Efeito estufa: o que é?

Aprenda mais sobre o efeito estufa, suas causas e efeitos em nosso Planeta!

Já faz anos que o efeito estufa vem sendo um assunto muito debatido entre todos aqueles que se preocupam com a vida na Terra e com o meio ambiente, de forma geral. Aliás, o assunto é pauta constante em reuniões das Nações Unidas que têm o intuito de regulamentar as emissões de gases que ajudam a aumentar os problemas relacionados a esse processo.

Infelizmente, embora seja um assunto muito popular, nem todos conhecem como funciona o processo físico denominado como efeito estufa. Sendo assim, com o intuito de lhe oferecer informações esclarecedoras sobre o tema, resolvemos criar este post. Com isso, você poderá saber exatamente como funcionam os processos, todas as suas causas e consequências. Então, não deixe de conferir.

Efeito estufa

Antes de começarmos a falar sobre o efeito estufa, é bom esclarecer que esse processo, dentro dos níveis normais, é imprescindível para a desenvolvimento da vida. Isto é, o efeito estufa não é o problema, desde que ele aconteça nos níveis naturais. Não à toa, a preocupação dos governantes é reduzir a emissão de gases que ajudam a aumentar o efeito e não erradicá-lo.

Efeito estufa





Foto: Haiku Deck

O que é efeito estufa?

Pois bem, agora podemos explicar como o que é e como funciona o efeito estufa. Em termos técnicos, trata-se de um processo que acontece quando uma parte do calor é emitida pela superfície do planeta e absorvida por gases presentes na atmosfera. Ou seja, é esse efeito que mantém o planeta aquecido, fazendo com que a Terra seja um planeta habitável.

Desse modo, o efeito só se torna prejudicial à vida na Terra quando extrapola os níveis aceitáveis e promove o aquecimento global. Nesse caso, é a ação humana que funciona o fator que causa o desequilíbrio energético do planeta e eleva o nível dos gases da atmosfera, dificultando a saída do calor para o espaço.

Efeito estufa e aquecimento global

Como foi dito, a ação humana, através da queima de combustíveis fósseis,  da utilização de certos fertilizantes, do desmatamento e outros exemplos, acaba desestabilizando o ecossistema do planeta e aumentando o nível de gases na atmosfera.

Diante disso, pense bem: em níveis normais, os gases do efeitos estufa impedem que todo o calor da superfície terrestre se dissipe. Em um nível além do normal, esse calor se dissipa ainda menos e, como consequência, as temperaturas do planeta alcançam níveis alarmantes.

Causas do efeito estufa

Já que se trata de um assunto muito importante para a manutenção da vida humana na Terra, diversas organizações já realizaram inúmeros estudos com o intuito de verificar as causas, as consequências e as soluções para o problema. De acordo com essas informações, o desequilíbrio do ecossistema foi provocado pela ação humana.

Dessa maneira, podemos dizer que várias atividades humanas ajudam a incrementar a concentração de gases estufa, especialmente a queima de combustíveis fósseis e alguns processos industriais, que lançam enormes quantidades de gás carbônico na atmosfera. Por esse motivo, a preocupação dos governos é restringir a emissão desses gases e, para isso, existem diversas diretrizes e acordos internacionais.

gases do efeito estufa

Foto Itineris

Consequências do efeito estufa

Por fim, resta-nos falar sobre as inúmeras consequências do efeito estufa para a vida na Terra. E claro, o meio ambiente é o principal alvo de todos os efeitos negativos desse processo. Afinal, muitas espécies precisam de determinadas condições climáticas para sobreviver e, com o efeito estufa prejudicado, essa condições podem jamais ser alcançadas novamente. Nesse sentido, diversas culturas agrícolas também podem sofrer com os impactos negativos e, por consequência, toda a sociedade poderá sofrer com a falta de comida e outros recursos indispensáveis para a nossa sobrevivência.

Portanto, embora a temática do efeito estufa seja suficiente para extensos diálogos, fica claro, com as informações apresentadas, que esse processo, quando desequilibrado pela ação humana, é capaz de influenciar a vida na Terra de inúmeras formas. Enfim, o importante é fazermos a nossa parte e tomarmos a consciência de o problema é realmente muito sério.

Efeito estufa: o que é?
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*