Cooperativa de Reciclagem: O que é, qual a importância, como funciona

As cooperativas de reciclagem possuem uma papel muito importante na sociedade e precisam ser valorizadas, entenda por quê.

Você sabe o que é uma cooperativa de reciclagem e qual a importância dela na sociedade? Pesquisas apontam que o Brasil vem batendo recorde a cada ano em relação a quantidade de lixo produzida no país.

São cerca de 80 milhões de resíduos sólidos ao ano, o que o faz estar entre os maiores produtores de lixo no mundo.

E o processo de reciclagem é indispensável para população, uma vez que transforma materiais descartados em matéria prima.

Mas afinal qual o papel da cooperativas de reciclagem? Descubra a seguir:

O que é cooperativa de reciclagem?

Antes de falarmos da importância, é preciso que você entenda o que é realmente uma cooperativa.

O lixo que é produzido e descartado diariamente é coletado pelos catadores de lixo. As cooperativas reúnem essas pessoas para dar andamento ao processo de reciclagem desses materiais.

Os participantes dessas cooperativas tratam os materiais recicláveis da maneira adequada e vendem para as grandes empresas que realizam o reaproveitamento.

cooperativa de reciclagem





Cooperativa de Reciclagem da CT Irajá (Foto: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)

Importância das cooperativas na sociedade

Imagine se toda essa quantidade de lixo permanecesse na natureza? Com o trabalho das cooperativas há uma redução significativa do lixo das ruas, aterros e lixões a céu aberto. Além disso, reduz a necessidade de retirada de mais recursos naturais, enfim, há um ciclo de preservação da natureza.

Para os catadores de lixo, as cooperativas proporcionam uma atividade coletiva, que diminui a carga de trabalho e aumenta a produção, que consequentemente aumenta o lucro dos trabalhadores.

Leia mais: Latas Decoradas: 18 Ideias, Como Fazer Passo a Passo, Dicas

Como funciona uma cooperativa

O lixo que é recolhido pelos catadores junto com o que é recebido através de contribuição passa por um processo de triagem – coleta seletiva – onde são divididos por material, como por exemplo, jornal, papel colorido, papel branco, vidro, papelão, plástico, entre outros.

Essa separação é muito rigorosa e perigosa, porque nesse momento os trabalhadores podem se cortar ao manusear vidros e metal.

Após o processo de seleção, os materiais são levados para a fase de prensagem na máquina, que facilita o transporte até o local da venda.

O lucro é dividido igualmente entre todos no final do mês e varia de acordo com a produção e venda. Mas em geral, a rotina é bem cansativa e o retorno é baixo.

cooperativa de reciclagem importancia

(Foto: Ensaios de Gênero)

Saiba ainda: Decoração de Casas com Reciclagem: 16 Ideias de Artesanatos, Como fazer

Outro ponto que não se pode ignorar é que esses trabalhadores são desvalorizados na sociedade e não recebem recursos financeiros para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

De acordo com estudos sobre o assunto, o Brasil perde aproximadamente R$ 8 bilhões por ano com a falta de coleta e reciclagem de materiais.

Se a população fizer a sua parte e contribuir com as cooperativas de reciclagem estará ajudando não só o meio ambiente, mas também a vida dessas pessoas.

Por isso, informe-se sobre as cooperativas de reciclagem que existem na sua cidade e contribua separando materiais recicláveis que saem da sua casa. As cooperativas ajudam a gerar empregos!

Cooperativa de Reciclagem: O que é, qual a importância, como funciona
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*