Como é feito o vidro: composição

O vidro é um material que vem sendo fabricado a milhares de anos já, porém os materias usados para a sua produção não mudaram muito

Um passo importante da reciclagem é saber a composição do material, assim é possível descobrir o processo pelo qual o material deve passar e qual é a sua reação a determinadas substâncias e processos, por isso, iremos explicar melhor como é feito o vidro e qual a sua composição, e a história. Então, se você ficou interessado e quer saber mais, confira:

Apesar de possuírem a mesma base, existem vários tipos de vidro, com composições diferentes, que podem variar de acordo com a finalidade do material e para que ele será usado futuramente.

como é feito o vidro





Foto: Divulgação

História do vidro

Não se sabe ao certo quando o vidro foi descoberto e existem muitas histórias sobre como isso aconteceu, uma delas é de que o vidro foi descoberto quando navegadores perceberam que a areia a o calcário das conchas do mar, quando combinados à altas temperaturas se transformava em um material diferente, sólido e cristalino.

Além disso existem registros desse material por muitos povos, durante diferentes períodos da história, como is fenícios os sírios e os babilônios. Esses registros podem chegar à datar o ano 7.000 a.C.

É interessante aprender como funciona também o processo de: Reciclagem de papel e papelão no Brasil

Matéria prima do vidro

O vidro é composto por matérias primas naturais, sendo elas, areia, calcário, barrilha que é o carbonato de sódio, óxido de alumínio e corantes ou descorantes.

Essas matérias primas são utilizadas à milhares de anos, porém a tecnologia mudou, fazendo com que o processo se acelere e aumentando as variedades do produto e assim do seu uso, podendo ser moldado à quase qualquer coisa, como janelas, lâmpadas, garrafas, copos, telas e monitores, recipientes, janelas de automóveis e muito mais.

fabricação do vidro

Foto: Divulgação

Se você está gostando do tema vai querer ver essa outra matéria, muito importante para a preservação do meio ambiente: Reciclagem de pilhas e baterias usadas – Processo

Como é fabricado o vidro

Apesar da grande evolução que o processo de fabricação do vidro sofreu com o passar dos anos, desde a sua descoberto, esse é um processo relativamente simples, sendo que pode variar de acordo com o material final que se deseja obter.

Para começar toda a matéria prima da qual falamos antes é colocada em um misturados e então a mistura é enviada à um forno de fusão, onde a temperatura é elevada até transformar o material em vidro.

Assim que o vidro está pronto, esse é enviado para as máquinas de conformação, de acordo com o material que que quer obter. Depois disso, a peça de vidro já pronta é recozida e resfriada até a temperatura ambiente. Esse processo alivia as tensões do vidro e o torna mais resistente.

Lembrando que esse processo de fabricação do vidro pode variar de acordo com o material final.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*