Lixo inorgânico: O que é e como pode ser reciclado

A reciclagem é a forma mais eficiente de garantir que o lixo inorgânico possa ser reaproveitado.

Assim como o nome sugere, o lixo inorgânico, é aquele que foi produzido através de procedimentos não naturais. Isto é, materiais desenvolvidos através da ação direta do homem. Assim, por conta dessas características, em muitos casos, a natureza não consegue promover a absorção eficiente desses elementos, e os resíduos se acumulam de forma nociva para todos.

Portanto, neste post iremos falar sobre o lixo inorgânico e as formas de promover a reciclagem dessa classe de resíduos de forma eficiente. Com isso, se você também é um dos indivíduos que se preocupam com a natureza, você conseguirá obter informações valiosas.

O que é lixo Inorgânico

Em nossa introdução, deixamos claro que o lixo inorgânico é aquele material que não teve origem na natureza, ou seja, ele contou com a ação do ser humano para passar a existir. Como são itens variados e de uso comum, a quantidade de lixo inorgânico produzido todos os dias é assustadora.

Pense bem, todos os dias, residências, comércios, indústrias, geram resíduos como latas de alumínio, garrafas PET, sacolas de plástico, papelão e outros elementos. Já que esses materiais são inorgânicos, a natureza tem muita dificuldade em absorvê-los, ou seja, muitos deles não são biodegradáveis.

Desse modo, descartar esse tipo de material de uma forma correta é essencial para evitar o acúmulo de lixo e outros problemas de ordem ecológica. Aliás, jamais se esqueça de que o acúmulo de resíduos pode atrair bactérias, fungos e animais, como os ratos, que podem ser altamente nocivos para os seres humanos.

lixo inorgânicos





Foto: Dr. Lava Tudo

Como pode ser reciclado o lixo inorgânico?

Poucas atitudes são tão benéficas para o meio ambiente quanto a reciclagem. Afinal, se foi o ser humano quem produziu tanto lixo inorgânico, a responsabilidade de reciclar todo esse material de forma correta também é dele.

De modo geral, o lixo recolhido pelos “caminhões de lixo” são levados para um “lixão” ou aterro sanitário. Lá, o lixo passa por um processo de triagem no qual irão ser separados os itens passíveis de reciclagem. Nesse caso, é imperativo que cada indivíduo assuma a responsabilidade de separar as classes de resíduos que ele gera. Isto é, lixo inorgânico e orgânico devem ser segregados.

Além disso, cabe ressaltar que diversos materiais podem ser reaproveitados. Desse modo, garrafas PET, latas de alumínio e papelão, por exemplo, poderão ser transformados em itens de grande serventia para a humanidade e, como “bônus” ajudam a retirar o “peso” colocado sobre o meio ambiente.

Coleta lixo inorganico

Foto: Internet

Exemplos e solução de reciclagem de lixo inorgânico

Como dissemos, a reciclagem é a forma mais eficiente de garantir que o lixo inorgânico possa ser reaproveitado e, melhor ainda, de evitar que o meio ambiente seja prejudicado.

Um bom exemplo de procedimento eficiente de reciclagem acontece com diversos tipos de papel. Nesse caso, esses itens passam por um processo de desfibramento a fim de serem transformados em diversos produtos, como cadernos, folhas e, até mesmo, o papelão. Aliás, existem meios de realizar a reciclagem do papel de forma caseira.

Outro grande exemplo, é a separação magnética dos metais, que permite que a coleta seja ainda mais eficiente e, após diversos procedimentos de fundição, gere uma nova serventia para os produtos de metal criados ao longo do processo.

Por fim, podemos ressaltar a larga utilização de garrafas PET na composição de materiais de construção. Pois é! Através de uma “fórmula” feita com pequenos flocos de garrafas PET e areia, diversos tijolos podem ser criados e o material apresenta um custo muito menor do que o tijolo tradicional. Enfim, superinteressante.

Portanto, neste post falamos sobre o lixo inorgânico e diversos assuntos relacionados a essa temática. Assim sendo, esperamos que as informações encontradas aqui lhe ajudem a tomar consciência do grande impacto desses resíduos no meio ambiente e, obviamente, lhe ajudem a adotar um postura mais ecologicamente correta.

reciclagem de lixo inorganico

Foto: Informar e Reciclar

Lixo inorgânico: O que é e como pode ser reciclado
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*