Materiais recicláveis utilizados na construção civil

A utilização de materiais recicláveis na construção civil é uma tendência que cresce a cada dia.

Os materiais que antes seriam descartados agora encontram um destino útil, auxiliando no desenvolvimento de novos compostos que favorecem as construções e pavimentações. Além disso, recursos naturais deixam de ser utilizados para a expansão da urbanização.

Pesquisas

A utilização de materiais recicláveis na construção civil deve crescer ainda mais nos próximos anos. O setor precisa de novos produtos e soluções, e muitas pesquisas e estudos já estão sendo desenvolvidos com excelentes resultados. A incorporação destes materiais sustentáveis não custa mais, e traz inúmeros benefícios. Atualmente, por exemplo, diversos estádios para a Copa do Mundo de 2014 foram construídos ou reformados reaproveitando materiais.

Como os recicláveis podem ser utilizados na construção civil?

Foto: Divulgação





Foto: Divulgação

Tijolo PET: no Departamento de Engenharia Química do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará descobriu-se que as garrafas pet podem compor tijolos para a construção civil. Neste caso, as garrafas diminuem a quantidade de cimento necessário. Os novos tijolos já passaram por testes relacionados à temperatura e dilatação, e transmissão de ruídos, e novas provas serão feitas para garantir sua utilização com total segurança.

Blocos Isopet: esta pesquisa foi realizada por estudantes do curso de Tecnologia de
Construção do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet). Os blocos são fabricados com a utilização de garrafas pet, areia, cimento e isopor reciclado. Eles permitem a construção de paredes sem a necessidade de argamassa. Para cada 365 blocos foram necessárias 85 garrafas pet de 2 litros.

Cimento e asfalto a partir do vidro: cacos de vidro moídos podem dar origem a cimento Portland. O material reciclado também pode ser utilizado para a produção de concreto asfáltico – na cidade paulista de Americana ele já foi utilizado com sucesso. Sua utilização é ainda mais ampla do que se pode imaginar, pois tanques sépticos de sistemas de tratamento de esgoto, filtros, janelas, clarabóias e telhas já estão sendo produzidos e testados.

Materiais recicláveis utilizados na construção civil
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*