Se você gosta de móveis rústicos e feitos manual e artesanalmente, esse post irá te ajudar muito a criar objetos incríveis utilizando um material super versátil, a madeira, ou melhor dizendo, os famosos caixotes de madeira que são encontrados na maioria das vezes em feiras e supermercados.
Esses caixotes geralmente são de uma madeira leve e fácil de manusear, devido a essas características são essenciais para criar peças e móveis decorativos para sua casa ou para eventos festivos por exemplo.
Nesse post iremos mostrar formas de criar móveis lindos funcionais e decorativos para compor a decoração da sua casa, escritório ou loja.
Como fazer móveis de caixote para cozinha
Você pode criar um armário para sua cozinha ou lavanderia por exemplo, utilizando caixotes de feira. Geralmente, esses caixotes são descartados por feiras e doados a quem queira, mas caso na sua cidade não tenha feiras que doem esse material, você pode comprá-los em algumas casas de material de construção ou madeireira.
Crie seu próprio móvel:
Quando for escolher o caixote de madeira, fique atento e escolha madeiras boas, conservadas, claras, limpas e sem farpas ou pregos soltos.
No momento de pegar os caixotes você poderá observar que existem diferenças nas espessuras da madeira, logo você deve escolher caixotes com ripas mais espessas, ou seja, mais grossas, pois como sua principal função será para um móvel de cozinha, ele deve suportar certa quantidade de peso.
Outra dica importante para não errar no momento de escolher o caixote, é optar por aqueles que tem fechamento em prego, pois os que tem fechamento em grampo normalmente são mais fracos.
Após escolher seu caixote de madeira, você deverá escolher uma lixa e lixar todo o caixote, tanto por dentro quanto por fora a fim de retirar todas as irregularidades e farpas das réguas.
Quando todos os caixotes estiverem lixados, você poderá pintá-los ou somente envernizá-los para manter a cor tradicional e original da madeira. Caso opte por pintá-lo de colorido, passe uma camada de tinta branca primeiro, pois a tinta branca irá destacar a segunda cor escolhida.
Escolha uma parede de sua cozinha para fixar os caixotes de madeira semelhante a uma estante com várias prateleiras. Para fixá-los à parede, use pregos ou parafusos, a depender da quantidade de peso que será colocada em seu armário.
Caso você não queira fixá-los na parede, poderá pregar um caixote no outro e criar uma espécie de estante, que poderá ser colocada em algum canto da cozinha para fins de guardar mantimentos ou itens de cozinha.
Veja o tutorial do canal da Blah!Blog:
https://www.youtube.com/watch?v=kMb9a5VHnHg
Decore seu quarto com móveis de caixote
Embora pareça algo difícil, também é possível fazer vários móveis decorativos e funcionais para o quarto utilizando caixotes de madeira.
Se você tem o estilo mais rústico, romântico e vintage/retrô irá amar as peças confeccionadas em madeira, principalmente com caixotes de feira.
Com eles é possível que você crie mesas de centro, escrivaninhas, penteadeiras, armários, sapateiras, prateleiras e outros móveis funcionais para seu quarto, como banquetas e caixas para guardar “bagunças”.
Na confecção desses móveis, você pode deixar a madeira rústica e crua (apenas envernizada) ou pintá-la de cores claras ou vibrantes a depender do seu estilo.
Assim como é possível pintá-las de várias cores e formas diferentes, também é possível associar vários itens na decoração do seu móvel como: tecido estampados ou lisos, papel colorido e EVA.
Assim como dito anteriormente nos móveis para cozinha, escolha peças boas e reforçadas para que seu móvel fique bonito e com qualidade.
Ideias criativas com caixote de feira para sua casa
Se você é o tipo de pessoa criativa e que tem domínio com as artes manuais de artesanato, cm certeza irá criar peças lindas e funcionais para sua casa utilizando apenas caixotes de madeira de feira e itens decorativos de artesanatos como: tintas, papeis coloridos, tecidos estampados e outros.
A seguir listaremos várias coisas possíveis de serem feitas utilizando tais caixotes de feira a fim de decorar sua casa:
– O clássico dos móveis e também o mais comum são as prateleiras de caixote. Elas podem ser usadas para guardar livros, enfeites, vasos de plantas, brinquedos, materiais de escritório, itens de cozinha e lavanderia e outros.
– Para quem é fã de animais de estimação, você pode criar várias caminhas diferentes e personalizadas para seu cão ou gato.
– Acredite se quiser, mas é possível criar luminárias lindas utilizando apenas caixotes de madeira ou partes dele.
– Mesas de centro, vasos de plantas, sapateiras, puffs, banquetas, camas e até móveis decorativos para festas de casamento por exemplo.
Aprenda a criar uma estante de caixote de feira
Você irá precisar de aproximadamente cinco caixotes de madeira (a depender da largura e altura que vai querer sua estante), lixa para madeira, tinta ou verniz de sua preferência, rolinho ou pincel para pintura e itens decorativos caso queira enfeitar um pouco mais sua estante (como adesivos, brilho, tecido, EVA ou papel colorido).
Passo a passo:
– Lixe os caixotes de madeira um a um;
– Passe a primeira camada de tinta com o rolo de espuma e dê os acabamentos com pincel; caso seja necessária uma nova camada de tinta para esconder as imperfeições, aplique novamente com o rolo.
– Finalize com uma última camada de tinta a fim de esconder todas as imperfeições do caixote e dê o acabamento com pincel fino.
– Empilhe um caixote sobre o outro em forma de uma estante. Vale lembrar que você não precisa pregar nada, apenas colocar um sobre o outro e está pronta sua estante de livros ou qualquer outro tipo de item.
Dicas de artesanato com caixote de feira para cozinha
Como citamos anteriormente, é possível criar móveis lindos e funcionais para compor a decoração da sua cozinha, mas para esse tipo de móvel devemos nos atentar para alguns detalhes como:
– Escolha dos caixotes: opte por caixotes limpos, claros e regulares.
– Tipo de fechamento: escolha os caixotes fechados com pregos, pois normalmente as madeiras desse tipo de caixote são mais grossas e resistentes.
– Para fins apenas de decoração, você pode optar por madeiras mais flexíveis e fazer lindos vasos de plantas por exemplo, assim como organizadores de itens caso os mesmos não forem ficar pendurados com muito peso, pois nesses casos são necessárias madeiras reforçadas.
Deixe um comentário