Search

Como fazer papel mache de forma fácil


O Como fazer papel macheê é bem fácil, pois é um material criado inicialmente na China a mais ou menos dois séculos antes de Cristo. Esse material é muito utilizado para a fabricação de máscaras para o carnaval, principalmente na Veneza.

Como você já deve ter imaginado, o papel machê é uma massa feita a partir de papel. Ela é muito simples de ser modelada, podendo ganhar diversas formas e modelos diferente.

Nos dias atuais muitas pessoas se perguntam como fazer papel machê e saiba que é muito mais fácil do que muitos pensam.

receita-de-papel-mache

(Foto: Woman’s Weekly)

E pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo para que você entenda mais sobre o papel machê e saiba como fazer esse material de diversas formas diferentes.

Por isso leia o nosso artigo com muita atenção até o final para que você possa pegar todas as informações.

Como fazer papel machê fácil?

Como já foi dito, o papel machê é uma massa feita por papel, sendo possível ser modelada de diversos modos diferentes.

Podendo fazer brinquedos, objetos para decoração e até mesmo objetos utilitários.

 
papel-mache-no-liquidificador

(Foto: Freepik)

Uma das receitas mais fáceis de como fazer pape mache é a que se utiliza cola, onde você irá necessitar de qualquer tipo de papel, água morna, uma bacia/balde, uma peneira caso você queira, 500 g de cola branca e uma tampinha de Lysoform.

Primeiramente, você terá que picar todo o papel e colocar em um recipiente aonde você irá por água morna. Deixe-o em molho durante 12 horas e comece a espremer o papel ou utilize a peneira para remover a água.

Comece a esfarelas a massa e a misture com a cola até desgrudar das mãos e em seguida adicione o Lysoform e misture-o bem. Depois dessas etapas, comece a modelar o seu produto.

Receita de Marcella Eugenio:

Posso lixar papel machê?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se pode ou não lixar um produto feito de papel machê e a resposta é sim, mas para que fique com um resultado agradável, é importante lixar muito com lixa para ferro nº 100.

Receitas de papel machê

Existe muitas receitar para se fazer papel mache e muitos não sabem quais são as mais fáceis de fazer ou qual que compensa mais fazer proveito. Veja uma dica básica do canal Elo7:

 Por isso iremos mostrar 5 receitas para que você possa se inspirar e saber como fazer papel machê.

Papel machê com jornal ou revista

Uma das mais fáceis de como fazer papel machê é utilizar jornal ou revista. Para isso você terá que ter folhas de jornal e revista e rasgar em pequenos pedaços. Coloque-os em um recipiente.

Coloque água morna no recipiente que possui o papel e deixe por lá durante 10 a 12 horas e em seguida coloque a massa em um pano e esprema-a.

Para finalizar você irá adicionar cola e quando a massa ganhar liga você já poderá começar a modelar.

Veja no canal da Cicera Criativa:

Papel machê com caixa de ovo

Primeiramente, para aprender como fazer papel machê com caixas de ovos você terá que coloca-las (caixas de ovos) em um balde com água suficiente para cobri-las e aguardar por 24 horas.

Em seguida você irá adicionar uma tampinha de água sanitária, desse modo a massa não irá mofar.

Após essa etapa rasgue elas com as mãos, sem o auxilio de tesouras ou qualquer outro objeto, pois desse modo, você irá prevenir as fibras do papel.

Depois bata tudo no liquidificador e peneire até tirar o excesso de água. Para finalizar você irá colocar cola branca e um pouco de vinagre.

Após essas etapas, você já poderá modelar a sua massa. 

Veja essa recita com a Canal Sarah Caires:

Papel machê com papel higiênico

O processo para fazer papel machê com papel higiênico é muito semelhante ao papel machê com jornal e revista. A diferença é que você terá que ter no mínimo dois rolos de papel higiênico.

Você irá picar ele em pedaços pequenos, colocar esses pedaços no recipiente e em seguida colocará a água morna e deixará durante um período de 10 a 12 horas.

Depois você pode espremer a massa ou passar ela por uma peneira para que a água seja removida e para finalizar, adicione a cola e depois que a massa se ligar você já irá poder começar a modelar.

Veja com Gaby CraftHouse

Papel machê com gesso

Essa é uma das maneiras que todos acham ser as mais difíceis de como fazer papel mache, mas é mais fácil do que parece.

Primeiramente, você irá bater a água com o papel picado em um ventilador. Depois despeje a massa em uma peneira ou esprema até sair toda a água.

Após isso, esfarele a massa e espalhe em um balde/bacia e misture com cola branca, vinagre e uma colher de sopa de gesso comum até ficar uma massa homogênea.

Junte isso, adicione duas colheres de cola de farinha de trigo para que ela não fique se partindo.

E estará pronto o seu papel machê com gesso. Viu como é fácil?

Receita do Canal Márcia Cris

Papel machê no liquidificador

Nessa etapa, de como fazer papel mache você irá colocar o papel que você picou na água contida no liquidificador, em seguida bata bem e tente retirar o máximo de água que você conseguir, seja espremendo ou usando uma peneira.

Adicione a cola branca à massa e amasse-a até que ela fique homogênea e estiver desgrudando da sua mão. Após essas etapas, você já pode modelar a sua massa.

Veja essa receita bem legal no Canal Márcia Cris

Esperamos que depois desse artigo você tenha aprendido a como fazer papel machê da melhor forma possível.

 

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *