Reciclagem de papel e papelão no Brasil

Quer saber como funciona o processo de reciclagem do papel e do papelão e quais são os seus benefícios? Então confira essa matéria

Um conceito que vem se tornando cada vez mais popular não só no Brasil, mas no mundo todo, é a reciclagem, que tem papel fundamental na preservação de recursos naturais, bem como o meio ambiente como um todo. Mas você sabe como funciona o processo de reciclagem de papel e papelão no Brasil? Curioso para descobrir, a gente te explica.

A reciclagem do papel e do papelão é extremamente benéfica para o meio ambiente, pois reduz a poluição, impedindo o acumulo de lixo, além de gastar menos energia para a sua produção e diminuir o o consumo de recursos naturais como água e madeira.

Confira como esse processo ocorre:

Processo de reciclagem de papel





Além dos benefícios ao meio ambiente a reciclagem também gera empregos (Foto: Youtube)

Processo de reciclagem de papel no Brasil

O processo  de reciclagem do papel começa com a coleta seletiva, sendo que quanto menos contaminado por outros agentes, melhor é o papel e meno é o gasto com reciclagem.

Após a coleta o papel passa por uma triagem onde são retirados os materiais de risco, como cacos de vidro e residuos que possam ter ido junto com o papel, bem como os papeis que não servem para o processo.

Então o papel é classificado (de acordo com a sua qualidade e as substancias presentes no mesmo) e triturado, depois os pedaços são misturados a água, de forma a enfraquecer as fibras do papel. Logo após ele é lavado e peneirado com o objetivo de descontaminá-lo.

Você vai gostar: Como Fazer uma Cesta Organizadora com Papelão

Depois de peneirado o papel passa pela dispersão, onde são utilizadas temperaturas de 50ºC a 125ºC para dissolver os contaminantes.

Para finalizar são removidas as partículas de tinta que estão na superfície do produto. Porém, em alguns casos esse processo não é suficiente para chegar a cor adequada, sendo necessário fazer o branqueamento do material

Feito isso, terá uma pasta semelhante ao produto virgem, que passará pelos processos de fabricação de acordo com o produto que se pretende obter.

Reciclagem de papel e papelão no Brasil

Em média 50% do papel produzido em todo o Brasil é reciclado e é recomercializado.

Após passar pela reciclagem o material obtido é semelhante a pasta da celulose virgem, podendo passar pelos processos de produção de diferentes produtos, de acordo com o que se pretende obter.

Confira também: Rosa de Rolo de Papel Higiênico Passo a Passo

reciclagem de papel

Foto: Ecoloop

O que pode ser feito com papel reciclado

O papel reciclado pode ser transformado em diversos produtos como guardanapos, toalhas de rosto, papel higiênico, guardanapos, papéis de embrulho, sacolas, embalagens para ovos e frutas, caixas de papelão, papel para jornal e até papel para cadernos, livros, materiais de escritório, envelopes, etc.

Agora que você já sabe como funciona o processo de reciclagem de papel, deixe o seu comentário para gente, dizendo o que achou!







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*