Search

Como fazer máscara de papel toalha e elástico para o rosto

Vamos aprender a fazer uma máscara de papel toalha e elástico que pode ajudar a se proteger da contaminação do coronavírus?

Muitas pessoas estão à procura de máscaras cirúrgicas, mas infelizmente não há oferta desse produto para todos. Outras buscam opções mais baratas, pois nem todos tem recursos para comprar máscaras profissionais.

Com base nisso, criamos um artigo em que ensinamos você a se cuidar se utilizando de materiais baratos e eficientes: criando máscara feita com papel toalha.

Como fazer máscaras de papel toalha para o rosto passo a passo

como fazer mascara de papel toalha para o rosto passo a passo

Primeiramente, vale ressaltar que as máscaras são feitas para um uso curto, idealmente inferior a duas horas e especialmente para sair de casa, como idas ao supermercado ou à farmácia.

Desaconselha-se seu uso por mais de duas horas.

Se você não conseguir fazer uma máscara de tecido, recomendada pelo Ministério da Saúde, essa é uma opção menos eficiente, porém muito econômica.

Após esse aviso, agora ensinaremos a como se proteger contra o novo vírus!

Materiais Necessários:

Os materiais são poucos e você poderá encontrá-los na sua própria casa ou em um

  • Papel Toalha
  • 2 elásticos
  • cola bastão ou cola branca
  • 1 grampeador
  • cola quente
  • 1 tesoura

Passo a Passo

Créditos do Vídeo: Raull Daybson

A ideia principal será  formar uma estrutura como envelope, por onde estará a folha de papel absorvente de polipropileno+celulose (papel-toalha de cozinha).

Esta folha deverá ser dobrada de forma que exceda um pouco o tamanho interno da máscara, o objetivo é evitar espaços desprotegidos com fluxo de ar não filtrado.

Também é recomendado que se façam pelo menos duas pregas neste papel para que possa inserir o elástico.

Uma vez formado o seu envelope, arrume as suas laterais para melhorar o ajuste ao rosto do usuário.

O tamanho dos elásticos deve ser de 17 cm cada e os papéis poderão ser modificados dependendo da estrutura facial de cada usuário.

Dica importante:

É extremamente importante observar se o ar entra pela boca e nariz através da sua máscara ou por algum dos lados.

Caso entre pelos lados, mude a tensão do elástico ou ajeite-o antes de sair na rua.

Depois deste momento, não será mais recomendado mexer na máscara.

Caso precise, não se deve colocar a sua mão na parte externa da sua máscara, somente nas laterais internas, sempre após lavar as mãos.

Máscara de papel toalha funciona mesmo contra o Coronavírus?

Veja o que o ministério da saúde diz sobre:

Com base na evolução dos casos no Brasil, atualmente, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pelo governo para prevenção, o número de novos casos da doença dobrará a cada três dias.

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo novo vírus.

O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá significativamente as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros.

Além de lavar as mãos e evitar contatos com mucosas, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

O Ministério da Saúde recomenda que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas pelas pessoas doentes, casos confirmados da nova doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde.

Para áreas com transmissão local da doença, é recomendado que idosos e doentes crônicos evitem novos contato social como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

Veja outro modelo de máscara de proteção feita com tecido (recomendada pelo Ministério da Saúde):




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *