado R$ 5,7 bilhões para a economia.

Essas somas são astronômicas, mas muito compreensíveis, já que o plástico corresponde a 13,5% de todos os resíduos sólidos produzidos pelo Brasil. De acordo com alguns estudos, nosso país consegue dar um destino adequado para 40% dos resíduos sólidos. Isto é, ainda há um longo caminho a ser percorrido nesse sentido.

reciclagem do plastico





Foto: Zurich Termoplásticos

Reciclagem de plástico passo a passo

Agora que já conhecemos o contexto da reciclagem de plástico no país, podemos começar a compreender como acontece o processo de reciclagem. Assim, para facilitar o entendimento, podemos dividir os procedimentos em três grandes fases. Acompanhe:

  • Coleta e separação: Nessa fase são separados todos os resíduos em função do tipo de material. Cabe lembrar que há certos plásticos que não podem ser reciclados, por isso essa separação é muito importante;
  • Revalorização: Após a devida separação dos materiais, é iniciado o processo de reciclagem propriamente dito. Durante essa etapa, os produtos passam pela moagem e outros pequenos processos para poderem ser transformados em matérias-primas novamente;
  • Transformação: Para encerrar o processo, a matéria-prima adquirida na fase anterior é transformada em diversos tipos de produtos e preparada para ser reutilizada.

plástico-lixeira

Reciclagem de plástico artesanato

Quando falamos em reciclagem de plástico, o artesanato é sempre indicado como uma das possíveis reutilizações dos produtos. E mais, as peças feitas com plástico são uma das formas mais interessantes para que os usuários comuns possam garantir que os materiais sejam reaproveitados de uma forma eficiente.

Felizmente, a internet está cheia de modelos e dicas que ensinam a criar belas peças. Como destaque, podemos citar luminárias feitas com colheres de plástico, estojos feitos com embalagens de shampoo, vasos de plantas, abajures, porta-trecos e muito mais.

Realmente, no caso do artesanato, os produtos gerados chamam atenção pela criatividade. Dessa maneira, caso você tenha a intenção de reaproveitar alguns materiais, não deixe de conferir as belas ideias que a internet pode oferecer.

Reciclagem de plástico pet

Para encerrar, a reciclagem de plástico, no que diz respeito às garrafas PET, também é um dos pontos de destaque em relação a esse assunto. Nos últimos anos, o material passou a ser muito utilizado e sua produção massiva gerou muitos resíduos sólidos. Por isso, reutilizar garrafas PET pode ser uma forma muito interessante de ajudar o meio ambiente.

Dentre as muitas ideias no rol da reciclagem de plástico PET, podemos destacar os jardins verticais, mosaicos que funcionam como elementos decorativos impressionantes, luminárias, suportes para joias, organizadores, móveis, cortinas e até tijolos.

Portanto, como pôde perceber, a reciclagem de plástico é um processo que pode diminuir os impactos da ação do homem no meio ambiente de forma considerável. Com um pouco de criatividade todos podem fazer a sua parte e garantir que o números do Brasil, em relação a esse quesito, melhorem muito. Por esse motivo, esperamos que essas dicas e informações lhe tenham sido bastante úteis e esclarecedoras. Por fim, desejamos boa sorte com os seus projetos voltados a reutilizar esse material.

 

 

Reciclagem de plástico no Brasil
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*