Tecidos tecnológicos invadem a moda praia

Inovações possibilitam diferentes tipos de tecido na moda praia, maior durabilidade e proteção contra raios solares.

Na moda praia, a escolha do material para a confecção de biquínis e maiôs é essencial para que as peças tenham o caimento ideal e possam garantir maior conforto. O setor busca sempre por inovações que atendam demandas específicas e ofereçam maior durabilidade e resistência aos produtos. A prova disso são os tecidos tecnológicos ou inteligentes.

Segundo com o relatório Smart textiles and wearables: market, applications and technologies – “Tecidos inteligentes e utilizáveis: mercados, aplicações e tecnologias” –, publicado pela revista Científica Research, os avanços tecnológicos na indústria têxtil tendem a impulsionar em R$ 130 bilhões o mercado da moda até o ano de 2025.

ideias tecidos tecnologicos
Foto: Livre e Leve/Divulgação

Os tecidos tecnológicos são populares na moda fitness e, atualmente, têm sido explorados cada vez mais na confecção de peças na moda praia. Alguns desses tecidos oferecem a maiôs e biquínis a capacidade de reagir a variações de luz, calor e umidade, por exemplo. 

Proteção contra raios UV

Uma das inovações tecnológicas é a criação de têxteis capazes de proteger dos efeitos dos raios solares, o que é útil para peças de moda praia. O diferencial desses tecidos é a sua estrutura, que pode conter diferentes composições. Feitos à base de dióxido de titânio, alguns produtos conseguem bloquear cerca de 98% da radiação e prevenir desde queimaduras de primeiro grau a câncer de pele.

Nos tecidos comuns, uma parte dos raios emitidos pelo sol é refletida pelo material e outra acaba atravessando as fibras e atingindo a pele. Já tecidos tecnológicos conseguem bloquear a emissão de luz, mantendo quem veste mais protegido da radiação solar.  

Além disso, também existem os produtos com tecnologia digital em sua estrutura. Alguns tecidos acompanham uma espécie de sensor que alerta o usuário sobre a exposição ao sol. Tudo isso é possível graças a um aplicativo que envia notificações sobre a temperatura via bluetooth, indicando a necessidade de passar mais protetor solar ou se mudar para um local protegido do sol, por exemplo. 

Resistência ao cloro

Uma das características dos itens de moda praia é a resistência diante do contato com diferentes superfícies, com areia da praia, sal do mar e o cloro da piscina, por exemplo. As peças, embora apresentem uma boa durabilidade, com o passar do tempo acabam sofrendo os impactos pela exposição a esses materiais. 

A tecnologia, no entanto, já traz soluções para prevenir o desbotamento e o esgarçamento das peças. Um dos tecidos inteligentes criados para auxiliar nesse processo possibilita, por exemplo, maior resistência à exposição ao cloro, uma inovação capaz de aumentar a vida útil do produto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.