6 Ideias para ensinar as crianças a evitar o desperdício

Como o lixo é separado corretamente? Como evitar o desperdício? E o que acontece com o nosso lixo?

Aproximar as crianças da separação e prevenção de resíduos não é tarefa apenas de jardins de infância e escolas – porque são as pequenas coisas da vida cotidiana que todos podem fazer para ajudar a proteger o meio ambiente. 

Mas como chamar a atenção de uma criança para a triagem e reciclagem?

Reunimos seis ideias para você que podem ser usadas para introduzir de forma lúdica as crianças na prevenção de resíduos e na separação correta, e que podem ser facilmente integradas na vida cotidiana.

Quando uma criança deve começar a aprender sobre a separação de resíduos?

Para incentivar as crianças do jardim de infância ou da escola primária a compreender o meio ambiente, você não precisa enfrentá-las com problemas como a ameaça das mudanças climáticas, desastres naturais ou poluição plástica. Em vez disso, estimule a curiosidade da criança sobre o ambiente. 

pai educando filho reciclagem

Uma viagem à natureza – seja no parque, floresta ou lago próximo – oferece a oportunidade de conhecer os habitantes das plantas e da floresta e entender a natureza como ecossistema e recurso. 

Um exemplo: a árvore, que é habitat de animais e insetos e da qual é feito o papel para pintura e artesanato. Explique também que animais e plantas precisam de uma natureza limpa – e que o lixo como sapatos femininos velhos, latas, plástico,  não deve, portanto, ser simplesmente descartado na floresta. Ao percorrer o mundo abertamente com seu filho, você pode usar exemplos simples para explicar

Brincando e aprendendo: 6 ideias para evitar o desperdício de lixo 

1. Reproduzir Memória Lixo

Amarelo, preto, mármore, azul ou verde? Explique ao seu filho que os resíduos só podem ser reutilizados se os colocarmos na lixeira certa. Para entender o que vai em qual lixeira, você pode jogar nossa memória. Tudo o que você precisa fazer é imprimir o PDF e recortar os símbolos – e você pode começar a decifrar e aprender

2. Apimentar as latas de lixo

A memória lixo já virou “brincadeira de criança”? Então é hora de praticar a separação adequada de resíduos com seu filho na vida cotidiana. Para facilitar a separação, você pode apimentar criativamente recipientes domésticos chatos. 

Tudo que você precisa é de tesoura, cola e papel. Pequenas imagens do respectivo conteúdo tornarão mais fácil para o seu filho lembrar no futuro se o pote de iogurte vazio pertence ao lixo residual ou à lixeira.

latas de lixo

3. Excursões aos resíduos de vidro

Jogar copos e garrafas no recipiente de lixo é especialmente divertido para os mais pequenos.

A alocação correta das diferentes lixeiras coloridas é um exemplo de quão rápida uma criança pode facilmente ser associada à separação do lixo no dia a dia.

Faça da “Viagem do Copo Usado” em torno do ritual regular – assim seu filho aprende a assumir responsabilidades.

4. Faça o novo do velho: artesanato com lixo

Em vez de levar os potes de conserva vazios para o recipiente de vidro usado, você também pode usá-los para criar seu próprio pequeno jardim de ervas para a cozinha. 

Upcycling” é o nome da tendência em que novos objetos são criados a partir de coisas antigas. Tenha um dia de artesanato com seu filho e deixe sua criatividade correr livre – isso não apenas economiza o caminho para a lata de lixo, mas também recursos.

5. Experimente o “mini dump”

Por que os de plástico são prejudiciais ao meio ambiente? Seu filho pode entender isso através do experimento “mini depósito de lixo”. Tudo o que você precisa são dois vasos de flores com terra, um pedaço de lixo orgânico (por exemplo, pedaço de banana ou casca de maçã) e um pedaço de plástico (por exemplo, de um pote de iogurte). 

Enterre os pedaços de lixo em uma panela e rotule-os do lado de fora com um pequeno rótulo. Mantenha o solo úmido e observe juntos por algumas semanas como os pedaços de lixo mudam – ou não.

6. Compras (quase) sem desperdício

O melhor desperdício é aquele que nunca ocorre em primeiro lugar. No entanto, você pode testar que isso não é tão fácil em um supermercado normal quando você vai às compras junto com a missão “zero desperdício”. 

O objetivo: Se possível, coloque apenas coisas no carrinho de compras que tenham pouco ou nenhum desperdício (embalagem). Deixe seu filho procurar alternativas – por exemplo, o pepino embrulhado em plástico ou a sacola plástica de compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.