O que é Lixo Orgânico? Reciclagem e Como Descartar

Aprenda tudo sobre lixo orgânico, o que é, para que serve, como reciclar e muito mais! A matéria de hoje te trará muitos esclarecimentos sobre isso.

Saber o que é lixo orgânico, e como diferenciá-lo do lixo inorgânico, é um dos primeiros passos a serem seguidos por aqueles que desejam tomar atitudes para reciclar materiais e cuidar do meio ambiente. Felizmente, as denominações e explicações são bastante simples.

Sendo assim, neste post, além de definirmos o que é lixo orgânico, apresentaremos alguns exemplos e formas de promover uma coleta mais eficiente desse tipo de resíduo. Portanto, se você tem suas preocupações com o meio ambiente e deseja saber um pouco mais sobre alguns processos de reciclagem, não deixe de conferir.

O que é e para que serve lixo orgânico

Como dissemos, saber o que é lixo orgânico e como diferenciá-lo do inorgânico é essencial para que os esforços na coleta, e na reciclagem, não sejam desperdiçados. No entanto, a explicação é bem simples. Afinal, como o nome sugere, o lixo orgânico é todo resíduo que tem origem natural. Isto é, resíduos de coisas produzidas pela natureza e não pelo homem, como é o caso dos produtos inorgânicos.

Obviamente, como se trata de um tipo de lixo, a coleta desses materiais deve ser feita de acordo com as normas definidas pelos órgãos responsáveis pelo saneamento básico e pelo tratamento do lixo. E claro, esse tipo de lixo também pode ser reaproveitado. Como é o caso do chamado biogás e do adubo natural utilizado na agricultura.

Lixo orgânico





O Lixo orgânico são resíduos de coisas produzidas pela natureza e não pelo homem Foto: Acmor

Tipos de lixo orgânico

Agora que já sabemos o que é lixo orgânico, podemos começar a diferenciá-lo. Nesse caso, os tipo de lixo orgânico guardam relação com suas origens. Para ilustrar, confira alguns exemplos abaixo:

  • Restos de alimentos: Nesse grupo incluímos restos animais, vegetais, etc. (carnes, frutas, legumes, vegetais, ossos, entre outros);
  • Dejetos humanos: Nesse grupo incluímos todos os dejetos produzidos pelo ser humano de forma natural;
  • Outros materiais orgânicos: Madeira, sementes, cascas de ovos, etc.

Enfim, com esses exemplos já é possível fazer ideia de que o lixo orgânico pode ser segregado de diversas formas. Lembrando que a característica de ser algo natural deve sempre se mantida.

O que fazer com lixo orgânico e como é reciclado

O lixo orgânico, assim como todos os outros tipos de resíduos, demanda alguns cuidados em relação à sua coleta. Assim, é imperativo que o lixo orgânico seja separado do inorgânico. Desse modo, o serviço público de coleta de lixo terá maior facilidade para levar os resíduos para os destinos corretos.

Nesse caso, o destino costumeiro é o que chamamos de aterro sanitário. Nesses locais, o lixo é preparado de forma que, mesmo com o processo de decomposição, ele possa ser reaproveitado e, melhor ainda, de um modo que as substâncias tóxicas não poluam o solo, as águas subterrâneas e os rios.

Além disso, a decomposição do lixo orgânico gera gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Em contrapartida, esses mesmos gases podem ser utilizados como matéria prima para a produção do biogás. Alias, como já foi dito, os materiais em decomposição também passam por um processo de tratamento, a fim de gerar adubo natural para ser utilizado na agricultura.

lixo orgânico reciclagem

Foto: Biocomp

Coleta Seletiva do lixo orgânico

Por fim, podemos ressaltar que o lixo orgânico pode, e deve, ser separado através do processo de coleta seletiva. No entanto, como existem diversos tipos de lixo dentro do rol dos lixos orgânicos, a sugestão é que se separe o material orgânico vegetal do animal e os dejetos humanos de todo o resto.

Além disso, outras recomendações incluem as chamadas composteiras domésticas, que são embalagens especiais feitas para a coleta e a separação do lixo vegetal, que geralmente é o menos prejudicial e pode ser reciclado em casa.

Portanto, neste post fizemos o possível para lhe explicar o que é lixo orgânico, dando alguns exemplos práticos e explicando alguns processos de reciclagem. Enfim, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe tenham sido úteis e que você consiga fazer a sua parte para ajudar a natureza.

O que é Lixo Orgânico? Reciclagem e Como Descartar
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*