Como fazer uma maquete de cidade usando material reaproveitado

As escolas costumam pedir trabalhos de maquete de cidade como forma de atividade escolar para as crianças e adolescentes.

Esse tipo de trabalho pode ser feito com diversas finalidades como ensino consciente de materiais reciclados, estudo de campo, trabalho com artesanato, atividade psicopedagógico e outras.

Pensando dessa forma, a maioria das pessoas já desenvolveu algum tipo de maquete em sua vida escolar, seja quando criança ou em sua adolescência.

As maquetes escolares como mencionadas, podem ser feitas por pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes objetivos, sendo assim, certamente em algum momento da vida acadêmica, você irá se deparar com esse tipo de trabalho.

Nesse artigo, vamos mostrar todas as curiosidades relacionadas com as maquetes de cidades, como elaborar esse trabalho da melhor maneira é muito mais.

Como fazer uma maquete de cidade passo a passo

Para criar sua maquete de cidade você vai precisar de várias caixas vazias, de diferentes tamanhos. Veja o passo a passo:

  1. Para dar vida à sua cidade, encape as caixas com papel coloridas nas cores de sua preferência e desenhe janelas e portas nelas.
  2. Faça placas indicativas e outros desenhos que simbolizem edifícios específicos como hospitais, prefeituras, posto de atendimento de saúde familiar, açougue, farmácias, supermercados, lojas de conveniência, lojas de roupas, sapatos e outros itens e assim por diante.
  3. Para fazer as ruas de sua cidade, você pode utilizar papel preto. Recorte retângulos de diferentes tamanhos e mesma largura e pinte riscas de tinta branca para simular as estradas da cidade.
  4. Com todas as peças feitas, é hora de montar sua maquete de cidade, que pode ser inspirada em qualquer cidade, seja ela uma cidade grande, com muitos prédios e muito movimentada ou uma pacata cidade do interior, apenas com casinhas e comércios simples.
  5. Para começar a montar sua cidade, use como base um papelão ou outro tipo de papel que seja firme o suficiente para suportar as “construções”. Em casos específicos você pode fazer a base de madeira como o MDF.
  6. Após escolher a base de sua preferência, é hora de começar a colar os detalhes da sua cidade. Comece pelas ruas, pois assim você consegue delimitar os espaços que deseja colocar as construções.
  7. Após colar todas as casas, prédios e comércios, comece a trabalhar nos detalhes da sua cidade, como arborização, lagoas, carros, praças, bancos, postes de energia e outros itens essenciais a uma cidade.
  8. Veja no vídeo o tutorial:

Maquete de cidade simples e fácil

Para fazer uma maquete de cidade fácil e simples com fins educacionais, você vai precisar de poucos materiais e a maioria deles reciclados e artesanais.

Para criar uma maquete escolar você vai precisar de:

  • Uma caixa de sapato,
  • tesoura,
  • cola, régua,
  • folhas A4;
  • e canetas coloridas,

Lembre-se que pode ser lápis de cor, giz de cera ou tintas, por exemplo.

Como fazer a maquete:

Para começar sua maquete, retire um dos lados maiores da caixa e em uma folha A4 desenhe uma paisagem, com sol, nuvens, árvores, montanhas, pássaros e outros elementos de sua preferência.

Repita o processo por mais duas vezes para fazer as paisagens do lado direito e esquerdo da caixa. Finalizado os desenhos é hora de colar as folhas nas laterais internas da caixa de sapato.

Para fazer as ruas da cidade, utilize folha A4, recorte retângulos nos tamanhos necessários e ponte de preto com riscas amarelas para simular as estradas. Feito isso, é só colar as pistas na parte inferior da caixa, ou seja, no fundo da caixa de sapatos.

Agora é hora de começar a elaborar as casas e estabelecimentos comerciais utilizando as caixas vazias que podem ser de fósforo, sabonete, remédios e outros itens.

Desenhe a fachada dos prédios e casas da maneira que preferir na folha A4 e encape as caixas, para que as mesmas simulem as casas e comércios de sua maquete de cidade.

Feito isso, cole as caixas da maneira que preferir e sua cidade estará pronta para apresentação escolar. Você ainda pode acrescentar alguns detalhes como: árvores, animais, bancos, postes de energia, lixeiras, flores, jardins, lagos e outros itens.

Maquete de uma cidade sustentável

As maquetes sustentáveis são realizadas com materiais reciclados como caixas de papelão, garrafas de plástico, tampas de garrafas, embalagens de produtos de diferentes materiais, tamanhos e formatos e outros materiais.

Além desses materiais, você também pode utilizar alguns brinquedos de seus filhos aos quais eles não usam mais e também materiais de papelaria como cola, papéis coloridos de diferentes gramaturas, EVA e tecidos por exemplo.

Para criar sua maquete de cidade você pode utilizar a base feita com papelão ou outro material resistente e usar a imaginação para criar cidades incríveis e lindas com poucos materiais.

Maquetes de espaços internos de casas ou estabelecimentos comerciais e públicos

Assim como é possível criar uma maquete tridimensional de cidades e bairros, você também pode criar as maquetes de alguns ambientes internos como salas de aula, escolas, prefeituras, hospitais, interior de casas e muitos outros.

Para que isso seja possível, você precisará ter em mente o designer do interior que deseja reproduzir.

Para fazer sua maquete de espaços internos, você pode utilizar caixinhas de fósforo, palitos de fósforo, palitos de dente, tampas de garrafa, caixinhas de sabonete, vasilhas de plástico e outros materiais reciclados.

Como os espaços internos são muito diversos, você precisa mapear o local que deseja reproduzir e estudar os melhores materiais para fazer sua maquete.

Quais os valores médios de uma maquete de cidade simples?

Apesar de utilizar materiais reciclados, alguns itens precisam ser comprados e se você for fazer uma maquete certamente precisará ter alguns custos.

valor maquete cidade

Dentre os custos que você terá ao fazer a maquete de uma cidade são: cola, tesoura, fita dupla face, papéis coloridos, EVA, tecidos lisos e estampados, decorações artesanais e outros materiais.

Mesmo sendo materiais passíveis de compra, muitos deles você pode ter em casa nos materiais escolares de seus filhos.

Caso precise comprar, o custo médio dos materiais são em média R$30,00 a R$50,00 a depender do local de compra, da qualidade dos materiais, das marcas utilizadas e outros fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.