Lareira ecológica: como funciona

Uma lareira ecológica pode ser uma opção muito interessante para quem deseja aquecer um local sem prejudicar o meio ambiente.

Ao optar pela utilização de uma lareira ecológica, as pessoas conseguem obter os benefícios inerentes às lareiras tradicionais, mas o impacto ambiental, causado pela emissão de CO2, é suprimido de uma forma muito eficiente. Isto é, o funcionamento dessas lareiras é o mesmo, sem prejudicar o meio ambiente.

Sendo assim, para lhe apresentar a lareira ecológica, como ela funciona e como você pode fazer uma, criei um pequeno guia com todas as informações mais importantes sobre essa peça que vem se tornando cada vez mais popular. Então, se você tem o interesse de adquirir uma dessas lareiras, não deixe de acompanhar as informações que eu separei para você.

O que é uma lareira ecológica?

Bem, como o nome sugere, uma lareira ecológica é um equipamento utilizado para aquecer os ambiente, assim como as lareiras tradicionais. No entanto, sua principal característica é não precisar de lenha para funcionar. Consequentemente, sem a queima da lenha, a lareira não gera gás carbônico (CO2), evitando impactos no meio ambiente.

Além dessa característica tão peculiar, uma lareira ecológica costuma ter uma aparência elegante, o que faz o elemento funcionar como uma bela peça decorativa. Seu funcionamento é à base de etanol e muitos especialistas afirmam que esse é o tipo de lareira ideal para países tropicais, como é o caso do Brasil.

lareira ecológica





Foto: Fire Design Brasil

Enfim, trata-se de uma lareira de fácil instalação, de grande praticidade e  eficiência, ou seja, temos aqui uma opção muito mais interessante, quando comparada às lareiras tradicionais.

Veja também nossa matéria sobre telhas ecológicas!

Como funciona a lareira ecológica

Falando sobre o funcionamento da lareira ecológica, podemos dizer que a peça funciona como as peças que ficam embaixo das travessas dos buffets de restaurantes self-service (peças que mantem a comida aquecida).

lareira ecologica alcool

Foto: Phasmida

Fazendo uso do etanol, que é um tipo de álcool cuja queima não gera fumaça ou poluentes, as lareiras ecológicas são compostas por uma caixa de inox chamada queimador. Com a combustão do álcool dentro desse queimador, uma chama é liberada e, dependendo do tipo de lareira, o fogo pode ficar aceso por até 20 horas, sem interrupções.

Melhor ainda, o álcool utilizado pode ser do tipo 92,8%, que é facilmente encontrado em supermercados ou farmácias. Isso faz com que a lareira ecológica seja, além de benéfica para o meio ambiente, muito fácil de ser mantida. E sim, a chama é bem eficiente, embora o potencial de aquecimento varie em função de cada modelo.

Lareira ecológica, como fazer

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma lareira ecológica, posso lhe apresentar um passo a passo que irá ensinar como fazer a sua própria lareira. Contudo, cabe destacar que, mesmo sendo possível fazer a sua lareira, em alguns casos, será necessário recorrer a certos profissionais (como soldadores ou serralheiros) para customizar os produtos ainda mais. De qualquer modo, acompanhe:

  • Para começar, você deve ter um queimador. Como eu havia dito, aquela peça que fica embaixo das travessas dos buffets é muito semelhante e pode ser usada. Caso você queira algo mais ajustado, será necessário ir até uma serralheria;
  • Defina o tamanho da sua lareira. Se você já tiver o queimador pronto, não haverá necessidade, mas, se for customizar a peça, será necessário apresentar as características do projeto para o profissional responsável pela construção do queimador;
  • Com o queimador pronto, defina o local onde você irá posicionar a sua lareira ecológica;
  • Para encerrar, prepare alguma espécie de acabamento para assentar o queimador. Geralmente, são utilizadas peças de madeira bruta, para dar um ar mais rústico à peça.

Confira esse vídeo do canal da Lili Ferreira:

Portanto, uma lareira ecológica pode ser uma opção muito interessante para quem deseja aquecer um local sem prejudicar o meio ambiente (confira os danos do impacto ambiental no Brasil). Felizmente, o produto também é muito fácil de ser confeccionado, exigindo apenas que o queimador atenda aos requisitos de funcionamento da peça. Por fim, espero ter lhe ajudado e desejo que o seu inverno seja bem quentinho com a sua nova lareira ecológica.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*