Descarte de pilhas e baterias

Apenas para entender melhor a necessidade de realizar um bom descarte de pilhas e baterias, saber como elas prejudicam o meio ambiente é imprescindível.

O descarte de pilhas e baterias é algo que deve ser feito com muito cuidado. Afinal, esses produtos têm um alto potencial de causar grandes impactos no meio ambiente. E mais, as substâncias químicas presentes nesses materiais podem trazer muitos riscos para a saúde humana.

Pensando nisso, resolvemos reunir aqui uma série de dicas supereficientes para que você possa entender a importância de um descarte adequado e, obviamente, descobrir como realizar o descarte de pilhas e baterias de uma forma correta. Então, não deixe de conferir e aprender como fazer a sua parte para ajudar a diminuir o impacto ambiental dos descartes inadequados.

Descarte de pilhas e baterias

Como dissemos, pilhas e baterias são compostas por materiais que podem causar grandes impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Aliás, existem muitos tipos de pilhas e baterias e, embora alguns sejam menos prejudiciais do que outros, descartá-los de forma adequada é uma tarefa obrigatória para quem se preocupa com a saúde e como o meio ambiente.

Nesse caso, é bom lembrar que a legislação brasileira obriga as empresas fabricantes a organizar a logística inversa desses produtos. Isto é, as fabricantes de pilhas e baterias têm a obrigatoriedade de disponibilizar meios para que o descarte de pilhas e baterias possa ser feito de forma correta.

descarte de pilhas e baterias





Qual maneira correta de descartar pilhas

O primeiro ponto a ser destacado em relação ao descarte correto de pilhas e baterias é que os materiais devem ser separados de quaisquer outros. Isso quer dizer que pilhas e baterias não devem ser misturadas com o lixo comum.

No entanto, o cuidado maior deve ser com as pilhas que possuem Chumbo, Níquel Cádmio e Mercúrio. Essas devem ser segregadas com cuidado. Além disso, embalar os materiais em plástico pode evitar muitos vazamentos.

Por fim, bastará enviá-las aos fabricantes ou depositá-las em algum posto de coleta presente na sua cidade. Dessa maneira, os serviços mais bem preparados irão coletá-las e dar início ao processo de reciclagem e/ou armazenamento em aterros especiais.

descarte de pilhas

Aspectos ambientais no descarte de pilhas

Apenas para entender melhor a necessidade de realizar um bom descarte de pilhas e baterias, saber como elas prejudicam o meio ambiente é imprescindível. E mais, é muito importante saber que as pilhas e baterias que estão em utilização não representam risco algum, já que elas estão devidamente seladas. Por isso a importância de saber sobre o impacto ambiental.

Por isso, quando há um descarte inadequado, as capsulas podem ser deformadas e o conteúdo tóxico dos materiais pode ser liberado no meio ambiente. Com isso, os riscos de lençóis freáticos e do solo serem contaminados aumentam consideravelmente.

No caso das contaminações envolvendo seres vivos, o cádmio presente nas pilhas é um agente cancerígeno que pode causar danos ao sistema nervoso. O chumbo e o mercúrio, por sua vez, geram diversas reações neurológicas. Enfim, é inegável que esses materiais são extremamente prejudiciais para o ser humano e para o meio ambiente.

Onde se deve jogar as pilhas e baterias

Resumindo, para realizar um descarte perfeito de pilhas e baterias, o ideal é separar todas as pilhas que já foram utilizadas. Envolvê-las em um plástico é outra atitude indicada. Nesse sentido, existem coletores de pilhas que podem ser boas soluções para condomínios e lojas.

descarte de baterias

Além do mais, muitas cidades possuem coletores espalhados por diversos locais e esses serão os lugares perfeitos para realizar o descarte de pilhas e baterias. Dessa maneira, de tempos em tempos, os serviços de coleta poderão fazer a sua parte e levá-las para os ambientes em que o descarte final ou a reciclagem poderão ser realizados.

Portanto, todo mundo pode fazer a sua parte quando o assunto é executar um bom descarte de pilhas e baterias. Mesmo assim, é imperativo que as autoridades estabeleçam locais para a coleta desses materiais e, claro, que as empresas fabricantes desses produtos assumam suas responsabilidades, no que tange à logística inversa. De qualquer modo, esperamos ter lhe ajudado a saber mais sobe esse assunto tão importante.

Descarte de pilhas e baterias
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*