Processo de reciclagem de garrafa pet passo a passo

As garrafas pet possuem ampla utilização na sociedade atual, sendo a maneira mais fácil e pratica de embalar e comercializar refrigerantes, sucos, água, óleo, molhos e muitas outras bebidas e produtos. As embalagens pet são resistentes e econômicas em relação a outros materiais.

O material é 100% reciclável, e o processo de reaproveitamento cresce a cada ano no país, tornando-se cada vez mais rentável.

Etapas da reciclagem de garrafa pet

A reciclagem de garrafas pet é realizada por cooperativas e empresas de reciclagem, e amplamente viável. O primeiro passo do processo é reunir material por meio de coleta seletiva ou catadores individuais e separar o que de fato pode ser reaproveitando – retirando rótulos e tampinhas, por exemplo.

reciclagem-do-plastico processo passo a passo





Em seguida o material pet é lavado, secado e esterilizado. A próxima etapa é a prensagem, que leva o material já compactado para ser triturado em pequenos flocos. Para ficarem ainda menores, os flocos passam por processo de extrusão, o que dá origem a pequenos grãos.

Os grãos são comumente misturados a outros materiais para compor diversos artefatos e objetos, e também utilizados pela indústria têxtil para o desenvolvimento de linhas e tecidos. A outra possibilidade é derreter o plástico para que possa ser moldado.

Como montar uma empresa de reciclagem de pet

Para montar uma empresa de reciclagem, é necessário capital inicial de R$ 100 mil a R$ 150 mil. A maior parte do dinheiro é aplicado na compra do maquinário especifico necessário, bem como de sua manutenção constante.

reciclagem de pet como e feito

O preço da matéria-prima não é estável, e no inverno diminui cerca de 35% refletindo a queda nas vendas de bebidas. O preço pago também leva em conta a qualidade do material obtido após todo o processo de reciclagem, daí a necessidade de se investir em maquinário de qualidade.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*