Ideias de artesanato com bambu para decorar seu cantinho

Para aqueles que amam decorar suas casas ou local de trabalho com artesanatos lindos e feitos de forma manual, o artesanato com bambu é um tipo muito versátil e que pode ser trabalhado de diversas maneiras possíveis.

Com ele, é possível criar peças incríveis desde itens pequenos até artigos decorativos grandiosos. Para quem deseja um estilo de decoração mais rústico e que faça menção à natureza, o bambu é com certeza o melhor material a se usar.

Foto: @espaco_artesanal

A seguir mostraremos algumas dicas e ideias de artesanatos com bambu para você se inspirar e criar a decoração da sua casa ou escritório por exemplo.

Como fazer artesanato com bambu?

Um ótimo artesanato com bambu que é um tipo de peça decorativa, são os suportes para vasos de plantas ornamentais.

Para fazer um suporte de vaso de plantas com bambu, você irá precisar de pouquíssimos materiais, pois é um artesanato super fácil de reproduzir.

aresanato bambu passo a passo
Foto: @atelieglauvello

Os materiais utilizados são: pote de margarina ou outra vasilha de plástico qualquer que você tenha à sua disposição, fitas decorativas, feltro, corda de sisal ou barbante e bambu. Os bambus devem ter as seguintes medidas: 6 unidades com 23 centímetros cada, 1 unidade com 25 centímetros e 2 unidades com 12 centímetros cada.

Com o auxílio de uma cola quente, junte duas peças de 23 centímetros às duas de 12 centímetros, formando retângulo. As demais peças restantes de 23 centímetros devem ser unidas formando uma espécie de “X”, formando dois pares de “X” que serão as laterais do nosso suporte de vaso de planta. Cole os dois “X” nas laterais do retângulo (que é a base do suporte).

Amarre os pés do suporte com o auxílio do barbante ou sisal para dar mais segurança. Você também deve amarrar o encontro das duas peças de bambu onde forma o cruzamento do “X”.

Quando o suporte estiver pronto é hora de fazer e decorar o vaso da plantinha. Pegue a vasilha de margarina ou outra qualquer que tiver e decore com o feltro e a fita decorativa.

Vale lembrar que você também pode decorar a vasilha com tecidos lisos ou estampados de sua preferência, EVA, papel colorido ou outro material que você tenha domínio de manusear como a tinta por exemplo.

Faça alguns furos nas laterais da vasilha para passar o barbante, assim como no fundo, pois se sua planta for natural, deverá ser regada regularmente.

Passe o barbante pelos furos laterais e passe pela haste de bambu de 25 centímetros que estará sobreposta sobre os “X” do suporte de plantas.

Esse será um suporte de vaso de planta em forma de balanço, que deixará seu ambiente mais lindo e aconchegante.

Essas medidas não são um padrão e você pode optar por fazê-lo da maneira e tamanho que quiser! Porém, caso opte por fazê-lo maior, reforce a segurança das amarrações para suportar o peso do vaso que será colocado no suporte.

Confira o passo a passo do canal Ateliê Gláu Vello:

Dicas de artesanato com bambu para cozinha

O bambu é um material muito versátil e que garante um visual lindo independente do artesanato fabricado. Ele combina bem com diversos ambientes da casa, como: banheiro, cozinha, sala, varanda, área de lazer e até com os quartos.

Apesar de ter uma pegada rústica, o artesanato com bambu combina muito bem com o estilo moderno, romântico e chique.

artesanato de bambu para cozinha
Foto: @villasalomao

Algumas dicas de artesanatos com bambu para decorar a cozinha são:

– Porta guardanapos: com um pedaço de bambu serrado ao meio, formando uma espécie de letra “U” e um pé para servir de suporte, você consegue um porta guardanapo simples e bonito. Acrescente algumas perolas ou fitas decorativas e tenha algo totalmente elegante.

Outra forma de fazer um belo porta guardanapo é cortar o bambu em vários anéis e fazer deles seu porta guardanapo de pano, para decorar mesas de jantar juntamente com os famosos jogos americanos.

– Porta saleiro, porta talheres, suporte para garrafas de vinho ou afins e outros. Devido ao formato do bambu, é possível fazer vários artesanatos que funcionem como porta acessórios como os citados anteriormente. Basta que você de acabamento ao material para deixá-lo mais bonito e elegante e usar da maneira que preferir.

– Fruteira de bambu: você irá usar várias hastes de bambu, unidas umas às outras com o auxílio de uma corda ou barbante. Você poderá fazê-la do formato, tamanho e altura que preferir.

Esse tipo de objeto pode ser usado para guardar outros tipos de coisas como cápsulas de café, cebola, vidros de temperos, sachês de chás, quitandas e outros.

– Luminárias de bancada ou até pendentes.

Ideias com bambu para jardim

Se você quer algo decorativo para o jardim utilizando o bambu, sua missão será ainda mais fácil, pois a versatilidade do material para esse ambiente é ainda maior.

Com o bambu é possível criar vasos de plantas lindos e de diferentes formas, desde os menores até os maiores e mais complexos.

artesanato com bambu para jardim
Foto: @adelitabranco
Foto: @nanoplantbrasil
Foto: @artecomcimento_
Foto: @casa_da_lili_
Foto: @
Foto: @bamb.uartesanato
Foto: @sattva.atelie
Foto: @folhas.floresefrutos
artesanato com bambu fáceis de fazer
Foto: @ateliedogeraldo
artesanato com bambu para plantas
Foto: @lojinhadamei
artesanato com bambu para vender
Foto: @bamb.uartesanato
artesanato com bambu
Foto: @bambuemcasa
artesanato de bambu para jardim
Foto: @lojinhadamei
artesanato de bambu vasos
Foto: @florde.sol.demaria
artesanato feito com bambu
Foto: @vanartof
artesanato no bambu
Foto: @docelardaleidy
banquinho de bambu
Foto: @artecomcimento_
enfeite de bambu
Foto: @antoikebana
suporte de bambu
Foto: @jocraftss
suporte de vinho de bambu
Foto: @criseclipse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *