Reciclagem e reutilização do lixo

A reciclagem e a reutilização de materiais são dois processos distintos, mas de igual importância para o cuidado e preservação do meio ambiente

Interessado em saber mais sobre a reciclagem e reutilização do lixo? Então confira essa matéria e tire todas as suas dúvidas.

Tanto a reciclagem quanto a reutilização são dois processos muito importantes para o meio ambiente, pois combatem o evitam o excesso de lixo e o desperdício de materiais e logo de recursos naturais. Mas você sabia que ambos os termos tem significados e funcionam de maneira diferente, a pesar de trabalharem para o mesmo fim.

 

Vejam como esses dois processos funcionam:

Reutilização de materiais

Quando falamos em reutilização de materiais, não é necessário que o material passe por um novo ciclo de produção, mas sim, quano um material, depois de exercer a sua finalidade é utilizado para uma outra função. Isso é amplamente feito no artesanato, que reaproveita coisas do lixo para criar novas artes.

Dessa forma você colabora para a gestão do lixo e diminui o consumo de recursos naturais, pois ao invés de comprar um produto novo, que além de contribuir para o excesso de lixo, ainda consome recursos, você reutiliza algo que já estava a mão.

Outro ponto positivo da reutilização do lixo, é que além de ser bom para o meio ambiente e o planeta, é bom para o seu bolso.

Se você gosta de reciclagem, vai querer ler essa outra matéria: Como reciclar embalagens de leite longa vida

reciclagem e reutilização do lixo





É comum confundir os processos de reciclagem e reutilização, nó vamos te explicar a diferença. (Foto: Pertè Online)

O que é reciclar

 Já a reciclagem, diferente da reutilização, envolve um novo ciclo de produção, ou seja, você envia o lixo de volta para a fábrica e eles criam um produto novo, que pode vir a ter a mesma utilidade, similar ou não.

Esse processo pode ser feito com diferentes materiais como papel, metal,vidro, tecido, plástico, componentes eletrônicos e até mesmo resíduos degradáveis

 Esse processo é muito mais sustentável e econômico do que o processo normal, além de reduzir o desperdício e reduzir a poluição do meio ambiente, através da reciclagem do lixo.

Confira em detalhes quais materiais podem e não podem ser reciclados:

como funcioman a reciclagem e reutilização do lixo

Foto: Cultivo e meio ambiente

Você também vai gostar de saber, como funciona a Reciclagem de papel e papelão no Brasil

Exemplos de reutilização do lixo

 Ainda tem dúvidas sobre reciclagem e reutilização do lixo? Então confira alguns exemplos bem simples de reutilização que vão te ajudar a entender melhor.

exemplos de reutilização do lixo

Foto: Pinterest

exemplos de reciclagem e reutilizaçao de materiais

Foto: Pinterest

exemplos de reciclagem e reutilização do lixo

Foto: Pinterest

exemplos de reutilização do lixo

Foto: Pinterest

Como você pode ver a reutilização consiste em transformar algo usado e dar a ele uma nova função.




Reciclagem e reutilização do lixo
Avalie esta matéria!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*