Como é feito o processo de reciclagem do vidro?

Antes de descartar uma garrafa de vidro junto ao lixo comum, lembre-se que o material não é biodegradável, ou seja, vai permanecer intacto por muito tempo na natureza.

No entanto, ele também é 100% reciclável, e isso abre muitas possibilidades, fazendo com que possa ser reaproveitado e reutilizado muitas vezes sem a perda de sua qualidade ou pureza.

As origens do vidro e sua ampla utilização

Como-Reciclar-Vidro passo a passo





Estima-se que o vidro tenha sido criado há milhares de anos. Registros indicam que em 7.000 a.C. povos da Síria e Babilônia já faziam uso do material. Sua descoberta teria ocorrido quando navegadores acenderam uma fogueira à beira mar, na areia, e perceberam que o cálcio das conchas quando colocado sob altas temperaturas dava origem a um material diferente.

O vidro é feito de areia, calcário, barrilha e alumina, e é amplamente utilizado atualmente devido a suas propriedades, como transparência, dureza, impermeabilidade, durabilidade e  baixa condutividade térmica. Outro benefício é que não reage com outras substâncias, tornando possível o armazenamento dos mais diversos produtos.

Reciclagem do vidro

Foto: (divulgação)

Foto: (divulgação)

A reciclagem do vidro é muito mais barata do que sua produção, e não há perdas, o que torna o processo viável e rentável. O método ocorre pelo derretimento. Os recipientes de vidro são colocados em panelas refratárias em temperaturas altíssimas – 1.300º C. Quando atinge o estado líquido, pode ser moldado e depois é resfriado para que volte a endurecer.

Como reciclar?

Para contribuir com a reciclagem e com o meio ambiente, basta separar em casa as embalagens e recipientes de vidro. Vale lembrar que os mesmos devem ser lavados antes de serem encaminhados à coleta seletiva. Garrafas, potes, embalagens, vidros de esmaltes, de remédio… Muitos são os produtos feito de vidro que fazem parte de nossa vida diária.

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*