Instrumentos musicais reciclados: 8 ideias fáceis de fazer

Você já ouviu falar de instrumentos musicais reciclados? Fazer instrumentos musicais a partir de materiais acessíveis é uma boa maneira de iniciar a introdução musical, especialmente no desenvolvimento infantil.

Veja também: Pandeiro com material reciclado para educação infantil

Qual o objetivo de trabalhar música na educação infantil?

As crianças já emitem sons antes mesmo de começarem a falar de forma clara. Elas balbuciam, tentam reproduzir outros sons que ouvem e batem palmas ou batem por cima de objetos, reproduzindo um movimento de batuque. Todos esses movimentos contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo.

Confira ainda: Bilboquê de garrafa PET: como fazer os modelos sapo e tubarão

A música também é uma forma de se expressar e comunicar. Portanto, o estímulo na infância é importante porque incentiva o desenvolvimento da fala e da audição.

como fazer instrumentos musicais reciclados
Foto: @apoyo_pedagogico_estimulacion

A introdução musical com o uso de instrumentos musicais feitos com materiais reciclados ajuda a criança a reconhecer os sons produzidos por cada material, o que estimula a criatividade.

Saiba mais: Como fazer uma maquete de cidade usando material reaproveitado

Além disso, o reaproveitamento de materiais ajuda os pequenos a criarem consciência ambiental, o que colabora com a preservação do meio ambiente.

8 Instrumentos musicais reciclados fáceis de fazer

Veja como transformar materiais comuns em instrumentos musicais incríveis com as seguintes sugestões criativas:

1 – Flauta doce

Esse é um dos instrumentos mais fáceis de fazer com material reciclado.

Para a execução, você deve furar o cano de PVC, em distâncias exatas, de forma que sairá o som em cada um deles de forma diferente.

2 – Xilofone

Este instrumento é um dos mais versáteis no modo de confeccionar. É possível usar, por exemplo, potes de vidro com água em diferentes níveis.

3 – Tambor de lata

É possível fazer esses tambores com latas de alumínio, como leite em pó ou achocolatado. O batuque é um dos sons que mais gera estímulo aos pequenos por conta da reprodução dos graves.

4 – Mini Bateria

Outra ideia é utilizar a lata de alumínio como base principal para fazer uma mini bateria.

Para isso, basta colar ou prender com arame outros materiais como latas de alumínio menores (como latas de atum), potes de margarina ou manteiga, tampas de latas de refrigerante além das próprias latinhas. Como baqueta é possível usar lápis de madeira.

5 – Castanholas

A castanhola é um instrumento originário da região da Andaluzia, no sul da Espanha. De modo geral, ela é feita de madeira. Contudo, é possível adaptar a estrutura para utilizar materiais mais simples, como tampinhas de refrigerante e palitos de picolé.

6 – Gaitas

Para criar um instrumento cujo modo de executar o som lembre a gaita, basta usar palitos de picolé e elásticos.

Junte os palitos com elásticos nas pontas, de modo que fiquem bem presos. Outra opção é utilizar lixas de unha no lugar dos palitos.

7 – Trompete

Com garrafa PET e conduite é possível criar um trompete. Basta prender os canos com fita adesiva e encaixar o funil na frente.

8 – Instrumento de corda de lata

Esse é um instrumento improvisado, que busca reproduzir o som de um violão. Ele pode ser feito com cano de PVC e garrafa PET.

Como fazer instrumentos musicais reciclados com garrafa PET?

Um dos melhores materiais para fazer instrumentos musicais reciclados é a garrafa PET. Isso porque é um material versátil, que pode ser cortado, e ao mesmo tempo, é resistente.

Uma das propostas mais simples para confecção é criar um chocalho. Para isso, o ideal é utilizar aquelas garrafas PET pequenas, mais rechonchudas. Basta preenchê-las com milho de pipoca.

Se possível, use mais de uma, com uma quantidade diferente de milho em cada uma, de modo a obter sons com intensidade distinta.

Outra possibilidade é utilizar garrafas PET mais compridas, como as unidades de 510ml. É possível encaixar e colar rolos de papel cartão (ou papel higiênico) decorados na parte onde fica a tampa, para ter um encaixe para as mãos.

Para obter sons distintos, coloque materiais diferentes no interior das garrafas, como clips de papel, botões e outros objetos pequenos de armarinho. Você pode decorar as garrafas e os rolos com EVA ou pintá-las com tinta.

Veja como fazer passo a passo alguns instrumentos musicais reciclados para as crianças brincarem:

Como vimos, para fazer a introdução musical no desenvolvimento escolar infantil, não é necessário recorrer a instrumentos musicais de verdade. Assim, os instrumentos musicais reciclados são uma forma de atividade lúdica e criativa, que ainda colabora com o estímulo dos sentidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *