Lixeiras para coleta seletiva – Cores e significados

A coleta seletiva tem sido cada vez mais defendida e adotada em todo o mundo. A técnica, que consiste em separar materiais que podem ser reciclados durante o descarte dos mesmos, traz muitos benefícios à natureza e sociedade.

A sociedade atual é marcada por constantes inovações tecnológicas, o que faz com que a vida útil dos objetos adquiridos seja cada vez menor, já que outros mais modernos são criados rapidamente.

Além de contribuir para o meio ambiente, evitando que novos  recursos sejam explorados como matéria-prima, a reciclagem se transforma em renda para catadores que revendem os materiais e evita o acúmulo de resíduos de difícil decomposição em aterros sanitários e lixões.

As cores e seus significados na reciclagem

A separação dos materiais recicláveis evita possíveis contaminações e aumenta o valor dos mesmos, facilitando e diminuindo ainda o custo do processo.

Cada cor corresponde a um tipo de material a ser reciclado (foto: divulgação)
Cada cor corresponde a um tipo de material a ser reciclado (foto: divulgação)

As lixeiras de coleta seletiva mais populares, de acordo com suas cores, destinam-se aos seguintes materiais: azul para papel e papelão; vermelho para plástico; verde para vidro e amarelo para metais.

Outras cores destinam-se ainda ao descarte de materiais que também precisam ser eliminados de maneira adequada para que não prejudiquem o meio ambiente.

As cores e materiais são: vermelho para plástico; marrom para produtos orgânicos; preto para madeira; branco para lixo hospitalar; laranja para resíduos perigosos; roxo para resíduos radioativos; cinza para resíduos contaminados que não poderão ser destinados à reciclagem.

Como separar seu lixo adequadamente

As cores das lixeiras facilitam e padronizam o processo de reciclagem (foto: divulgação)
As cores das lixeiras facilitam e padronizam o processo de reciclagem (foto: divulgação)

Algumas cidades possuem, paralelamente à coleta de lixo regular, um serviço gratuito de coleta seletiva.

Em outras localidades, o recolhimento dos materiais recicláveis é feito por cooperativas de reciclagem ou catadores autônomos. Outra opção é levar o lixo reciclável diretamente a cooperativas.

A separação dos materiais pode e deve ser feita por todos em casa. O lixo orgânico, biodegradável ou deteriorável – restos alimentos – deve ser separado dos demais materiais recicláveis durante o descarte.

16 respostas para “Lixeiras para coleta seletiva – Cores e significados”

  1. Tem um erro ai, no começo ele disse q amarelo era pra plastico, mas esta errado, vermelho é para plastico e amarelo é para metais

  2. O texto diz que vermelho é para plásticos e depois muda para pilhas. Afinal, vermelho é para plásticos ou para pilhas? Lembrando que pilhas se enquadram como material corrosivo e como metal pesado e, portanto, passíveis de contaminar solo, água e ar (através de eventuais partículas metálicas em suspensão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *