O que é compostagem e como fazer em casa

Aprenda o que é compostagem, como fazer em casa esse processo e seus benefícios para o meio ambiente.

O que é compostagem?” é uma pergunta muito comum que é feita por aqueles que estão preocupados com o meio ambiente. Essas pessoas desejam dar suas contribuições para promover diversas melhorias no meio ambiente, reaproveitando o lixo orgânico.

Sendo assim, neste post, além de explicarmos o que é compostagem, falaremos sobre alguns benefícios dessa prática e daremos outras informações para ajudar a todos que estão preocupados com o meio ambiente. Portanto, não perca essa oportunidade de adquirir conhecimentos que, certamente, irão lhe ajudar a salvar o nosso planeta.

O que é compostagem?

Para entendermos o que é compostagem, é imprescindível que saibamos diferenciar o lixo orgânico do inorgânico. Afinal, os materiais inorgânicos, ou seja, aqueles produzidos pelo homem, devem passar por processos de reciclagem diferenciados, enquanto a matéria orgânica pode ser aproveitada pela natureza e, por consequência, pelo processo de compostagem.

Assim, podemos dizer que a compostagem é uma espécie de processo de reciclagem da matéria orgânica, que, com o apoio de algumas técnicas, torna possível a geração de um adubo natural passível de ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas.

compostagem





Foto: Revista Globo Rural

Como fazer compostagem orgânica

Agora que já sabemos o que é compostagem, podemos começar a falar sobre a forma de se realizar o referido procedimento. Nesse caso, o processo mais simples, pode ser feito seguindo os seguintes passos:

  • Para iniciar a compostagem, será necessário separar uma área específica para os procedimentos;
  • Depois, será necessário coletar resíduos orgânicos. Frutas, legumes, grãos, sementes e verduras são excelentes exemplos;
  • Para criar a infraestrutura, serão necessárias três caixas plásticas que serão empilhadas uma em cima da outra. No caso das composteiras domésticas, a estrutura já estará pronta;
  • A caixa de cima deve possuir uma tampa e as duas caixas superiores deverão ser furadas em suas áreas inferiores para permitir a comunicação entre as caixas. Nesse caso, a última caixa será o reservatório de todos os resíduos.
  • A caixa superior deverá ser forrada com serragem, folhas secas ou galhos. Acima desse forro, terra, com minhocas ou não, deverá ser espalhada. Logo acima, os resíduos orgânicos deverão ser espalhados e cobertos por outra camada de serragem, folhas e galhos.

Com esses passos, o seu processo de compostagem orgânica estará pronto. Lembre-se de sempre realizar novos depósitos de lixo orgânico em uma escala diária.

Compostagem doméstica e seus benefícios

A compostagem é um procedimento bem simples. Por esse motivo, muitas pessoas insistem em realizá-lo em suas próprias casas. Para tanto, elas fazem uso das chamadas composteiras domésticas, que reproduzem a estrutura que apresentamos acima, de uma forma mais compacta.

Como não poderia deixar de ser, os benefícios da prática em um ambiente doméstico também são excelentes, já que, com uma simples composteira doméstica, é possível aproveitar todos os alimentos ao máximo, reduzir a quantidade de lixo, produzir adubo orgânico e, melhor ainda, contribuir para atenuar muitos problemas ecológicos.

o que é compostagem

Foto: Enversys

Como funciona uma Usina de compostagem?

Por fim, agora que sabemos o que é compostagem e como realizar o processo, resta-nos falar sobre as usinas de compostagem e sobre como elas têm um papel crucial na preservação do meio ambiente. Em linhas gerais, essas usinas são versões expandidas das composteiras que apresentamos. Isto é, elas reaproveitam o lixo orgânico e produzem adubo em larga escala.

No entanto, cabe ressaltar que, através do processo de coleta seletiva, o trabalho dessas usinas pode ser facilitado pelas pessoas em seus lares. Desse modo, os serviços de coleta levarão todos os resíduos para as usinas que, realizando um processo de manipulação do lixo, produzirão o adubo natural através dos resíduos descartados pelas pessoas.

Portanto, neste post, além de explicarmos o que é compostagem, apresentamos algumas informações para que você possa criar sua própria composteira ou ajudar a potencializar o trabalho das usinas de compostagem, através da coleta seletiva. Por fim, esperamos que as dicas apresentadas tenham sido úteis e que você consiga fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente.

O que é compostagem e como fazer em casa
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*