Reciclagem de pilhas e baterias usadas – Processo

O descarte correto de pilhas e baterias é essencial, pois do contrário elas vão parar em aterros, ficando a céu aberto e podendo poluir o solo e o ar

As pilhas e baterias são constituídas de vários metais pesados e substancias que podem fazer muito mal ao homem, como chumbo, mercúrio e zinco, além disso, essas substâncias são altamente poluentes, por isso a reciclagem de pilhas e baterias usadas é de vital importância, mas você sabe como esse processo, funciona? Ainda não, descubra.

É necessário saber que esses são materiais altamente tóxicos que podem provocar câncer e até mesmo mutações, além de várias outras doenças, porém o perigo real não se encontra no produto que está em uso, pois esse está fechado, mas sim quando ele se rompe. Por esse motivo é muito importante fazer o descarte correto desse material e mandá-lo para reciclagem.

Reciclagem de pilhas no brasil

No Brasil, a reciclagem de pilhas e baterias usadas é pouco utilizada, não apenas por esse ser um processo caro, devido a grande quantidade de metais pesados e produtos químicos, mas por que em geral as própria população faz o descarte desses itens junto com o lixo comum.

O que aumenta o risco de contaminação e de danos a saúde, por isso é importante a conscientização da população para os problemas que a má eliminação de pilhas e baterias pode ocasionar.

Atualmente no país já existem leis que regularizem o descarte e o gerenciamento desses produtos, inclusive essas leis exigem que a quantidade de substancias perigosas seja o mínimo possível, porém existem muito produtos que não estão dentro dessas normas e são comercializados de forma ilegal, sem consentimento do órgão responsável.

Você pode se interessar: Reciclagem de papel e papelão no Brasil

processo de reciclagem de pilhas e baterias





As subistâncias liberadas no descarte indevido de pilhas e baterias são extremamente tóxicas e podem causar doenças graves (Foto: Pensamento Verde)

Descarte de pilhas e baterias

O primeiro passo para a reciclagem das pilhas é o descarte correto do material, sendo este um dos principais problemas.

Isso acontece por que quando as pilhas e baterias são jogadas no lixo normal, não há nenhum cuidado específico com as mesmas e elas acabam deformadas, amassadas ou estouradas, com isso o líquido tóxico que está dentro delas acaba vazando. Esse líquido se acumula na natureza e não é biodegradável, ou seja, não é consumido com o anos e acaba poluindo toda área e contaminando o solo, bem como os lenções  freáticos, contaminando a água e prejudicando a agricultura.

Sem contar a possibilidade de se misturarem com outras substâncias, reagir com as mesmas e de liberar gases tóxicos na atmosfera.

Atualmente, existem vários pontos de coleta desse material, onde é feito o recolhimento e as pilhas e baterias são enviadas para a empresa de reciclagem. Se você tiver dúvidas de onde é o posto mais próximo a sua casa, é só perguntar no estabelecimento onde comprou o item e eles provavelmente saberão te informar.

Saiba também: Reciclagem e reutilização do lixo

reciclagem de pilhas e baterias usadas

Foto: Ecovale

Processo de reciclagem de pilhas e baterias

Depois de descartadas e recolhidas as pilhas e baterias que foram enviadas para a reciclagem são separadas de acordo com a sua composição e tem a sua cobertura removida, essa é lavada e enviada para reciclagem apropriada, dependendo do material do qual é feito.

O interior, onde se encontram os metais pesados, é triturado, o material resultante é então neutralizado, parando assim de reagir. Depis o material é prensado para separar a parte sólida da líquida e a última é enviada para uma estação de tratamento

Já a parte sólida passa por um teste químico para saber qual o metal está presente em maior quantidade na sua composição e assim é definida a cor do material. Depois essa mistura é levada ao forno com temperaturas acima 1300°C, o que dá origem a um óxido metálico inofensivo, que é vendido como corante para fabricação de vidros, pisos, cerâmicas, etc.

Gostou de saber como funciona a reciclagem de pilhas e baterias usadas? Então deixe o seu comentário aqui para gente.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*