Search

Sapateira de gaveta velha: veja como criar e reciclar

Uma sapateira de gaveta velha pode ser uma ótima ideia para guardar todos aqueles calçados espalhados pela casa.

Se você é do time que tem muitos sapatos, mas não tem espaço suficiente para guardar todos, nós temos uma dica bem legal: criar você mesma uma sapateira de gaveta velha.

Fica muito linda, e você ainda aproveita uma parte de um móvel que seria jogada no lixo. Hoje em dia, está cada vez mais na moda reciclar produtos. Afinal de contas, eles podem se transformar em peças muito úteis.

Sem contar que você ainda economiza. Por isso, continue lendo e confira aqui dicas bem legais de sapateira de gaveta super fácil de fazer.

Ideias de sapateira de gaveta velha

Existem diversas formas diferentes de reaproveitar gavetas velhas. E uma delas é criando uma sapateira.

Se você não quer gastar com uma nova, ou se o dinheiro está mesmo pouco, a dica é colocar as mãos na massa, usar a imaginação, e criar lindas pelas a partir de materiais reciclados.

Para fazer sua sapateira, você pode usar materiais reaproveitados ou baratos, e dar vida a uma linda peça para organizar os seus sapatos. Confira agora várias ideias de sapateira de gaveta velha, e se inspire!

sapateira suspensa

(Foto: Recycled Crafts )

sapateira simples de gaveta

(Foto: Diego Araujo Rodrigues)

sapateira com rodinhas

(Foto: Reader’s Digest)

casinhadanane

(Foto: Casinhadanane)

gavetas na cama

(Foto: Homebnc)

gaveta velha

(Foto: Decoholic)

sapateira

(Foto: girlslife.com)

Como fazer sua sapateira de gaveta

Se você quer saber como fazer sua sapateira de gaveta, é só conferir abaixo, que daremos muitas dicas legais:

O primeiro passo é escolher uma gaveta que não seja muito pequena. Caso contrário, não irá caber os sapatos. Uma dica é usar gavetas mais compridas

Em seguida, retire todos os trilhos das laterais da gaveta, e lixe bem, para que não fique nenhuma farpa.

Materiais necessários:

  • 1 gaveta de madeira
  • 4 pés com rodízio (que podem ser retirados de outros móveis velhos, que seriam descartados)
  • 1 tampo de madeira com as mesmas dimensões para largura e comprimento
  • Tecido para tapeçaria ou de algodão
  • Um travesseiro que não usa ou um pedaço de espuma
  • Furadeira
  • Grampeador de tapeceiro

Passo a passo:

Use o rodízio para marcar o local dos pés. Para isso, você precisa virar a caixa e marcar o seu fundo com a parte do parafuso do seu rodízio. Repita o procedimento nas outras 3 pontas.

Porém, se você não conseguir marcar a madeira dessa forma, você pode utilizar uma caneta ou um lápis.

Para fazer os furos, utilize a furadeira e uma broca com uma espessura um pouco menor que a espessura do parafuso do rodízio, para que o parafuso não se solte com facilidade. Feito isso, é hora de rosquear os rodízios.

Use a tampa da caixa como base para o banco da sua sapateira de gaveta. Nesse caso, é preciso medir o tecido que você irá utilizar. Deixe de 5 a 7 cm do tecido sobrando de cada lado. Assim, esse espaço deve ser suficiente para virar o tecido e conseguir que ele seja grampeado no fundo da tampa.

Pensando no acabamento da sua Peça

Nesse momento, é a hora de usar o travesseiro velho ou a espuma para forrar o banco. Vire o tampo da gaveta para o lado de baixo, faça com que o tecido fique o mais justo possível e grampeie. O ideal é que os grampos fiquem a uma distância de cerca de 4 cm um do outro.

Para fazer um acabamento bem bonito, você pode dobrar papel de presente nos cantos antes de grampear. Se não quiser que a sua sapateira de gaveta fique com a tampa solta, você pode usar dobradiças.

Elas são super fáceis de fixar. Você só precisa marcar os locais das mesmas, furar com a furadeira e rosquear os parafusos. É muito simples! Está pronta a sua sapateira de gaveta velha.

A sapateira de gaveta é uma maneira bem prática e sustentável de reaproveitar partes de um móvel. Aliás, as gavetas são alguns dos itens mais resistentes. Dessa forma, você não tem nem o trabalho de ter de reformar para usar como sapateira.

Veja um passo a passo bem legal no canal da Dany Martines:

Se você gostou das dicas, então, não perca mais tempo. Organize agora mesmo seus calçados em uma sapateira de gaveta velha super estilosa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *