Search

Prateleira para livros com caixote e paletes

Uma prateleira para livros pode ser ao mesmo tempo, um móvel útil e um ornamento para o seu cômodo. Livros são itens de valor inestimável, portanto, merecem um suporte especial para acomodá-los. Contudo, as lojas de móveis e decoração não são a única opção para se ter uma peça destas em casa.

Com a popularização dos ideais de sustentabilidade a decoração doméstica tem ganho novos ares. Com isso, materiais que antes seriam descartados são utilizados com intensa criatividade na geração de peças úteis e bonitas. A união do artesanato com a reciclagem é capaz de gerar infinitas possibilidades.

Caixotes e paletes de madeira, comumente usados em feiras, são materiais coringa para este fim. Camas, sofás, base para hortas, mesas, puffs e sim, até mesmo prateleiras podem ser feitas com este material. Basta um pouco de habilidade e imaginação para criar uma bela peça, útil e única.

Prateleira para livros com caixotes

Os caixotes são literalmente caixas de madeira utilizadas para armazenar e expor alimentos em feiras. Geralmente a umidade lhes dá um aspecto repulsivo pelo escurecimento do material. Entretanto, essas caixas, devidamente higienizadas e ornamentadas podem se tornar belas prateleiras para livros.

Leia também sobre prateleira de madeira que também é bem legal!

livros para crianças

(Foto: Pin de Eraldo Emídio)

Empilhadas no chão, presas à parede, dispostas sobre outro móvel, a versatilidade é incrível. Além disso, elas são muito fáceis de manusear e serem aderidas umas às outras. A resistência de seu material também lhes permite suportar livros de maior espessura que outras peças mais delicadas.

decoração com caixotes

(Foto: @decor_pins)

canto de leitura

(Foto: Túlio Chaves)

armário de livros em pé

(Foto: Pin de Dhiulia Alves)

porta livros de  caixotes

(Foto: Pin de Carolina Carvalho)

prateleira para livros

(Foto: @blogdamivi)

prateleiras para livros de caixotes

(Foto: @mara_leiasilva)

cantinho para livros

(Foto: @nosso_127)

prateleiras de caixote de feira

(Foto: @leticiadenobrega.arq)

prateleiras de caixotes

(Foto: @inspireedecore)

Ideias de prateleira para livros com paletes

O palete é um estrado feito de madeira, metal ou plástico e é usado para suster a movimentação de cargas. Entretanto, é a versão em madeira que vem sendo utilizada na fabricação de peças para decoração. Como prateleiras para guardar livros ele oferece imensas possibilidades.

Leia também sobre prateleira de tubo de papelão.

Eles podem ser usados como peça única ou dispostos vertical ou horizontalmente. Além disso, podem ser presos à parede montando-se diversos jogos com variados tamanhos de peças individuais. O chão também pode ser uma opção, com o tratamento adequado o palete vira uma peça chamativa.

prateleira artesanal par alivros

(Foto: Pin de Sue Edwards)

estante de parede rustica

(Foto: Denisa Louženská)

prateleira para livros na parede

(Foto: Pin de philip thompson)

prateleiras de livros feita de pallet

(Foto: Pin de Rosa Maria)

Prateleiras para livros infantis

Prateleira para livros no quarto das crianças são uma ótima opção para decorar e manter os livros organizados. Seja usando os caixotes ou os paletes o ideal é abusar da criatividade investindo em cores e arranjos otimizados. No quarto dos pequenos se pode brincar e ousar bastante com as formas e disposição.

Entretanto, é preciso cuidado para escolher materiais sempre atóxicos a serem usados na transformação do material. Crianças podem ser mais sensíveis a determinadas tintas e vernizes, por exemplo. Assim, basta atenção, carinho e criatividade para incluir uma peça bem original no quarto dos pequenos.

estante de livros infantis

(Foto: Pin de Dawn Sauber)

estante de livros colorido

(Foto: PIn de Roselena Horta)

cantinho da leitura

(Foto: Pin de Marie Ketty Raynier)

Cantinho da leitura para crianças

(Foto: Pin de Núbia Assis)

Sugestões de prateleiras para livros de parede

Nas paredes dos cômodos é preciso se atentar ao ambiente antes de escolher seu tipo de prateleira. Portanto, se o espaço já possui muita informação, pesar no arranjo de prateleiras pode não ser ideal. Por outro lado, se o estilo do ambiente é mais clean sua prateleira pode bem se destacar no ambiente.

Prateleiras feitas de caixotes e paletes conferem um ar de rusticidade encantador. Mesmo em meio a um ambiente clássico elas conseguem não destoar e incrementar o ambiente de forma adequada. A cor, o verniz, a disposição das peças, tudo vai depender de criatividade e bom senso.

expositor de livros

(Foto: Pin de Antonio Carlos)

prateleiras suspensas

(Foto: Pin de Verônica Ribeiro)

prateleira de livros

(Foto: Pin de Melissa Jiménez)

suporte para livros de pallet

(Foto: Pin de Jose Simoes)

estante de livros artesanal

(Foto: Pin de Yanny Escalona)

prateleira de livros personalizada

(Foto: Pin de Daniele Naiara)

prateleira de livros rustica

(Foto: Pin de Luzinete Alves Lima )

prateleiras feitas de pallet

(Foto: Pin de Sandra Teixeira)

Como fazer prateleiras para livros passo a passo

A ideia de fazer prateleira para livros não demanda complexidade nem gastos excessivos. Por isso, o resultado final comprova que vale a pena aderir à sustentabilidade na hora de decorar a casa. O uso dos caixotes, por exemplo, colabora evitando derrubamento de mais árvores.

Acompanhe abaixo como fazer uma prateleira usando caixotes de madeira. Veja os materiais necessários:

  • 04 caixotes de madeira;
  • Rolo de pintura;
  • Parafusadeira e parafusos avulsos;
  • Esponja;
  • Tinta PVA, branca e outra de sua escolha para a cor final da peça;
  • Verniz acrílico fosco;
  • Detergente;
  • Lixa n 100;
  • 4 rodízios acrílicos.

Modo de fazer:

Para começar use a lixa para polir todos os caixotes. Desta forma a tinta adere melhor e elimina-se possíveis farpas na madeira.

Com a esponja remova toda a poeira do lixamento, cuidando para que a esponja esteja seca.

Agora é preciso fazer um fundo preparatório para que o caixote receba a tinta de cor de sua escolha. Portanto, é preciso dar uma demão de tinta PVA branca em toda a superfície dos caixotes. Use o rolo de pintura.

Após secagem aplique duas demãos da tinta com a cor escolhida. Após secar completamente use o verniz para impermeabilizar.

Escolha quais caixotes ficarão como base e fixe os rodízios com uso dos parafusadeira e fixação dos parafusos. Um rodízio em cada canto.

Agora basta apoiar os demais caixotes sobre os que serão a base.

Leia mais:

Os caixotes costumam ficar firmemente apoiados uns sobre os outros sem cair. Porém, se você possui crianças ou pets em casa e quer mais segurança, fixe todos uns aos outros.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*