Jardim pequeno com pedras: idéias para fazer e se inspirar

Ter um jardim pequeno com pedras em sua casa é algo muito importante para a boa vivência no lar principalmente em épocas atuais.

Como as pessoas foram obrigadas a permanecerem em quarentena durante praticamente dois anos e meio, ter um pedaço da natureza dentro de casa se tornou algo surreal e fantástico, pois permitiu que as pessoas pudessem renovar suas energias diariamente.

jardim pequeno de canto
Foto: @toca_das_plantas

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar um jardim pequenos com pedras para você se inspirar e criar paisagens lindas em sua casa.

Como fazer jardim pequeno com pedras simples e bonito

Os jardins podem ser feitos tanto em ambientes internos quanto externos, porém alguns itens devem ser diferenciados a depender do local que escolher fazê-lo.

Independente do local que escolha fazer seu jardim, as pedras são sempre ótimas opções de acabamento para os jardins, pois conferem beleza e harmonia com a coloração das plantas sejam elas florais ou não.

Para fazer um jardim comprido em sua garagem ou varanda, você irá precisar montar uma base de cimento e tijolo para serem os vasos de suas plantas.

Após fazer um vaso comprido de tijolos e dar o acabamento, preencha com terra até aproximadamente cinco dedos da borda. Cultive as plantas de sua preferência em vasos separados e coloque-os dentro da terra, mas você também pode cultivá-las diretamente na terra.

Terminado o plantio, termine de preencher o espaço com pedrinhas de sua preferência para dar acabamento ao jardim. Você pode utilizar vários tipos de pedras, de diferentes formatos, cores e tamanhos.

Caso você não tenha aptidão para cuidar de plantas e jardins, você ainda pode criar um jardim pequeno com pedras de forma artificial com gramas e plantas sintéticas, dando o acabamento com as mesmas pedras utilizadas no jardim natural.

Modelos de jardim pequeno com pedras e grama

Além das famosas pedras, os jardins também podem ser decorados com grama tanto natural quanto sintética.

O estilo de acabamento do seu jardim irá depender do espaço que você tem e da sua disponibilidade de manter os cuidados com o ambiente, pois jardins naturais demandam mais tempo de cuidado e dedicação que os artificiais.

Os modelos mais comuns de jardins pequenos com pedras e gramas geralmente são feitos nos quintais das casas ou em pequenos espaços na garagem e na varanda.

Você pode usar a associação de grama e pedras para dar acabamento em seu jardim de diversas maneiras diferentes. As formas mais comumente usadas são pedras coloridas, brancas ou tradicionais nos pés das flores e plantas e grama em todo o restante ou vice versa, grama nos pés das plantas e pedrinhas no restante do solo.

Caso seu espaço para jardim seja um ambiente externo como um pequeno quintal, você ainda pode optar por gramar todo o quintal e fazer um caminho de pedrinhas ou vice versa, pois os caminhos além de lindos são muito funcionais para o cuidado com as plantas.

Ideia para jardim decorado com pedra tipo brita

As pedras do tipo brita são as primeiras opções para a montagem dos jardins. Apesar de terem uma estética desfavorável, as britas são ótimas para a drenagem de água.

Dessa forma, ter britas em seu jardim é algo essencial, principalmente em sua montagem.

Ao furar as covas das plantas coloque britas no fundo, depois a areia com terra e termine com britas novamente para ter a drenagem de água adequada.

ideias de jardim pequeno com pedras
Foto: @jardinagem_berg_garden

Mesmo a brita sendo um tipo de brita mais simples, ela tem o custo mais baixo e é totalmente funcional para as plantas, logo você irá gastar pouco e ter um jardim saudável e funcional.

Algumas idéias de jardim decorado com britas são utilizá-las para fazer caminhos no jardim para chegar até as plantas, e também colocá-las nos pés das plantas de forma que ao regá-las, as britas possam drenar o excesso de água.

Você também pode utilizar a brita para fazer a base de vasos de plantas, para que os mesmos não fiquem em contato direto com a terra. Além dos vasos, você também pode colocar sobre a brita vários itens decorativos como animais de louça e bichinhos de jardim de outros materiais.

Inspirações de pequenos jardins com pedras e vasos

Os espaços pequenos são mais bem preenchidos com vasos de plantas, pois o cultivo diretamente no solo pode ser mais complicado.

Dessa forma, você pode criar um belíssimo jardim pequeno com pedras utilizando vasos de plantas de diferentes tamanhos, formatos e cores.

jardim pequeno e simples com pedras
Foto: @jardinagem_berg_garden

Forre o chão do seu jardim com grama sintética ou pedras, por exemplo, e coloque os vasos em cima do revestimento. Preencha os vasos com terra e cultive as plantas de sua preferência. Finalize o vaso com pedrinhas coloridas ou brancas para dar charme e elegância ao verde da planta.

Além de colocar as pedras, você também pode adicionar acessórios decorativos nelas como passarinhos, cogumelos, joaninhas, borboletas, patinhos, sapos e outros animais de louça ou outro tipo de material.

Uma dica importante no momento de montar seu jardim com vasos e pedras é escolher bem o material dos vasos e pegá-los de acordo com a decoração da casa, ou seja, tente harmonizar todos os vasos usados com seus móveis por exemplo.

Lembre-se de evitar o uso de pratinhos embaixo dos vasos, pois eles podem acumular água e ser prejudicial para suas plantas e para sua saúde.

Dicas para criar jardim com pedras grandes

Caso você tenha um quintal ou espaço um pouco maior, pode utilizar de pedras grandes para compor a decoração do seu jardim.

Tais pedras podem servir apenas de decoração ou ser suporte para o cultivo de plantas menores como as suculentas e os cactos.

Vale lembrar que as pedras grandes devem ser muito bem escolhidas para não prejudicar o crescimento e desenvolvimento das plantas e devem ser bem fixadas ao chão para dar estrutura e sustentação às plantas que ficarão em vasos sobre elas.

jardim pequeno de pedras
Foto: @jardimdave

Embora as pedras grandes sejam ideais para jardins maiores, é perfeitamente possível criar belíssimas decorações em jardins pequenos com pedras grandes, basta que você saiba distribuí-las corretamente no espaço que tem.

Nesses casos, utilize-as para apoiar vasos menores e decorações de louça ou outras decorações de jardins.

Veja mais alguns modelos para se inspirar:

jardins pequenos
Foto: @toca_das_plantas
jardins pequenos com pedras e plantas
Foto: @nossolar73
jardins pequenos de pedras
Foto: @ihouseconstrucoes
jardins pequeno com pedras
Foto: @kowalskijardinagem
jardim pequeno nos fundos
Foto: @florisartebotanica
jardim pequeno no canto do muro
Foto: @toca_das_plantas
jardim pequeno na frente de casas
Foto: @jardinagem_berg_garden
jardim pequeno na entrada
Foto: @terenciohouse
jardim pequeno na entrada da garagem
Foto: @rstolentinoj
jardim pequeno e moderno
Foto: @toca_das_plantas
jardim pequeno e lindo
Foto: @pantanalplantas_
jardim pequeno e aconchegante
Foto: @toca_das_plantas
jardim pequeno de quintal
Foto: @plante.e.decore
jardim pequeno de inverno
Foto: @toca_das_plantas
jardim pequeno de entrada
Foto: @kowalskijardinagem
Jardim pequeno com pedras
Foto: @joaohortoavenida
jardim pequeno com pedras e vasos
Foto: @vitrinedoverde
jardim pequeno com pedras e grama
Foto: @toca_das_plantas
jardim pequeno com pedras e flores
Foto: @cassiaferbernardino
jardim pequeno com pedras branca
Foto: @sbsrocadas
jardim em pequeno espaço
Foto: @toca_das_plantas
jardim decorado com pedra
Foto: @teixeirasgarden
jardim de inverno pequeno no quintal
Foto: @viveirosartevivapaisagismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.