Saneamento ambiental: o que é e sua importância

Saneamento Ambiental, são os planos iniciais de diversas entidades e órgãos governamentais (ou não), que têm intuito de oferecer soluções para promover melhorias nesse segmento.

É praticando o Saneamento Ambiental, que a qualidade de vida da população pode ser melhorada de forma substancial. No entanto, poucos sabem em que realmente essa prática consiste. Por esse motivo, essas pessoas não sabem como contribuir ou cobrar maiores atitudes das autoridades.

Sendo assim, no intuito de esclarecer e oferecer informações precisas acerca do Saneamento Ambiental, resolvemos apresentar aqui uma boa série de informações e dados sobre o referido assunto. Assim, aqueles que estiverem preocupados com o meio ambiente e com as condições de higiene e saúde das suas localidades terão bons motivos para ler até o fim.

Saneamento ambiental

Por definição, o Saneamento Ambiental pode ser considerado um conjunto de práticas, serviços e políticas públicas, que tem o objetivo de aprimorar a qualidade do meio ambiente, favorecer a saúde pública e promover melhorias na qualidade de vida da população.

Para alcançar esse objetivo, o governo deve assumir seu lugar na linha de frente, promovendo investimentos na infraestrutura das cidades e em campanhas de conscientização da população acerca das boas práticas. Nesse sentido, é bom ressaltar que o Brasil possui a chamada Política Nacional de Saneamento Ambiental, que define, em Lei, todas as regras voltadas para esse fim.

Qual a finalidade do saneamento básico em uma cidade

Como dissemos, a finalidade do Saneamento Ambiental é abarcar diversas ações cujo objetivo único é proteger o meio ambiente e as condições de vida das pessoas que residem nele. Dentre essas ações, podemos destacar todos os esforços voltados ao abastecimento de água, a coleta e a disposição final de esgotos, drenagens,  disposição final de resíduos e muitas outras.

Aliás, cabe ressaltar que o chamado Saneamento Básico é uma das ações que compõem o Saneamento Ambiental. Isto é, o conceito de Saneamento Ambiental e suas finalidades são muito abrangentes, englobando, também, os objetivos do Saneamento Básico, que são o abastecimento de água potável, o manejo da água das chuvas, controle de pragas, limpeza urbana, dentre outros.

 saneamento basico





Foto: Green Mountains

Tecnologia em saneamento ambiental

Já que o Saneamento Ambiental é uma área tão abrangente e tão importante para o bem-estar da população, aqueles que se interessam por essa área poderão realizar um curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Com isso, será possível conhecer esse universo e obter todos as informações para poder criar grandes soluções para atender à finalidade de proteger o meio ambiente.

Desse modo, podemos dizer que um Tecnólogo em Saneamento Ambiental possui a expertise e a habilitação necessária para aplicar seus conhecimentos de diversas formas, como:

  • Elaborar sistemas urbanos de abastecimento de água;
  • Elaborar sistemas de tratamento de esgoto e de lixo;
  • Operar redes de monitoramento do ar, da água e do solo;
  • Desenvolver campanhas educativas;
  • Operar na vigilância sanitária e no controle de epidemias.

Conforme pôde notar, como se trata de um assunto muito amplo, o Saneamento Ambiental permite que os tecnólogos atuem em diversas frentes. Assim, se você estiver interessado em ajudar o meio ambiente e a população, de forma geral, esse pode ser um belo caminho a seguir.

Projeto de saneamento ambiental em cidades

Por fim, cabe falar sobre os projetos de Saneamento Ambiental, que nada mais são do que os planos iniciais de diversas entidades e órgãos governamentais (ou não), que têm intuito de oferecer soluções para promover melhorias nesse segmento. Não à toa, o Ministério do Meio Ambiente está sempre promovendo as chamadas “oficinas sobre saneamento ambiental”, nas quais são discutidas ideias e planos voltados a elaborar os projetos mais eficientes.

Portanto, apresentamos aqui, as definições e a abrangência do conceito de Saneamento Ambiental. Como pôde perceber, trata-se de um assunto extremamente relevante e que pode alterar a vida de muitas pessoas. Esperamos que as informações tenham sido valiosas e que você consiga fazer uso de tudo o que aprendeu para ajudar o meio ambiente.

 

 

Saneamento ambiental: o que é e sua importância
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*