Como fazer adubo orgânico caseiro fácil

Aprenda a fazer seu próprio adubo orgânico em casa de forma bem fácil, rápida com ou sem composteira!

Muitas pessoas têm tentado descobrir como fazer adubo orgânico em suas casas, para aproveitar o lixo orgânico de uma forma eficiente e benéfica para o meio ambiente. Obviamente, para que os procedimentos sejam feitos em um ambiente doméstico, é imperativo obter alguns conhecimentos prévios.

Portanto, se você, assim como tantas outras pessoas, deseja saber como fazer adubo orgânico caseiro, não deixe de conferir as interessantes informações que separamos neste post. Afinal, com este guia você conseguirá realizar tudo de forma rápida e eficiente.

Como fazer adubo orgânico

Como dissemos, a procura por novas formas de descobrir como fazer adubo orgânico tem sido de feita de forma muito intensa nos últimos tempos. E claro, por esse motivo, não faltam dicas e opções ensinadas por diversos especialistas. Sendo assim, confira dois dos procedimentos mais práticos:

Como fazer adubo organico





Foto: Le Manjue

  • Cascas de crustáceos: Nesse processo, as cascas de crustáceos como caranguejos, lagostas ou camarões são enterrados em buracos com mais de 40 cm de profundidade. As cascas deverão permanecer no buraco por, pelo menos 1 mês e depois elas deverão ser retiradas e colocadas em outro pedaço do solo. Com isso, o solo receberá grandes quantidades de fósforo e nitrogênio. Aliás, o mesmo pode ser feito com rabos, cabeças e entranhas de peixes;
  • Compostagem doméstica: Nesse caso, fazendo uso de uma composteira própria para o uso em casas e apartamentos, será possível utilizar resíduos de diversos materiais para gerar um adubo orgânico de enorme qualidade. O procedimento é simples, já que bastará forrar as partes superiores da composteira com terra e começar a depositar resíduos de alimentos.

Fazendo adubo em casa com restos de alimento

Quem está tentando descobrir como fazer adubo caseiro irá se deparar com algumas dicas muito interessantes em suas pesquisas. Essas dicas dizem respeito à utilização de restos de alimentos como matéria-prima para a produção de excelentes adubos orgânicos.

Desse modo, além de contribuir para o meio ambiente, será possível garantir que os alimentos serão aproveitados ao máximo. Veja algumas dicas:

  • Cascas de Ovo: A casca de ovo é altamente indicada para produzir adubo por conta da sua riqueza em cálcio e potássio. Além do mais, esses itens geralmente são descartados. Para utilizá-las, bastará lavar as cascas, triturá-las (para gerar fragmentos menores) e adicioná-las no entorno de cada muda;
  • Cascas de banana: Nesse caso, o procedimento também é bastante simples. Corte as cascas em pequenos pedacinhos e coloque-os na terra do jardim ou dos vasos de planta.

Adubo Líquido

Além das opções apresentadas, também há como fazer adubo orgânico líquido. Aliás, nos casos das composteiras domésticas, o “equipamento” já possui uma “torneirinha” exatamente para “roubar” o líquido gerado ao longo do processo.

No entanto, existem outras formas de se gerar um adubo líquido de muita qualidade, como é o caso o adubo feito com urtigas. Para tanto, sem esquecer das luvas, a pessoa deverá colher folhas de urtiga e deixá-las de molho na água por uma semana (longe do sol e em temperatura ambiente). Depois disso, bastará dispensar as folhas e ficar com o líquido, borrifando-o no solo e nos vegetais.

Produzindo adubo caseiro com folhas secas

Para encerrar, existe ainda a opção de fazer uso de folhas secas para gerar um excelente adubo orgânico. Nessa situação, algumas dicas indicam o uso da grama recém-cortada ou das folhas que caem das árvores em um quintal.

Como se trata de um material essencialmente natural, tudo o que é necessário fazer é pegar bons punhados de folhas e distribui-los sobre a terra. Com isso, ao longo do processo de decomposição, as folhas irão gerar inúmeros nutrientes para o solo. Cabe ressaltar que as folhas também poderão ser colocadas nas composteiras domésticas.

adubo organico

Foto: Globo Play

Conforme pôde notar, nossa intenção com este post foi apresentar as formas mais rápidas e práticas de se fazer um bom adubo orgânico. De qualquer forma, qualquer outra pesquisa que tenha o intuito de descobrir como fazer adubo orgânico irá apresentar outros procedimentos. Assim, bastará avaliar qual será mais eficiente para o seu lar e dar início aos processos.

 

 

Como fazer adubo orgânico caseiro fácil
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*