Práticas sustentáveis no Brasil: exemplos nas empresas, escolas, agricultura

As práticas sustentáveis são muito discutidas, nos dias de hoje, em locais como escolas, empresas e em outros locais públicos e privados.

Exercer esse tipo de ação é muito importante para as empresas, pois ajudam o meio ambiente e também os locais que a praticam.

Nesse artigo iremos conhecer o conceito de práticas sustentáveis e alguns exemplos dessas práticas em empresas, no dia a dia das pessoas, nas escolas e em outros locais.

O que são práticas sustentáveis?

As práticas sustentáveis são ações que visam reduzir os impactos ambientais do homem perante a natureza, diminuir os custos de produção e consequentemente favorecer e gerar lucros para as pequenas, médias e grandes empresas.

praticas sustentaveis para o meio ambiente

Esses lucros podem ser obtidos de maneiras distintas, inclusive com o reaproveitamento ou venda de itens que antes eram considerados rejeitos, impactando de forma positiva no meio ambiente, pois reduz o número de resíduos descartados na natureza.

As empresas que adotam as práticas sustentáveis só têm vantagens, pois a medida que os anos passam, mais pessoas têm consciência do conceito de sustentabilidade e procuram por produtos que valorizem esse tipo de atividade.

Dessa forma, podemos dizer que as práticas sustentáveis são essenciais para o equilíbrio do planeta terra, pois reduzem significativamente a poluição e o desperdício.

Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas

Como mencionado anteriormente, na maioria dos casos, as práticas sustentáveis estão fortemente relacionadas com as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Algumas dicas e exemplos dessas práticas no dia a dia de uma empresa são:

  • Coleta de resíduos: estabeleça a coleta de resíduos em toda a empresa, pois a correta destinação dos resíduos proporciona muitos pontos positivos para empresa do ponto de vista ambiental, social e econômico. Uma das melhores maneiras de adotar as medidas de coleta seletiva de resíduos é com a implantação de lixeiras separadoras, dessa forma as pessoas conseguem visualizar com clareza os locais corretos de descarte. Outra medida importante para que a prática seja eficiente é a conscientização dos funcionários para que isso seja algo natural do dia a dia.
  • Painéis fotovoltaicos: as empresas costumam gastar muito energia elétrica e uma maneira de economizar com a energia é através da instalação de painéis fotovoltaicos.
  • Lâmpadas: troque todas as lâmpadas da empresa por modelos econômicos, pois elas podem economizar até 60% a energia e reduzir consideravelmente a emissão de poluentes na atmosfera.
  • Reduza o número de materiais descartáveis: forneça aos funcionários copos ou garrafas personalizadas para que cada pessoa tenha seu próprio copo e assim reduza o número de descartáveis na empresa.
  • Ar condicionado: caso sua empresa faça uso desse tipo de refrigeração, escolha um local adequado para a instalação do mesmo, evitando locais que tenham contato direto com o sol e faça as manutenções periódicas do aparelho para seu bom funcionamento.
  • Reduza a quantidade de papel: prefira arquivar documentos e informações em meios digitais, além de serem mais seguros, eles ocupam menos espaço físico e ajudam a natureza.

Práticas sustentáveis no dia a dia da população

Embora muitas pessoas pensem que as práticas sustentáveis são exclusivas das empresas, isso não é verdade. Todas as pessoas podem fazer sua parte nesse tipo de atividade.

Práticas sustentáveis com reciclagem em casa

Algumas ações que as pessoas podem tomar no seu dia a dia para ajudar o planeta terra são:

  • Economizar energia elétrica: tomar banhos rápidos, desligar aparelhos das tomadas, manter acessas somente as lâmpadas realmente necessárias, fechar bem a porta da geladeira e outras ações.
  • Sacolas plásticas: evite o uso de sacolas plásticas no supermercado por exemplo e opte pelas sacolas reutilizáveis.
  • Coleta seletiva: faça a separação do lixo em sua casa, pois assim é possível reciclar muitos materiais e reduzir o número de resíduos na natureza.
  • Evite andar de carro: ande de carro somente o necessário para que a emissão de gases poluentes possa ser reduzida. Caso você use muito seu carro, mantenha a revisão em dia.
  • Reutilize materiais sempre que possível.
  • Evite o uso de papeis, pois quanto mais papeis são usados, mais árvores são derrubadas e consequentemente a qualidade da água e do ar que respiramos é afetada.

Práticas sustentáveis na escola

Assim como no dia a dia das pessoas em suas casas, nas escolas as práticas sustentáveis são bem semelhantes.

Dentre as práticas mais vistas nas escolas que praticam esse tipo de atividade podemos observar a coleta seletiva de lixo com o uso das lixeiras adequadas, reutilização de materiais, consumo consciente de água, campanhas de plantio de árvores, teatros e palestras sobre conscientização da sustentabilidade, substituição do papel por arquivos digitais e outros.

Práticas sustentáveis na agricultura

A agricultura está diretamente ligada com as práticas sustentáveis, pois utiliza recursos naturais para gerar lucros e frutos.

Por precisar constantemente da natureza, é um tipo de área que precisa valorizar esse tipo de ação.

Assim como em outras áreas comerciais, educacionais e sociais, a agricultura precisa tomar medidas sustentáveis para ajudar o planeta terra e reduzir os danos que suas atividades geram na natureza.

Algumas das práticas sustentáveis mais vistas na agricultura são:

  • Reutilização da água da chuva: esquema feito pelos agricultores onde a água das chuvas é utilizada para a irrigação das plantações ou até mesmo para hidratar os animais do campo.
  • Compostagem: nesse tipo de prática sustentável os agricultores criam seu próprio adubo através de resíduos orgânicos gerados em sua própria casa por exemplo.
  • Energia solar: assim como nas grandes empresas, os painéis de energia solar são ótimos aliados na economia de energia o que provoca efeitos positivos na natureza.
  • Controle de queimadas: embora seja uma boa opção de limpeza de espaços, as queimadas não são indicadas pois geram emissão de muitos gases poluentes.
  • Reflorestamento: caso seja necessário derrubar árvores em alguns locais para realizar o plantio, procure fazer o reflorestamento em outras áreas.
  • Descarte correto dos resíduos: assim como na coleta seletiva, todos os resíduos possuem destino final pré determinados. Procure sempre saber a forma correta de descartar todos os tipos de materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.