Vantagens da reciclagem de papel

Prezar por um ambiente mais ecológico e sustentável é sempre um fator importante.

No que diz respeito ao processo de reciclagem de papel, por exemplo, o caminho não é diferente.

O processo de reciclagem de papel é tão relevante quanto seu processo de fabricação, já que a matéria prima para a produção do elemento já está escassa, ainda que existam políticas voltadas ao reflorestamento e uma maior conscientização da sociedade de modo geral.

Veja também: Reciclagem do Plástico

Na fabricação de uma tonelada de papel vinda de itens reciclados, o consumo de água é muitas vezes menor, e o de energia, reduzido à metade.

Neste tipo de procedimento, relatam os dados, economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e ainda 2.500 kw/h de energia elétrica – dados referentes a uma tonelada de papel reciclado.

Reciclagem

No processo de reciclagem de papel, distintas etapas são efetuadas para obtenção de novo item do gênero.

reciclagem papel





Neste contexto, depois de para o lixo, o papel passa por separação; mistura com água; batimento para separação das fibras; limpeza e separação de fibras por peneiras; pasta de celulose com fibras; alvejamento/remoção de tinta; refinamento; adição ou não de fibras virgens; produtos químicos, tintas e alvejantes; e, finalmente, alcança o retorno como papel.

 

Itens recicláveis

Entre elementos possíveis de reciclagem neste sentido estão caixas de papelão; revistas; jornais; impressos; fotocópias; rascunhos; embalagens longa-vida; envelopes; cartões; papel de fax; e papel timbrado.

Itens não recicláveis

Copos descartáveis; papel sanitário; fotografias; papel carbono; etiquetas adesivas e fitas adesivas.

Vantagens na reciclagem

De acordo com o portal, com a reciclagem do papel há uma redução de custos de matérias-primas, já que a pasta de aparas é menos custosa do que a celulose de primeira; e também existe a economia alusiva aos recursos naturais.

Entre outros pontos neste caminho estão, por exemplo, a redução de poluição, redução de lixo; e ainda a criação de empregos.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*