Como fazer tapete de retalhos de tecidos

Você sabe como fazer tapete de retalhos de tecidos? Esta técnica é mais simples do que parece e pode trazer resultados incríveis para a decoração da sua casa, comércio, escritório ou qualquer tipo de lugar.

Possuindo diversas vantagens, por seu preço super acessível, não solta fios nem pelos e ainda tem vários tipos de confecções, desde os mais lisos até os modelos mais fofos e macios, estão entre os preferidos de muitas pessoas.

Então, para que você possa aprender como fazer tapete de retalho de forma simples e prática, separamos vários passo a passo para você se inspirar e começar a praticar em sua casa gastando muito pouco e com itens que você já tem. Confira a seguir.

tapete com retalhos
Foto: @artesanatodaju33

Tapete de retalho para iniciantes

Os tapetes de biquinho ovais são modelos bem simples para se aprender quando iniciante.

Então, se você possui tecidos sobrando em casa ou os famosos retalhos, saiba que eles podem se transformar em lindos tapetes como este.

Faça um molde com o tamanho do seu tapete com o auxílio de um papelão e corte um pedaço para o forro com um tecido que não escorregue no chão. Contudo, corte um tamanho um pouco maior para que possa realizar a bainha.

Depois, faça a bainha e vá adicionando os biquinhos. Para os biquinhos, você precisará de retalhos 10×10 cm e aplique a técnica e vá costurando junto a bainha.

Então, para ver este passo a passo completo para fazer um lindo modelo de tapete de retalho mesmo sendo iniciante no assunto, basta conferir o tutorial com a Silbene Borges :

Como fazer tapete de retalhos sem costura

Para aquelas que desejam realizar um tapete, mas não possuem uma máquina de costura, saiba que há um modelo bem simples para que você aprenda como fazer tapete de retalho sem costura.

Para isso, você precisará de tirinhas de retalhos e uma tela emborrachada para que você possa utilizar de fundo. Basta cortá-la com a medida que desejar fazer.

Nesta tela, basta ir adicionando as tiras entre seus vãos e dando um nó para fixá-las. faça este procedimento até que todos os vasos estejam devidamente preenchidos.

Para facilitar o processo, você pode utilizar uma agulha de crochê para movimentar as tiras de tecidos entre os vãos da tela.

É simples, rápido e bem prático a sua confecção, precisando de quase nada de material.

Então, para conferir todo o procedimento sobre como realizar este tapete de retalhos, basta acessar o vídeo do canal da Caixeta Com Ideias:

Modelo de tapete com retalhos Patchwork

Os modelos de tapetes com retalhos patchwork são um verdadeiro charme! E podem ser utilizados nos mais variados tipos de cômodos.

Para iniciar, corte a sua manda R2 para fazer a base do seu tapete com o tamanho que desejar. Depois, marque uma linha na diagonal para que haja a delimitação dos sentidos.

Veja os retalhos que você tem e utilize uma largura padrão para aproveitar o máximo de detalhe possível e corte eles.

Com a base posicionada na bancada, posicione os retalhos de forma que você tenha a seguinte montagem: na parte de cima do risco, posicione os seus retalhos em tiras na horizontal, já na parte de baixo do risco, os retalhos deverão estar posicionados na vertical.

Caso o seu tecido não tenha o tamanho inteiro, basta completar com outro retalho.

Depois que estiver tudo posicionado, basta iniciar o processo de costura com a sua máquina.

Para dar o acabamento, você pode utilizar o viés.

Então, para ver este passo a passo completo e tirar todas as suas dúvidas, basta conferir com aThais Nascimento:

https://www.youtube.com/watch?v=3_bfdofHbFE

Tapete de retalho amarradinho muito fácil

Os tapetes de retalho amarradinho são um dos modelos mais fáceis de se realizar. Não é à toa que é visto para se vender em diversas lojas de artesanato.

Além disso, ele também traz vantagens como não soltar pelos e nem soltar os fios durante os processos de lavagens.

Vale lembrar ainda, que há diversas estampas, modelos e cores para você se inspirar. Assim como as cores que são bem variadas.

Para realizar este modelo de tapete, você irá precisar de:

  • talagarça grossa;
  • viés simples;
  • 1 kg de fio de malha ou de retalhos.

Com o material em mãos, basta que você corte a talagarça no tamanho que desejar. Depois, costure o viés.

Faça um molde de papelão 10 cm de altura em mais ou menos 20 cm de comprimento. Enrole os retalhos neste papelão para facilitar o corte em 10 cm.

Depois, vá inserindo fio a fio dentro de cada um dos vãos da tela e dê um nó para prender o retalho. Para facilitar, você pode utilizar uma agulha de crochê.Repita o processo até acabar os vãos.

Depois, basta realizar o acabamento com os retalhos encapando toda a área do viés do tapete.

Portanto, para ver o passo a passo e aprender ainda mais sobre como fazer tapete de retalho amarradinho, basta conferir com o Daniel Dann e colocar a mão na massa:

Tapete de retalho jeans

Este modelo de tapete é bem simples de se fazer, já que utiliza as técnicas de costura em hexágono.

Para fazer este modelo de tapete, você irá precisar de:

  • forro (algodão cru 55×72 cm);
  • 2 tiras de 1,40x5cm;
  • 1 cartolina 14x12cm para molde do hexágono;
  • 30 hexágonos jeans;
  • tesoura;
  • fita métrica.

Utilize a cartolina para realizar o molde de seus hexágonos com medidas de 7cm de lado. Depois, posicione em fileiras de 6 hexágonos costurados um no outro. Repita o mesmo procedimento para as outras 5 fileiras.

Em seguida, você irá encaixar os vãos dos hexágonos de uma fileira na outra para iniciar o processo de montagem sobre como fazer tapete de retalhos.

Depois de costurados, remova as pontas que sobraram e faça o acabamento com as tiras.

Então, para ver este incrível passo a passo completo e fazer um lindo modelo de tapete de retalho jeans em hexágono, basta Ateliê sapolina para ter acesso ao vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.