Coleta seletiva de lixo – O que é, como funciona

A implementação coleta seletiva é uma obrigação dos municípios e suas metas devem constar nos planos nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos

Hoje nós iremos explicar um pouquinho sobre a coleta seletiva de lixo, o que é e como funciona, assim você pode ajudar no processo de reciclagem e a cuidar do meio ambiente.

Uma dúvida muito comum sobre coleta seletiva é a diferença entre ela e a logística reversa. Na primeira, você apenas vai separar o seu lixo, para que ele seja coletado e reciclado, já a segunda é uma obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns tipos de produtos, de criar formas para que depois do uso esses produtos voltem para as fábricas e ao ciclo produtivo ou sejam ambientalmente descartados, essa regra serve para produtos como pneus, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros.

Quer saber mais, continue lendo:

O que é coleta seletiva de resíduos sólidos

Na coleta seletiva, você separa o seu lixo de acordo com a sua composição e o coloca em recipientes diferentes, para que cada um deles tenha o destino adequado.

Dessa forma você separa o material para reciclagem dos resíduos orgânicos e do lixo que não pode ser reutilizado ou reciclado.

Esse processo pode ser feito por qualquer pessoa, em sua residência, mas também por empresas, porém é importante que após a separação o lixo seja recolhido da forma adequada.

Você também vai gostar de saber como funciona: Reciclagem de pilhas e baterias usadas – Processo

Coleta seletiva de lixo





A coleta seletiva é um passo muito importante para garantir a reciclagem de resíduos (Foto: Setor Reciclagem)

Importância da coleta seletiva

Além de ser extremamente vantajoso para o meio ambiente, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo e poluição, a coleta de lixo pode ser uma ótima fonte de renda e empregos, sendo muito bom para a economia. Isso porque para que esses materiais sejam reciclados envolve todo um sistema e cada tipo de material passa por um processo industrial diferente, de acordo com a sua composição.

A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem, pois permite o processamento mais fácil desses materiais, não deixando que eles se misturem e até mesmo estraguem uns aos outros e façam com que se tornem inviáveis para a reciclagem.

Outra matéria que pode te interessar: Reciclagem e reutilização do lixo

Coleta seletiva cores

Para facilitar a identificação dos itens para a coleta seletiva, a separação dos materiais é feita por cores, juntamente com o símbolo da reciclagem:

  • Amarelo – metais
  • Verde – vidros
  • Azul – papéis
  • Vermelho – plásticos
Coleta seletiva como funciona

Foto: Cultivo e meio ambiente




Coleta seletiva de lixo – O que é, como funciona
Avalie esta matéria!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*