Jardim vertical de pallet: dicas de como fazer e quais plantas usar

Fazer um jardim vertical de pallet é algo promissor e fácil, que qualquer pessoa pode fazer em qualquer ambiente.

Esse tipo de decoração é voltado para quem não tem espaço em sua residência e deseja trazer um pouco da natureza para seu lar.

Os pallets são materiais versáteis, muito fáceis de trabalhar e manusear e possuem uma infinidade de possibilidades para se fazer decorações e, até mesmo, móveis.

Nesse artigo, iremos aprender varias maneiras de trabalhar com o pallet fazendo jardins verticais perfeitos e fáceis.

Como fazer jardim vertical de pallet barato?

Muitas pessoas acreditam que o jardim vertical é algo caro e difícil de ser feito, mas a verdade é que esse tipo de jardim é considerado o mais fácil de ser fabricado, pois exige poucos materiais e proporciona um resultado incrível.

jardim vertical de pallet com flores
Foto: @horta_do_bu

Para fazer esse tipo de jardim de forma barata e rápida, você precisará ter um pallet a sua disposição. Caso você não tenha, precisará comprar uma peça que custa cerca de R$30,00 a depender de cada região.

Escolha o local que seu jardim vai ficar e parafuse o pallet na parede de sua preferência.

Jardim vertical de pallet
Foto: @jbm_jard

Feito isso, escolha os vasinhos que você mais gostar e encaixe-os dentro dos vãos do pallet amarrando na parte traseira do pallet com o auxílio de um arame fino.

decoração com pallet na parede
Foto: @daniel.castro_75

Escolha as plantinhas que serão cultivadas de acordo com suas preferências e lembre-se de escolher um local que seja propício para o plantio dessas mudas. Realize as regas frequentemente e obtenha uma linda decoração natural e inovadora.

Como escolher vasos para jardim vertical?

Existem muitas possibilidades de vasos que podem ser usados para cultivar as plantas que você selecionar para seu jardim vertical.

suculentas e cactos
Foto: @encanto_de_jardim

Algumas das opções mais escolhidas pelas pessoas atualmente são:

  • Vasos de vidros: esses vasos podem ser obtidos através do reaproveitamento de materiais recicláveis como potes de vidros de alimentos em conserva, potes de geleias e outros.
  • Vasos de barro: esse tipo de vaso é o mais comum nos jardins verticais, podem ser encontrados em lojas especializadas na área e são fáceis de serem manuseados.
  • Vasos de plástico: esses vasos são encontrados em lojas de utilidades domésticas e possuem um ótimo custo x benefício. São os mais usados atualmente devido seu preço de mercado.
  • Vasos de plástico reciclados: esses vasos são feitos principalmente de garrafas PET e são uma ótima forma de reaproveitar os vasilhames de refrigerante ou suco. Lembre-se de fazer pequenos furos no fundo dos vasos para que a água escorra e não se acumule.

Como colocar o vaso de planta no pallet?

Certamente você deve estar se perguntando como fixar os vasos nas madeiras do pallet e isso não é tarefa difícil.

pallet na decoração
Foto: @casa.da_lu
decoração com plantas na parede
Foto: @rfmoveispaletes

Normalmente os pallets são compostos por duas camadas de tábuas finas que são unidas por tábuas roliças entre elas.

Muitas pessoas compram os vasos para plantio de acordo com as medidas do interior do pallet, pois dessa forma você consegue encaixá-los dentro do pallet.

Jardim com plantas em vasos
Foto: @pingodeouroes

Entretanto, existem outras maneiras de fixar os vasos na madeira do pallet que pode ser através de pregos, parafusos ou amarrações com arames e cordas resistentes.

Para amarrar os vasos na madeira, você vai precisar fazer furos nos vasos e amarrá-los na parte posterior do pallet para que a amarração não fique visível.

jardim vertical de madeira
Foto: @casadacriss_

Caso prefira algo mais resistente, você pode usar fixadores metálicos ou de plástico encontrados em lojas especializadas em cultivo e madeira.

Como pendurar o pallet na parede?

Antes de começar o preparo do jardim vertical de pallet, você precisa saber que existem muitos tipos de jardins para se inspirar.

Você pode criar jardins ornamentais e decorativos somente ou pode criar jardins funcionais e uteis, como é o caso dos jardins de temperos e ervas.

Jardim com plantas na parede
Foto: @aptodecimento

Após decidir como ornamentar seu jardim vertical, é hora de colocá-lo na parede e para isso você vai precisar de pregos, parafusos ou fitas adesivas.

O tipo de fixação na parede vai depender de quão pesado seu jardim ficou. Para os jardins extremamente pesados use parafusos e buchas como ponto de fixação. Já para os jardins medianos os pregos são excelentes opções.

Jardim com flores na parede
Foto: @lojaplantei

Existem ainda os jardins verticais leves, que geralmente são feitos com uma única ripa da madeira do pallet e esses podem facilmente ser fixados à parede com o auxílio de uma fita adesiva potente. Esse modelo de fixação em especifico é ideal para quem não quer estragar a parede com perfurações.

Dicas de plantas para jardim vertical resistentes ao sol

Como mencionamos os jardins verticais podem ser usados em vários tipos de residências diferentes, sejam elas grandes ou pequenas.

Nos casos onde existe a opção de colocar o jardim à exposição da luz solar, as melhores plantas a serem cultivadas são as jiboias, a trapoeraba roxa, a barba de serpente, a costela de Adão, as bromélias, o aspargo pluma e várias outras como é o caso de algumas suculentas.

Jardim de pallet com plantas resistentes ao sol
Foto: @lar_da_isamorato

Já nos casos em que o jardim vertical é feito em espaços menores como os apartamentos, as plantas mais usadas são as suculentas de um modo geral, as lanças de são Jorge, as rosas de pedra, os cactos, as begônias e o pau d’água ou dracena.

Opções de jardim vertical com pallet e garrafa PET

Como mencionamos, as garrafas PET são ótimas aliadas no momento de fazer os vasos para cultivos das plantas.

pallet e garrafa pet
Foto: Occasion Venue

Para fazer esses vasos você precisa cortar o fundo da garrafa na altura que desejar, fazer alguns furos no fundo da garrafa para escoar a água e, também, fazer dois furos na lateral da garrafa, de modo que essa parte seja a posterior do vaso onde serão feitas as amarrações para fixação no pallet.

Feito isso, coloque todo o substrato necessário para o plantio e cultive suas plantas. Prenda os vasos de garrafa PET no pallet com o auxílio de um arame ou fio resistente.

Você ainda pode decorar o pallet com tintas coloridas e aplicações de sua preferência ou, simplesmente, pintar os vasos de garrafa PET com tintas específicas.

Decoração de jardim vertical de pallet com suculentas

As suculentas são as queridinhas para se fazer um jardim vertical de pallet. Por serem pequenas e fofas, elas ganham os corações de todas as pessoas e trazem para as casas um ar de romance e sofisticação incríveis.

pallet e suculentas
Foto: @oficina_bugigangas

O processo de criação do jardim vertical é semelhante ao dos demais tipos de plantas, entretanto, você pode colocar uma infinidade de opções de suculentas, pois elas são relativamente menores e você terá muito espaço para decorar seu jardim com as mais variadas espécies existentes.

Inspirações para jardim vertical de pallet

1- Um lindo jardim vertical com flores

Jardim vertical com flores
Foto: @amante_das_onzehoras

2- Jardim em formato de escada em pallet

Jardim com caixas de madeira
Foto: @aparecidaferreirapaisagismo

3- Jardim mais minimalista de pallet

Jardim na madeira
Foto: @cantolev1

4- Jardim vertical maravilhoso de orquídeas

Jardim de orquídeas
Foto: @casinha_da_cris_na_roca_

5- Jardim vertical com vasos criativos de coco

Jardim em pé em vaso de coco
Foto: @daianaqueiroz.nutri

6- Jardim vertical belo com flores

Jardim vertical com flores
Foto: @dan_rusticos

7- Jardim vertical com vasos disfarçados

Jardim em pé com flores e vasos
Foto: @dkpalletes

8- Jardim vertical com orquídeas e flores

Jardim vertical com orquídeas e flores
Foto: @rpaletes

9- Jardim vertical pequeno

Jardim vertical pequeno
Foto: @natii.rosa

10- Jardim vertical de pallet simples

Jardim vertical feito de madeira
Foto: @mdopallet

11- Jardim vertical de pallet com planta e orquídea

Jardim em pé com planta e orquídea
Foto: @marcenariadepallet

12- Jardim vertical com vasos no pallet

Jardim vertical com vasos na madeira
Foto: @liberdade_expressaoes

13- Jardim vertical em caixas de pallet

Jardim vertical em caixas de madeira
Foto: @dg_arteemmadeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.