Como reciclar embalagens de leite longa vida

Muitas pessoas tem dúvidas em relação a isso, mas as embalagens de leite longa vida são sim recicláveis

Confira como é possivel reciclar embalagens de leite longa vida e evitar o desperdício no Meio ambiente: :

As embalagens de leite longa vida foram uma grande invenção do homem, por conservar não só o leite como outros produtos por muito mais tempo e preservando a cor e a textura dos alimentos e líquidos consumidos.

Ela pode ser utilizada com quase todos os líquidos, como sucos, sopas, massa e molho de tomate, entre muitos outros.

O processo de reciclagem das caixas Longa Vida é um pouco diferente, a embalagem não é reutilizada para fazer mais embalagens, como muitos acreditam.

Como reciclar embalagens de leite longa vida

É indicado que cada pessoa separe, na sua casa, o lixo que pode ser reciclado do lixo orgânico e envie para a coleta seletiva da sua cidade. Caso ainda não haja em sua cidade, é importante que você cobre os eu prefeito para que entre em pauta essa preocupação essencial com o meio ambiente.

A reciclagem é necessária uma vez que ela protege o meio ambiente, já que permite que embalagens e produtos sejam utilizados mais de uma vez, e assim se reduzam os danos causados ao meio ambiente a ao planeta terra.

Como reciclar embalagens de leite longa vida





O artesanato com embalagem longa vida é uma excelente opção para reciclar as embalagens tetra pak’s. Foto: Milk Australia

Material das embalagens

O tetra pack, como essas embalagens são chamadas, contém várias camadas, o que permite a conservação dos diversos produtos que podem ser colocados em seu interior. Ao todo são seis camadas de três materiais diferentes: papel, polietileno e alumínio, cada uma com uma função:

O papel é responsável pela estrutura, o polietileno é responsável pela impermeabilidade entre as camadas e pela sua adesão e o alumínio, que funciona como uma barreira contra a luz e o oxigênio, que podem fazer o produto se degradas mais rápido.

Leia mais:
Ideia para Reaproveitar Caixa de Leite no Jardim
Reutilizando Caixas de Leite para Decoração

embalagem longa vida é reciclável

Foto: BorjaGirón

Como é feita a reciclagem:

Depois de realizada a coleta seletiva, as embalagens são colocadas em fardos em uma máquina que mistura água às embalagens, como em um liquidificador. As fibras do papel se separam das dos outros materiais e se transformam em papel reciclável. O plástico e o alumino são juntados e seguem para outras empresas para a sua reciclagem.

Com eles é possível fazer peças plásticas, telhas e placas, separação térmica, entre outras.

Outros métodos possíveis

Como reciclar embalagens de leite longa vida

Foto: Ecoeficientes

Além da reciclagem é possível fazer com esses materiais artesanatos na sua casa, dando outros usos e as transformando em algo útil, como por exemplo para fazer gelo, armazenar líquidos a serem congelados, como sopas, sobremesas ou chantilly. Colocar tintas para retoques na casa ou até mesmo para trabalhos escolares.

Por serem impermeáveis, podem ser usadas como vasos, porta trecos, entre outras utilidades que você poderá dar. Esse material também pode fabricar telhas, mesas de jardim, entre outros itens para a utilização do lado de fora da casa, por se tratar de um material impermeável.

Que tal reciclar embalagens de leite longa vida você mesmo? Faça sua parte e colabore com o Meio Ambiente!




Como reciclar embalagens de leite longa vida
Avalie esta matéria!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*